HISTÓRIA EM QUADRINHOS E PRONOMES PESSOAIS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DEDC
DISCIPLINA REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
GRADUANDAS ELIETE DE SANTANA / RAILDA FRAGOSO/ TATIANA MACEDO

HISTÓRIA EM QUADRINHOS E PRONOMES PESSOAIS


OBJETIVOS

·         Conhecer e ter contato com o gênero textual (quadrinhos);
·         Observar o recurso usado para representar a fala do personagem (balões de fala);
·         Identificar personagens, suas características e a sequência temporal do texto;
·         Exercitar a leitura imagética;
·         Reconhecer os quadrinhos como mais uma opção de leitura;
·         Compreender a função e a importância das onomatopeias nas histórias em quadrinhos;
·   Identificar o conhecimento prévio dos alunos acerca do gênero textual quadrinho e a compreensão do texto apresentado nessas histórias.

PÚBLICO ALVO: Alunos do 5º ano do ensino fundamental 1.

TEMPO ESTIMADO: 5 aulas

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Tesoura, revistas em quadrinhos, papel metro, gravuras, cola, piloto, data show, Xerox de tirinha, papel de ofício.

CONTÉUDO
Historias em Quadrinhos.
Onomatopeia.

AVALIAÇÃO
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oralmente e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando os avanços e dificuldades dos alunos na compreensão do assunto dado. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de discussão, a leitura dos quadrinhos, a criação do quadrinho entre outros acontecimentos ocorridos no decorrer das aulas serão elementos essenciais para verificar as competências dos alunos. Na participação de todos no processo de aprendizagem com a construção final de sua história em quadrinho com prazer e colaboração.

DESENVOLVIMENTO

1ª ATIVIDADE

Fazer uma roda de leitura com gibis e em seguida fazer um levantamento prévio do que os alunos sabem sobre as Histórias em Quadrinhos.
Diante das respostas dos alunos na roda de conversa, a professora faz os registros num quadro que deverá estar exposto na sala de aula, constando os seguintes questionamentos:


O que sei?
O que quero saber?
Como?









O último quadro “como?” será preenchido no final desta aula com cada aluno escrevendo como aprender sobre os quadrinhos após fazer uma visita à biblioteca da escola e fazer uma pequena coletiva na busca dos quadrinhos.
Esse quadro ficará exposto na sala até o último dia dessa sequência.


ATIVIDADE

Distribuir aos alunos uma tirinha da História em Quadrinhos de Pelezinho criada por Maurício de Souza e em seguida pedir aos alunos que façam uma leitura do texto escrito e imagético, através das questões norteadoras.


Observando as imagens, responda:

a) Sobre qual assunto os personagens estão falando?
b) Como podemos descrever as expressões facial de cada personagem?
c) Porque a tirinha é engraçada?
d) É engraçado quando Pelezinho diz que chutou todas?
e) Você concorda com a atitude de Pelezinho ao fazer a prova?
f) Será que “chutando” se consegue passar de ano?
Em seguida a professora propõe uma discussão a partir dessas e das questões abaixo:
a) Que texto é este?
b) Vocês conhecem os personagens? O que sabem sobre eles?

Essa conversa inicial é importante para os alunos compartilharem informações que ajudem a compreender a história. O Pelezinho é um personagem criado por Maurício de Souza em homenagem ao rei do futebol Pelé e Frangão, amigo de Pelezinho, goleiro nos jogos.
O aluno, ao fazer a leitura, terá que prestar atenção nos desenhos, nas expressões dos personagens e nas cenas, através da mediação da professora tornando esta leitura uma forma interessante de favorecer a compreensão do texto com o uso das imagens.
Ainda com o  quadrinho acima,  a professora aproveita para construir a ideia da função e o uso dos pronomes você e eu (que está oculto na frase).A professora relê com eles o quadrinho e lança as perguntas de reflexão sobre o uso da língua:
Para o Frangão falar com o Pelezinho, ele usou duas palavras.Seja detetive e encontre essas palavras no texto.(Pelé/você).
Isso, muito bem, você descobriu que Frangão chama o coleguinha pelo próprio nome, depois usa a palavra você. Então qual foi o papel da palavra você na frase?(substituir o nome Pelezinho).
Geralmente,quando você fala de você mesmo você usa seu nome ou um pronome, substituindo seu nome? (usa o pronome eu).
Então, o que podemos concluir sobre os pronomes você e eu?(Que eles servem para substituir o substantivo).

Sistematizando:

A  professora inicia o questionamento: os pronomes eu e você fazem parte de um conjunto de pronomes chamados de PRONOMES PESSOAIS, todos eles substituem os substantivos para o texto não ficar chato, repetindo sempre a mesma palavra. Pense e responda: que outros pronomes substituem o substantivo? (Ele, ela, nós, a gente, senhora, etc...)
Muito bem, todos esses são pronomes pessoais. Existem outros que não usamos muito, pois não fazem parte de nossa cultura, mas são possibilidades: os pronomes TU e VÓS, substituidos por você e vocês e vários outros como Majestade (relativo a... coloquem outros aqui). Vamos imaginar situações para usar esses pronomes pessoais que dizemos que são pronomes pessoais de TRATAMENTO?
Por falar nisso, vocês sabiam que VOCÊ já foi pronome de tratamento?
Vamos voltar à tirinha: veja que o Pelezinho, quando fala dele mesmo, não usa o pronome EU. Como percebemos que ele está falando dele mesmo? (por causa da terminação do verbo). Ás vezes, não precisamos usar o pronome, ele fica subentendido, implícito.

