DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA
ALUNAS: DANILA ESPNOLA, LARISSA SODRÉ, SIRLEIDE
SILVA
PROFESSORA: ROSEMARY LAPA DE OLIVEIRA
SEMESTRE: V
FÁBULAS
E SINAIS DE PONTUAÇÃO
Gênero textual – Fábulas
Objetivos:
-Entender
as características das fábulas;
-Compreender
o uso dos sinais de pontuações e suas variações de entonação nas frases;
-
Identificar as diferenças dos personagens;
-
Avançar no sistema de leitura e escrita;
Sequência didática:
-Explicar o
projeto a ser trabalhado;
- Discutir
sobre fábula;
-Produzir
textos;
-Refletir
sobre a lição trazida em cada fábula;
-Produzir
um livro de fábulas;
-Produzir
ilustrações;
Ano – 3º Ano Ensino Fundamental I
Duração
– aproximadamente 5 aulas de 50 minutos cada.
Material
necessário:
Livros
com fábulas, pilotos de quadro, piloto de papel, fita, papel metro (3 metros)
-
Confeccionar cartazes com duas fábulas diferentes, somente imagens.
Avaliação.
A avaliação se dará processualmente durante as
aulas, nas participações e através da recriação dos contos. Dentro das
participações avaliar a oralidade e ortografia dos alunos e a utilização dos
sinais de pontuação trabalhados durante as aulas.
Aula 1
- Expor os cartazes com as imagens das fábulas que
serão trabalhadas para construir a compreensão do gênero a partir dos
conhecimentos prévios dos alunos. Buscar informações dos alunos sobre as
imagens que tem em cada cartaz, permitindo que eles expressem as opiniões como base
nas imagens ilustradas.
Conversar com os alunos para que através da discussão
construa-se um conhecimento sobre o gênero textual trabalhado e sobre suas características
que serão exploradas: textos simples, que geralmente são bem humorados, os
personagens são animais que têm comportamentos humanos e no final as fábulas
sempre expõem uma moral da história. Neste momento perguntar aos alunos se já
ouviram dos pais, amigos ou professores uma lição de moral por algum
comportamento considerado inadequado. Deixar
que os alunos expressem o que sabem sobre as fábulas e suas características.
Perguntar para os alunos o que eles entendem por moral da história, depois que
cada um falar, pedir para que copiem no caderno. Apresentar perguntas
disparadoras sobre características das fábulas.
Perguntas disparadoras:
Vocês sabem o nome de cada fábula a partir das
imagens? Se a resposta for sim, iniciar outra pergunta. Já leram ou ouviram
essas histórias antes? Supondo que as respostas serão sim, perguntar: em qual
contexto?
Já tiveram contato com os animais personagens das
fábulas? Quais são as características que definem os comportamentos deles e que
ajudaram o autor a escrever a história?
Vocês já viram ou ouviram histórias reais que se assemelham
com as duas fábulas? Se a resposta for
sim, pedir para que os alunos nos contem, fazendo uma mediação verbal quando
necessário.
E o que acham da história? Como agiriam nos lugares
dos personagens? Perguntar para os alunos o que eles entendem por moral da
história, se eles concordam com as morais apresentadas em cada fábula, deixar
que os alunos expressem suas opiniões.
Cartaz 1
|
Cartaz 2
|
- Separar a
turma em pequenos grupos e entregar para cada grupo um livro de fábulas.
Aguardar a leitura, pedir que conversem sobre o que acabaram de ler, após a
leitura os alunos identificarão quais os sinais de pontuação existentes nas
fábulas. Para que isso aconteça todos os integrantes dos grupos farão a leitura
de uma parte do texto.
Abrir uma roda
de conversa para socialização das fábulas lidas.
Na roda de
conversa, perguntar individualmente se perceberam na sua leitura e nas leituras
dos colegas os sinais de pontuação, quais os sinais? A partir dessa conversa,
falar sobre a importância dos sinais. Perguntar: se não houvessem os sinais de
pontuação, as fábulas apresentadas seriam compreendidas facilmente?
Pedir para
revisitar o texto e destacar os sinais encontrados nas fábulas e pesquisar a
função de cada sinal de pontuação encontrado.
Ponto final indica que a frase terminou. Ponto de
interrogação indica que está se fazendo uma pergunta. Ponto de exclamação
indica admiração, alegria, surpresa, espanto. Dois pontos indicam que alguém
vai falar. O travessão serve para indicar a fala de um personagem ou a mudança
de um interlocutor. Em seguida, o professor vai pedir aos alunos que escolham
entre as duas fábulas uma para o Professor abrir uma roda de leitura
interpretativa para que os mesmos percebam a importância dos sinais de
pontuação. Para isso, dará ênfase a cada sinal encontrado no texto.
Ainda sobre a
leitura, falaremos também sobre a moral das fábulas:
Cada grupo vai
defender a sua fábula a partir da moral que cada uma apresenta. Por qual razão
temos que agir conforme a moral da história?
