UNIVERSIDADE DO ESTADO
DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS COMPENENTE CURRICULAR - RTM DE LÍNGUA PORTUGUESA DOCENTE – ROSEMARY LAPA
DISCENTES - JEANE DOS ANJOS MOREIRA E ROQUELINE
SANTOS DE SENA
ANÚNCIO E ADJETIVO
SÉRIE
A QUE SE DESTINA: 4° ano do Ensino Fundamental
TEMPO
ESTIMADO DE DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA: 3 aulas
OBJETIVO
GERAL:
Apreender o conceito de
adjetivo a partir da análise e compreensão do gênero textual anúncio.
AVALIAÇÃO:
Ao decorrer das atividades serão avaliados nos alunos os seguintes pontos:
participação e interação por meio da expressão oral e escrita, atenção,
comprometimento e confecção do produto final da proposta didática.
1ª
AULA: CONHECENDO O GÊNERO TEXTUAL ANÚNCIO, TIPOS
E CARACTERÍSTICAS.
OBJETIVOS:
Identificar as
características inerentes ao gênero textual anúncio;
Perceber os diferentes
tipos de anúncios que circulam na sociedade;
DESENVOLVIMENTO DA AULA
Nº I
1° Momento:
Acolhimento. Realizar a leitura da fábula “A ratoeira”( em anexo) a fim de
promover um momento de leitura deleite reflexão sobre a importância da
colaboração dentro de uma equipe.
2° Momento: Após este momento, presentar
à turma anúncios diversos sem dizer que o texto se refere a este gênero
textual. Em seguida, fazer os seguintes
questionamentos: Alguém já viu um texto como esse antes? Em que lugar? Qual a
finalidade desse texto? Qual o gênero desse texto? Quais as características
presentes no texto que levaram você a concluir que se trata desse gênero
textual (anúncio).
3° Momento: Após a conversa, distribuir
entre a turma três anúncios de categorias diferentes: Classificados,
publicitários e informativos. Neste momento, é preciso deixar que os alunos
observem atentamente o material.
...........................................................................................
Atenção
colecionadores de carros antigos!
Venham
participam de um mega evento que acontecerá entre os dias 10 e 15 de outubro no
centro empresarial Martins Pena.
Não percam, pois será o melhor acontecimento de todos os tempos!
O evento contará com a participação de modelos que vão do rústico ao
exuberante.
...........................................................................................................
Lago das Brisas
Vende-se uma exuberante residência com 2.000 mts quadrados, excelente localização, repleta de puro verde. A mesma possui quatro quartos sendo todos com suíte, lavabo, completa área de lazer com churrasqueira. Interessados tratar pelo fone: 3301- 4673
.................................................................................................................
4° Momento: Dividir a turma em
trios de acordo com o anúncio que estão em mãos, ou seja, os alunos que estiverem
com o mesmo tipo de anúncio deverão se reunir para realizar a atividade, que
consistirá em observar minuciosamente e anotar o máximo de características
possíveis que encontrarem no texto. O professor deverá passar entre os grupos,
indicando alguns elementos importantes para serem destacados, como por exemplo:
o texto é longo ou curto? Possui imagens? Qual a mensagem que você extraiu a
partir da leitura desse texto? Qual o objetivo do texto? Este texto foi feito para
quem? Dentre outros questionamentos.
5° Momento: Depois que os alunos
concluírem suas anotações, pedir que cada grupo exponha oralmente o que
escreveu. Neste momento é necessário que o professor registre o que os alunos
disserem. Para isso, pode se dividir o quadro em três partes, uma para cada
tipo de anúncio e, na medida em que os alunos forem falando, anotar as
características observadas, fazendo intervenções quando for necessário. Após a
socialização do que cada grupo observou, analisar junto com a turma as
diferenças entre cada anúncio e o que há de comum em todos eles, isto é, em que
esses textos se parecem e em que se diferenciam, explicitando qual o objetivo
de cada um. Posteriormente apresentar o nome que define cada tipo de anúncio em
questão classificados, informativos, publicitários.
Ø Anúncio classificado- Trata
da divulgação de vendas, trocas, aluguel, vagas de emprego, Busca, dentre
outros. Aparece em jornais e apresenta algum tipo de contato, seja telefone ou
e-mail.
Ø
Anúncio publicitário- Refere-se à divulgação de marca, de uma
organização ou de uma ideia, com o objetivo de vender ou convencer.
Ø Anúncio informativo- Tem o
objetivo de divulgar acontecimentos e levar
informações.
6º Momento: Após o diálogo e a
construção da definição de cada tipo de anúncio juntamente com a turma e
considerando suas ideias, montar com a turma painéis com diversos tipos de
anúncios e suas respectivas classificações. Para isso, é necessário
disponibilizar para os alunos materiais como: revistas, jornais, panfletos, nos
quais se encontrem o gênero textual em questão.
2ª
AULA: TRABALHANDO COM ANÚNCIOS CLASSIFICADOS/ CLASSIFICADOS POÉTICOS/
COMPREENSÃO DO CONCEITO DE ADJETIVOS
OBJETIVOS:
Perceber a existência
da intertextualidade intergêneros (um gênero no formato de outro).
Entender o conceito de adjetivo e a sua função;
DESENVOLVIMENTO DA AULA Nº II
1º Momento: Ler junto com os
alunos alguns textos no formato de classificados poéticos. Depois questionar: o
texto se parece com algum outro que já tiveram contato? Qual o gênero do texto
que foi lido? Esse texto é igual aos que vimos na aula passada? Sim ou não? Por
quê? A partir desses questionamentos, levar os alunos a perceberem que o texto
em questão é do gênero poesia, mas tomou emprestado o formato do gênero anúncio
classificado.
2º momento: Distribuir entre os
alunos diversos classificados e promover um momento de leitura em voz alta.
Depois, fazer a comparação entre dois classificados (poéticos e não-poéticos),
conversando com os alunos a respeito dos objetivos destes textos, esclarecendo
que cada um possui um objetivo e no caso dos classificados poéticos,
diferentemente do anúncio propriamente dito, o objetivo não é vender, divulgar
ou informar, mas apenas o deleite e a reflexão sobre questões relacionadas a
sentimentos e comportamentos interativos
3° Momento: Escrever no quadro
alguns classificados lidos em sala e perguntar aos alunos: de que falam estes
textos? Quais os elementos principais destes classificados? Quais as
características destes elementos? É necessário anotar as palavras que os alunos
disserem em relação às características do que está sendo abordado no
classificado. Em um classificado que fala sobre a venda de uma casa, por
exemplo, é importante perguntar: como é a casa apresentada no classificado? À
medida que os alunos forem respondendo, anotar as palavras que a caracterizam,
quais sejam: Grande, azul, encantada, luxuosa, dentre outras. Neste momento
poderão ser feitas algumas perguntas como: o que essas palavras têm em comum em
relação à sua função no texto? Se retirarmos a palavra que vem antes destas
como ficaria o texto? Vamos fazer a experiência? A partir deste ponto da conversa, o professor
deverá convidar os alunos a lerem os textos só com as palavras que foram
destacadas, sem ler as que vêm antes delas.
Posteriormente, conversar com os alunos acerca da
importância dessas palavras para que fiquemos sabendo aspectos sobre o elemento
que está sendo abordado no texto. O
objetivo desta conversa é trabalhar com os alunos o conceito de adjetivo,
entretanto o professor não precisa informar inicialmente a definição, mas deve,
por meio do diálogo, permitir que os alunos construam o entendimento do que são
adjetivos, das suas funções e importância
dentro do gênero textual anúncio.
4º momento:
Entregar aos alunos o seguinte quadro:
A atividade consistirá em apresentar algumas imagens
de objetos conhecidos aos alunos. Estes deverão escrever o nome do objeto na
ficha. No espaço escrito adjetivos deverão escrever uma característica que
puderam observar. Embaixo, deverão escrever um pequeno anúncio classificado de
busca, troca, venda ou aluguel acerca da imagem que foi mostrada. Após as produções, será realizado um momento
de socialização do que foi produzido. À medida que forem sendo socializados os
textos construídos, o professor mediará, fazendo as possíveis correções, mas
deixando claro que o seu papel é o de leitor.
5º momento: Realizada a atividade
anterior, motivar os alunos a produzirem classificados poéticos, tal como os
que foram lidos no início da aula, no qual sejam abordadas temáticas presentes
na realidade dos alunos, como o tema “escola”, por exemplo. O classificado pode
ser de venda, troca ou procura. Por
exemplo: Vende-se uma escola organizada..., Procura-se uma escola..., Troca-se
uma escola... A ideia é que os alunos expressem suas ideias sobre a escola que
desejam, utilizando-se da intertextualidade intergêneros. Depois de corrigidos,
os alunos irão apresentar as suas produções, por meio de leitura em voz alta
para os colegas da sala e exposição dos classificados no corredor da escola.
3ª AULA: EXPLORANDO OUTROS TIPOS DE
ANÚNCIOS: PUBLICITÁRIOS E INFORMATIVOS
OBJETIVOS:
Sistematizar os
conhecimentos elaborados acerca das características inerentes aos anúncios
publicitários e informativos;
Discutir acerca das
questões éticas envolvidas em anúncios publicitários;
Produzir anúncios
publicitários e informativos;
DESENVOLVIMENTO DA AULA Nº III
1º momento: Retomar com os alunos
os tipos de anúncios e suas respectivas características, finalidades e
linguagens e enfatizando as estratégias de persuasão.
2° momento: Apresentar
para os alunos a imagem do anúncio da Coca-Cola no qual se encontra a ideia de
que ao se sentir sede deve se beber coca- cola.
Em seguida, questionar: A que tipo de anúncio esta
imagem se refere? O que conseguem perceber neste anúncio? Qual o objetivo desta
frase no anúncio? Você concorda que ao sentir sede deve-se beber Coca-Cola? Tal
atitude traria consequências à saúde das pessoas? Por que mesmo diante das
consequências que o consumo de Coca-Cola no lugar da água poderia trazer à
saúde, tal frase aparece no anúncio? É importante deixar que os alunos falem,
prosseguindo-se o diálogo a partir do que trouxerem. O importante é que sejam
discutidas as questões que estão por trás dos anúncios publicitários a fim de
que os alunos sejam capazes de fazer uma leitura crítica destes.
3° momento: Explicar para os
alunos que nesta aula irá se desenvolver dois tipos de anúncios: publicitários
e informativos que serão utilizados no projeto da escola. O professor solicitará aos alunos que, a
partir do que já foi estudado, produzam um anúncio informativo com o objetivo
de divulgar e convidar as pessoas para a culminância do projeto. Em seguida, os
alunos socializarão o que escreveram e o professor registrará tudo o que for
dito, transformando as produções em um único anúncio a ser exposto na área
externa da escola.
3º momento: Dividir a turma em
pequenos grupos para a produção dos materiais que serão expostos na culminância
do projeto pedagógico da escola. Serão utilizados materiais de sucata e outros
materiais de arte. Todos deverão criar um nome para o material produzido. O
nome deverá ser criativo e atrativo.
2ª etapa:
A produção de
todos os alunos será fotografada. Todos deverão se dirigir à sala de informática
e criar, com o auxílio do professor, um anúncio de caráter publicitário em um
software do computador. O objetivo é explorar as possibilidades de diagramação
e designer disponíveis no computador para que o anúncio se torne o mais próximo
daqueles que circulam socialmente.
3ª etapa:
Os anúncios serão impressos e expostos no mural da
escola de modo que chame a atenção dos leitores para a visita aos objetos da
exposição.
ANEXO:
Fábula “A Ratoeira”.
Um rato olhando pelo buraco da parede, vê o fazendeiro
e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver
ali. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado. Correu ao pátio da
fazenda advertindo a todos. Foi ao galinheiro e falou:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na
casa !!!
A galinha disse:
- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso
seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me
incomoda.
O rato foi até o chiqueiro e disse ao porco:
- Há uma ratoeira em casa, uma ratoeira !!!
O porco respondeu:
- Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu
possa fazer, a não ser rezar. Ratoeira é pra pegar ratos. Fique tranqüilo que o
senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se então a vaca. E ela lhe
disse:
- O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso
estou em perigo? Acho que não!!!
Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e
abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite ouviu-se um
barulho, como o de uma ratoeira pegando uma vítima. A mulher do fazendeiro
correu para ver o que havia pegado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia
pegado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher... O fazendeiro
a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. E todo mundo sabe que
para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O
fazendeiro pegou sua faca e foi providenciar o ingrediente principal: galinha.
Como a doença da mulher piorasse, os amigos, parentes e vizinhos vieram
visitá-la.
Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.
A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O
fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar aquele povo todo.
MORAL DA HISTÓRIA: Na próxima vez em
que você ouvir alguém dizer que está diante de um problema e acreditar que esse
problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa,
toda a fazenda corre o risco. (autor desconhecido).
|
||||||||
Este blog tem o intuito de socializar os registros da disciplina de Referenciais Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa, ministrado pela docente Rosemary Lapa, com a publicação das sequências didáticas produzidas pela turma de Pedagogia, UNEB - Campus I. Período: Matutino, Noturno 2014.
ANÚNCIO E ADJETIVO
Assinar:
Postagens (Atom)
Hola queridos amigos,
ResponderExcluirSi usted necesita para obtener un préstamo de dinero, le sugiero que se ponga en contacto Sr. Paul Gonsalez. Es un hombre generoso y honesto que me devolvió la esperanza de vivir a través de su préstamo de $ 150.000. Con unas condiciones muy buenas y muy favorables que hacen la vida más fácil.
Su dirección es gutierrezlorena281@gmail.com
Para estar preparados para buscar por 6 meses, que había sido engañado por personas deshonestas que dicen los prestamistas y tienen que trabajar de estafar a nosotros.
Por lo que ya estaba tan desesperada en la vida porque tenía un problema y mi situación se había vuelto precaria, no tenía ninguna esperanza, pero este señor me hizo sonreír a los labios.
Es gracias a su préstamo de $ 150,000 que me dio que mi vida ha cambiado, por fin pude resolver mis problemas y darse cuenta de todos mis proyectos que están cerca de mi corazón.
Ahora vivo muy bien.
Para que Dios bendiga abundantemente este hombre de buena fe a la que agradezco de todo corazón y lo recomiendo este señor a todos los que necesitan para estar listo, para que hagas que no defrauda por falsos otros caballeros que dicen los prestamistas.
Su dirección es:
gutierrezlorena281@gmail.com
Excelente! Obrigado!
ResponderExcluir