3ª ATIVIDADE 

Onomatopeias: um recurso linguístico. A professora irá trabalhar as onomatopeias da seguinte maneira. Perguntando:O que está escrito nesses balões é a fala de algum personagem? Mas faz parteda história? O que elas fazem na história?Que ideia elas dão?Na gramática, damos o nome de Onomatopeia a essas palavras que representam sons que não são palavras.Será solicitado que os alunos observem as tirinhas que será entregue xerocopiada.



Em seguida, a professora propõe que os alunos formem dois grupos na sala para que cada grupo fique responsável por cada tirinha representada como figura 01 e 02 para desenvolver a atividade. Antes de dar continuidade à atividade a professora, dará orientações de como fica a transcrição da imagem para a narração. A professora discutirá oralmente com os alunos, de forma a garantir que eles compreendam o discurso direto como aquele no qual a fala de alguém é reproduzida exatamente como foi dito, usando-se dois pontos, travessão ou aspas. E que o indireto é a retomada da fala de outra pessoa  fidelidade ao que foi dito mudando-se os verbos e a pessoa do discurso. A professora reproduzirá um exemplo, mostrando o que muda da forma de quadrinhos - discurso direto e contextualizando, para narrativa e discurso indireto.


Escrita 1
Mônica pergunta para o Cebolinha:
- Mas por que você não quer mais brincar de casinha comigo, Cebolinha?
O Cebolinha, vestido de faxineira e limpando os brinquedos, responde:
- Adivinha!

Escrita 2
Mônica pergunta ao Cebolinha por que ele não quer mais brincar de casinha com ela. Ele, vestido de faxineira e limpando os brinquedos, pede que ela adivinhe o motivo.
Peça que cada um cole a sua tira e anote as suas produções.
Em seguida, registre com eles no caderno:
Discurso direto - quando a personagem fala diretamente. Exemplo na escrita 1.
Discurso indireto - No discurso indireto não há diálogo, o narrador não põe as personagens a falar diretamente, mas faz-se o intérprete delas, transmitindo ao leitor o que disseram ou pensaram. Exemplo na escrita 2

Será proposta a atividade de transcrição das imagens para uma narração das historinhas dessas tirinhas. Os alunos poderão, por escrito, contar essas historinhas ou como essa historinha ficaria em um parágrafo?Os textos produzidos podem ser montados na parede, tendo as tirinhas como referência para que todos visualizem o resultado de cada grupo.

4º ATIVIDADE -

Plasticidade: um recurso gráfico e as metáforas visuais (as figuras cinéticas)
Estabelecer relações entre fala e os tipos de balões, observando a linguagem e o contexto, a professora conversa com os alunos, se eles já perceberam que as histórias em quadrinhos podem ser coloridas ou não e na maioria das vezes os textos ficam dentro dos balões e como é possível perceber sentimentos e reações dos personagens nas histórias em quadrinhos.
A professora apresenta uma lista de imagens e solicita aos alunos que façam uma leitura das mesmas. Dando sequência às atividades, serão entregues papéis A4 para que os  alunos construam nos balões sentimentos e reações de acordo com as expressões das gravuras.




Ao término da atividade a professora retoma a discussão e dá proseguimento a aula, apresentando a seus alunos as metafóras visuais que produzem uma sensação de movimentos nas histórias em quadrinhos. Entregando aos alunos um ofício com duas imagens , solicitando a leitura das mesmas.Em seguida, propõe que os alunos contem a história contida nestas imagens.Após ouvir alguns alunos, a professora propõe uma discussão a partir da questão:O que há nessas imagens e o que nos permitem entender a sua mensagem?A professora organiza a turma em duplas propondo que cada uma delas crie os balões com as falas dos personagens.A professora socializa as produções das duplas   , faz os comentários as correções necessárias eorganiza a exposição dos trabalhos na sala de aula. 




5º ATIVIDADE
Para conclusão dessa sequência será proposta a construção de uma história em quadrinho por cada aluno, sendo esta uma forma de demostrar a criatividade com base nas aulas ocorridas no decorrer do tempo. Será organizada também uma oficina coletiva  para que  eles  possam construir um quadrinho de acordo com a distribuição de gravuras, papel metro, lápis de cera, cola e recursos gráficos das histórias em quadrinhos: os balões e as onomatopeias, para tornar a atividade mais participativa. Finalmente poderemos fazer uma exposição  com os resultados dessa construção individual e coletiva, uma forma de socialização entre professor-aluno, aluno-professor e aluno-aluno fazendo com que o resultado dessas histórias em quadrinho sejam apresentadas em sala de aula inicialmente.


Referência

História em quadrinho da Turma da Mônica criado por Mauricio de Souza
História em Quadrinho do Menino Maluquinho criado por Ziraldo
História em quadrinho do Pelezinho criado por Maurício de Souza



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