Aula 2
- Expor as fábulas no quadro, redistribuir os
grupos, entregar para cada membro do grupo cartões para eles escreverem o que
inferiram de cada história, depois irão colar nos respectivos cartazes as suas
impressões. Fazer um paralelo entre a história com algum acontecimento
cotidiano com objetivo de trazer reflexão sobre comportamentos nas diversas
situações. Para isso, elaboraremos questionamentos que serão trabalhados
oralmente a partir de cada fábula trabalhada nos grupos.
Questionamento
A lebre e a Tartaruga
·
O que fez a lebre achar que ganharia a corrida?
Falar sobre habilidades que cada um tem em desempenhar certas atividades.
·
E se fosse outro animal vocês acham que
ela agiria dessa forma como agiu com a tartaruga? Conversar sobre as outras
possibilidades que poderiam existir na fábula a Lebre e a Tartaruga.
·
Você já viu alguém desrespeitar o outro por
ter necessidade diferente? Conversar sobre a necessidade especifica que cada
um tem.
A Cigarra e a Formiga
·
Vocês acham que a cigarra era preguiçosa só porque queria cantar?
·
O que vocês acham da profissão do músico hoje? Falar dos cantores
prediletos de cada um.
·
Será que a formiga é feliz só trabalhando? Falar sobre a
atualidade em que algumas pessoas trabalham excessivamente para alcançar os
objetivos e quase não têm tempo para o lazer, em contra partida existem pessoas
que trabalham com prazer.
As
Fábulas trabalhadas
A Lebre e a Tartaruga
Autor: Esopo
Num
certo dia a tartaruga desafiou a lebre para uma corrida, mas as suas amigas
riram dela dizendo:
-
pobrezinha, é mesmo muito ingênua!
Sua
amiga mais íntima veio lhe aconselhar.
- Você está maluca? Apostar corrida com o
bicho mais veloz da mata? Vai perder feio e passar vergonha!
Mas
a tartaruga não se deixou intimidar.
-
Deixe estar, deixe estar.
No
dia marcado, a lebre e a tartaruga, após se aquecerem, se posicionaram para a
corrida. O macaco deu o tiro de largada. Sob aplausos das torcidas, começou a
corrida de século.
Em menos de um minuto a lebre já havia ganhado
tanta distância da tartaruga que resolveu tirar uma soneca.
-
Aquela tartaruga tola vai demorar uma vida inteira para chegar até aqui, vou
aproveitar para descansar. Deitou-se à sombra de uma árvore e adormeceu
profundamente.
A
tartaruga veio caminhando lenta e silenciosamente passando por ela sem que a
mesma percebesse. Quando a lebre acordou ficou sabendo que a tartaruga tinha
vencido a corrida. Ficou inconformada, mas teve de aceitar a realidade.
Moral da história:
Nem sempre os mais velozes chegam primeiro.
A Cigarra e a Formiga
Autor:Jean de La Fontaine
Num belo dia de inverno as formigas estavam
tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida.
Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado
molhados. De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de
comida!
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era
contra seus princípios, e perguntaram:
-Mas por quê? O que você fez durante o verão?
Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
Falou a cigarra:
-Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o
verão todo cantando!
Falaram as formigas:
-Bom... Se você passou o verão todo cantando,
que tal passar o inverno dançando?
E voltaram para o trabalho dando risadas.
Moral da história: Os preguiçosos colhem o
que merecem.
Aula 3
- Com base no que foi trabalhado nas aulas
anteriores, cada aluno irá recriar novas fábulas tendo como mediador o
Professor. Relembrar as características do gênero trabalhado. Trazer para sala
ditados populares para nortear a construção dos alunos.Sugerir que os alunos
recontem histórias pessoais, substituindo os personagens por animais, as mesmas
podem fazer parte das suas fábulas.
Aula 4
-O
Professor de artes vai falar sobre a ilustração, trazendo para aula nomes dos
ilustradores das fábulas trabalhadas. Junto com o Professor regente, irão
produzir as ilustrações para expor no livro de fábulas e farão também o convite
para a culminância.
Aula 5
-
O
Professor de música irá apresentar vídeos das fábulas trabalhadas em sala de
aula para que os alunos percebam a musicalidade nas fábulas. A partir dos vídeos,
junto com o professor, elaborar uma música para o livro de fábulas.
Culminância
A culminância acontecerá em um sábado para que os
familiares e amigos possam participar do evento que terá como nome no convite Tarde Fabulosa com roda de leitura e autógrafos.
Os alunos irão contar suas fábulas e autografar os livros. Contaremos com a
participação dos professores envolvidos no trabalho. A família deixará uma
marca registrada sobre o que achou do trabalho realizado pelas crianças através
de frases e desenhos no material exposto no evento, serão mediados pelo
Professor de artes. O professor de música,
junto com as crianças, apresentará a música produzida durante a aula.
Referências
Noronha, Maria
Eduarda. Estudando a nossa língua: gramática e Ortografia: 3º ano. Recife:
editora Construir, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário