ANÚNCIO E ADJETIVO


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS 
COMPENENTE CURRICULAR - RTM DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOCENTE – ROSEMARY  LAPA
DISCENTES - JEANE DOS ANJOS MOREIRA E ROQUELINE SANTOS DE SENA


ANÚNCIO E ADJETIVO

SÉRIE A QUE SE DESTINA: 4° ano do Ensino Fundamental

TEMPO ESTIMADO DE DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA: 3 aulas

OBJETIVO GERAL:
Apreender o conceito de adjetivo a partir da análise e compreensão do gênero textual anúncio.

AVALIAÇÃO
Ao decorrer das atividades serão avaliados nos alunos os seguintes pontos: participação e interação por meio da expressão oral e escrita, atenção, comprometimento e confecção do produto final da proposta didática.

1ª AULA: CONHECENDO O GÊNERO TEXTUAL ANÚNCIO, TIPOS E CARACTERÍSTICAS.

OBJETIVOS:
Identificar as características inerentes ao gênero textual anúncio;
Perceber os diferentes tipos de anúncios que circulam na sociedade;

DESENVOLVIMENTO DA AULA Nº I

1° Momento: Acolhimento. Realizar a leitura da fábula “A ratoeira”( em anexo) a fim de promover um momento de leitura deleite reflexão sobre a importância da colaboração dentro de uma equipe.
2° Momento: Após este momento, presentar à turma anúncios diversos sem dizer que o texto se refere a este gênero textual.  Em seguida, fazer os seguintes questionamentos: Alguém já viu um texto como esse antes? Em que lugar? Qual a finalidade desse texto? Qual o gênero desse texto? Quais as características presentes no texto que levaram você a concluir que se trata desse gênero textual (anúncio).
3° Momento: Após a conversa, distribuir entre a turma três anúncios de categorias diferentes: Classificados, publicitários e informativos. Neste momento, é preciso deixar que os alunos observem atentamente o material.


...........................................................................................

Atenção colecionadores de carros antigos!


Venham participam de um mega evento que acontecerá entre os dias 10 e 15 de outubro no centro empresarial Martins Pena.
Não percam, pois será o melhor acontecimento de todos os tempos!
O evento contará com a participação de modelos que vão do rústico ao exuberante.




...........................................................................................................

Lago das Brisas

Vende-se uma exuberante residência com 2.000 mts quadrados, excelente localização, repleta de puro verde. A mesma possui quatro quartos sendo todos com suíte, lavabo, completa área de lazer com churrasqueira.

Interessados tratar pelo fone: 3301- 4673

.................................................................................................................


4° Momento: Dividir a turma em trios de acordo com o anúncio que estão em mãos, ou seja, os alunos que estiverem com o mesmo tipo de anúncio deverão se reunir para realizar a atividade, que consistirá em observar minuciosamente e anotar o máximo de características possíveis que encontrarem no texto. O professor deverá passar entre os grupos, indicando alguns elementos importantes para serem destacados, como por exemplo: o texto é longo ou curto? Possui imagens? Qual a mensagem que você extraiu a partir da leitura desse texto? Qual o objetivo do texto? Este texto foi feito para quem? Dentre outros questionamentos.
5° Momento: Depois que os alunos concluírem suas anotações, pedir que cada grupo exponha oralmente o que escreveu. Neste momento é necessário que o professor registre o que os alunos disserem. Para isso, pode se dividir o quadro em três partes, uma para cada tipo de anúncio e, na medida em que os alunos forem falando, anotar as características observadas, fazendo intervenções quando for necessário. Após a socialização do que cada grupo observou, analisar junto com a turma as diferenças entre cada anúncio e o que há de comum em todos eles, isto é, em que esses textos se parecem e em que se diferenciam, explicitando qual o objetivo de cada um. Posteriormente apresentar o nome que define cada tipo de anúncio em questão classificados, informativos, publicitários.  

Ø  Anúncio classificado- Trata da divulgação de vendas, trocas, aluguel, vagas de emprego, Busca, dentre outros. Aparece em jornais e apresenta algum tipo de contato, seja telefone ou e-mail.

Ø  Anúncio publicitário- Refere-se à divulgação de marca, de uma organização ou de uma ideia, com o objetivo de vender ou convencer.

Ø  Anúncio informativo- Tem o objetivo de divulgar acontecimentos e levar  informações.

6º Momento: Após o diálogo e a construção da definição de cada tipo de anúncio juntamente com a turma e considerando suas ideias, montar com a turma painéis com diversos tipos de anúncios e suas respectivas classificações. Para isso, é necessário disponibilizar para os alunos materiais como: revistas, jornais, panfletos, nos quais se encontrem o gênero textual em questão.

2ª AULA: TRABALHANDO COM ANÚNCIOS CLASSIFICADOS/ CLASSIFICADOS POÉTICOS/ COMPREENSÃO DO CONCEITO DE ADJETIVOS

OBJETIVOS:
Perceber a existência da intertextualidade intergêneros (um gênero no formato de outro).
Entender o conceito de adjetivo e a sua função;

DESENVOLVIMENTO DA AULA Nº II

1º Momento: Ler junto com os alunos alguns textos no formato de classificados poéticos. Depois questionar: o texto se parece com algum outro que já tiveram contato? Qual o gênero do texto que foi lido? Esse texto é igual aos que vimos na aula passada? Sim ou não? Por quê? A partir desses questionamentos, levar os alunos a perceberem que o texto em questão é do gênero poesia, mas tomou emprestado o formato do gênero anúncio classificado. 







2º momento: Distribuir entre os alunos diversos classificados e promover um momento de leitura em voz alta. Depois, fazer a comparação entre dois classificados (poéticos e não-poéticos), conversando com os alunos a respeito dos objetivos destes textos, esclarecendo que cada um possui um objetivo e no caso dos classificados poéticos, diferentemente do anúncio propriamente dito, o objetivo não é vender, divulgar ou informar, mas apenas o deleite e a reflexão sobre questões relacionadas a sentimentos e comportamentos interativos
3° Momento: Escrever no quadro alguns classificados lidos em sala e perguntar aos alunos: de que falam estes textos? Quais os elementos principais destes classificados? Quais as características destes elementos? É necessário anotar as palavras que os alunos disserem em relação às características do que está sendo abordado no classificado. Em um classificado que fala sobre a venda de uma casa, por exemplo, é importante perguntar: como é a casa apresentada no classificado? À medida que os alunos forem respondendo, anotar as palavras que a caracterizam, quais sejam: Grande, azul, encantada, luxuosa, dentre outras. Neste momento poderão ser feitas algumas perguntas como: o que essas palavras têm em comum em relação à sua função no texto? Se retirarmos a palavra que vem antes destas como ficaria o texto? Vamos fazer a experiência?  A partir deste ponto da conversa, o professor deverá convidar os alunos a lerem os textos só com as palavras que foram destacadas, sem ler as que vêm antes delas.

Posteriormente, conversar com os alunos acerca da importância dessas palavras para que fiquemos sabendo aspectos sobre o elemento que está sendo abordado no texto.  O objetivo desta conversa é trabalhar com os alunos o conceito de adjetivo, entretanto o professor não precisa informar inicialmente a definição, mas deve, por meio do diálogo, permitir que os alunos construam o entendimento do que são adjetivos, das suas funções e importância  dentro do gênero textual anúncio.

 4º momento: Entregar aos alunos o seguinte quadro:

Substantivo
Adjetivo


Texto de Anúncio classificado:



A atividade consistirá em apresentar algumas imagens de objetos conhecidos aos alunos. Estes deverão escrever o nome do objeto na ficha. No espaço escrito adjetivos deverão escrever uma característica que puderam observar. Embaixo, deverão escrever um pequeno anúncio classificado de busca, troca, venda ou aluguel acerca da imagem que foi mostrada.  Após as produções, será realizado um momento de socialização do que foi produzido. À medida que forem sendo socializados os textos construídos, o professor mediará, fazendo as possíveis correções, mas deixando claro que o seu papel é o de leitor.
5º momento: Realizada a atividade anterior, motivar os alunos a produzirem classificados poéticos, tal como os que foram lidos no início da aula, no qual sejam abordadas temáticas presentes na realidade dos alunos, como o tema “escola”, por exemplo. O classificado pode ser de venda, troca ou procura.  Por exemplo: Vende-se uma escola organizada..., Procura-se uma escola..., Troca-se uma escola... A ideia é que os alunos expressem suas ideias sobre a escola que desejam, utilizando-se da intertextualidade intergêneros. Depois de corrigidos, os alunos irão apresentar as suas produções, por meio de leitura em voz alta para os colegas da sala e exposição dos classificados no corredor da escola.


3ª AULA: EXPLORANDO OUTROS TIPOS DE ANÚNCIOS: PUBLICITÁRIOS E INFORMATIVOS
OBJETIVOS:
Sistematizar os conhecimentos elaborados acerca das características inerentes aos anúncios publicitários e informativos;
Discutir acerca das questões éticas envolvidas em anúncios publicitários;
Produzir anúncios publicitários e informativos;

 DESENVOLVIMENTO DA AULA Nº III

1º momento: Retomar com os alunos os tipos de anúncios e suas respectivas características, finalidades e linguagens e enfatizando as estratégias de persuasão.
2° momento: Apresentar para os alunos a imagem do anúncio da Coca-Cola no qual se encontra a ideia de que ao se sentir sede deve se beber coca- cola. 



Em seguida, questionar: A que tipo de anúncio esta imagem se refere? O que conseguem perceber neste anúncio? Qual o objetivo desta frase no anúncio? Você concorda que ao sentir sede deve-se beber Coca-Cola? Tal atitude traria consequências à saúde das pessoas? Por que mesmo diante das consequências que o consumo de Coca-Cola no lugar da água poderia trazer à saúde, tal frase aparece no anúncio? É importante deixar que os alunos falem, prosseguindo-se o diálogo a partir do que trouxerem. O importante é que sejam discutidas as questões que estão por trás dos anúncios publicitários a fim de que os alunos sejam capazes de fazer uma leitura crítica destes. 
3° momento: Explicar para os alunos que nesta aula irá se desenvolver dois tipos de anúncios: publicitários e informativos que serão utilizados no projeto da escola.  O professor solicitará aos alunos que, a partir do que já foi estudado, produzam um anúncio informativo com o objetivo de divulgar e convidar as pessoas para a culminância do projeto. Em seguida, os alunos socializarão o que escreveram e o professor registrará tudo o que for dito, transformando as produções em um único anúncio a ser exposto na área externa da escola.
3º momento: Dividir a turma em pequenos grupos para a produção dos materiais que serão expostos na culminância do projeto pedagógico da escola. Serão utilizados materiais de sucata e outros materiais de arte. Todos deverão criar um nome para o material produzido. O nome deverá ser criativo e atrativo.

2ª etapa:
 A produção de todos os alunos será fotografada. Todos deverão se dirigir à sala de informática e criar, com o auxílio do professor, um anúncio de caráter publicitário em um software do computador. O objetivo é explorar as possibilidades de diagramação e designer disponíveis no computador para que o anúncio se torne o mais próximo daqueles que circulam socialmente.   
3ª etapa:
Os anúncios serão impressos e expostos no mural da escola de modo que chame a atenção dos leitores para a visita aos objetos da exposição.

ANEXO:
Fábula “A Ratoeira”.

Um rato olhando pelo buraco da parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos. Foi ao galinheiro e falou:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!!
A galinha disse:
- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o chiqueiro e disse ao porco:
- Há uma ratoeira em casa, uma ratoeira !!!
O porco respondeu:
- Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Ratoeira é pra pegar ratos. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se então a vaca. E ela lhe disse:
- O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!!!
Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando uma vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pegado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher... O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. E todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou sua faca e foi providenciar o ingrediente principal: galinha. Como a doença da mulher piorasse, os amigos, parentes e vizinhos vieram visitá-la.
Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar aquele povo todo.

MORAL DA HISTÓRIA: Na próxima vez em que você ouvir alguém dizer que está diante de um problema e acreditar que esse problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre o risco. (autor desconhecido).


2 comentários:

  1. Hola queridos amigos,
    Si usted necesita para obtener un préstamo de dinero, le sugiero que se ponga en contacto Sr. Paul Gonsalez. Es un hombre generoso y honesto que me devolvió la esperanza de vivir a través de su préstamo de $ 150.000. Con unas condiciones muy buenas y muy favorables que hacen la vida más fácil.
    Su dirección es gutierrezlorena281@gmail.com
    Para estar preparados para buscar por 6 meses, que había sido engañado por personas deshonestas que dicen los prestamistas y tienen que trabajar de estafar a nosotros.
    Por lo que ya estaba tan desesperada en la vida porque tenía un problema y mi situación se había vuelto precaria, no tenía ninguna esperanza, pero este señor me hizo sonreír a los labios.
    Es gracias a su préstamo de $ 150,000 que me dio que mi vida ha cambiado, por fin pude resolver mis problemas y darse cuenta de todos mis proyectos que están cerca de mi corazón.
    Ahora vivo muy bien.
    Para que Dios bendiga abundantemente este hombre de buena fe a la que agradezco de todo corazón y lo recomiendo este señor a todos los que necesitan para estar listo, para que hagas que no defrauda por falsos otros caballeros que dicen los prestamistas.
    Su dirección es:

    gutierrezlorena281@gmail.com

    ResponderExcluir