DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO – DEDC
DISCIPLINA
REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
GRADUANDAS
ELIETE DE SANTANA / RAILDA FRAGOSO/ TATIANA MACEDO
HISTÓRIA EM QUADRINHOS E PRONOMES PESSOAIS
OBJETIVOS
·
Conhecer e ter contato com o gênero textual
(quadrinhos);
·
Observar o recurso usado para representar a
fala do personagem (balões de fala);
·
Identificar personagens, suas características
e a sequência temporal do texto;
·
Exercitar a leitura imagética;
·
Reconhecer os quadrinhos como mais uma opção
de leitura;
·
Compreender a função e a importância das onomatopeias
nas histórias em quadrinhos;
· Identificar o conhecimento prévio dos alunos
acerca do gênero textual quadrinho e a compreensão do texto apresentado nessas
histórias.
PÚBLICO ALVO:
Alunos do 5º ano do ensino fundamental 1.
TEMPO ESTIMADO: 5
aulas
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Tesoura,
revistas em quadrinhos, papel metro, gravuras, cola, piloto, data show, Xerox
de tirinha, papel de ofício.
CONTÉUDO
Historias
em Quadrinhos.
Onomatopeia.
AVALIAÇÃO
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada
oralmente e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando os
avanços e dificuldades dos alunos na compreensão do assunto dado. O desempenho
dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de discussão, a leitura dos
quadrinhos, a criação do quadrinho entre outros acontecimentos ocorridos no
decorrer das aulas serão elementos essenciais para verificar as competências
dos alunos. Na participação de todos no processo de
aprendizagem com a construção final de sua história em quadrinho com prazer e
colaboração.
DESENVOLVIMENTO
1ª ATIVIDADE
Fazer
uma roda de leitura com gibis e em seguida fazer um levantamento prévio do que
os alunos sabem sobre as Histórias em Quadrinhos.
Diante
das respostas dos alunos na roda de conversa, a professora faz os registros num
quadro que deverá estar exposto na sala de aula, constando os seguintes
questionamentos:
O que sei?
|
O que quero saber?
|
Como?
|
|
|
|
O
último quadro “como?” será preenchido no final desta aula com cada aluno
escrevendo como aprender sobre os quadrinhos após fazer uma visita à biblioteca
da escola e fazer uma pequena coletiva na busca dos quadrinhos.
Esse
quadro ficará exposto na sala até o último dia dessa sequência.
2ª ATIVIDADE
Distribuir
aos alunos uma tirinha da História em Quadrinhos de Pelezinho criada por
Maurício de Souza e em seguida pedir aos alunos que façam uma leitura do texto
escrito e imagético, através das questões norteadoras.
Observando
as imagens, responda:
a) Sobre
qual assunto os personagens estão falando?
b)
Como podemos descrever as expressões facial de cada personagem?
c)
Porque a tirinha é engraçada?
d) É
engraçado quando Pelezinho diz que chutou todas?
e)
Você concorda com a atitude de Pelezinho ao fazer a prova?
f)
Será que “chutando” se consegue passar de ano?
Em
seguida a professora propõe uma discussão a partir dessas e das questões
abaixo:
a)
Que texto é este?
b) Vocês
conhecem os personagens? O que sabem sobre eles?
Essa
conversa inicial é importante para os alunos compartilharem informações que
ajudem a compreender a história. O Pelezinho é um personagem criado por
Maurício de Souza em homenagem ao rei do futebol Pelé e Frangão, amigo de
Pelezinho, goleiro nos jogos.
O aluno, ao fazer a leitura, terá que
prestar atenção nos desenhos, nas expressões dos personagens e nas cenas, através
da mediação da professora tornando esta leitura uma forma interessante de
favorecer a compreensão do texto com o uso das imagens.
Ainda com o quadrinho acima, a professora aproveita para construir a ideia
da função e o uso dos pronomes você e eu (que está oculto na frase).A
professora relê com eles o quadrinho e lança as perguntas de reflexão sobre o
uso da língua:
Para o Frangão falar com o Pelezinho,
ele usou duas palavras.Seja detetive e encontre essas palavras no texto.(Pelé/você).
Isso, muito bem, você descobriu que
Frangão chama o coleguinha pelo próprio nome, depois usa a palavra você. Então
qual foi o papel da palavra você na frase?(substituir o nome Pelezinho).
Geralmente,quando você fala de você
mesmo você usa seu nome ou um pronome, substituindo seu nome? (usa o pronome
eu).
Então, o que podemos concluir sobre os
pronomes você e eu?(Que eles servem para substituir o substantivo).
Sistematizando:
A
professora inicia o questionamento: os pronomes eu e você fazem parte de
um conjunto de pronomes chamados de PRONOMES PESSOAIS, todos eles substituem os
substantivos para o texto não ficar chato, repetindo sempre a mesma palavra.
Pense e responda: que outros pronomes substituem o substantivo? (Ele, ela, nós,
a gente, senhora, etc...)
Muito bem, todos esses são pronomes
pessoais. Existem outros que não usamos muito, pois não fazem parte de nossa
cultura, mas são possibilidades: os pronomes TU e VÓS, substituidos por você e
vocês e vários outros como Majestade (relativo a... coloquem outros aqui).
Vamos imaginar situações para usar esses pronomes pessoais que dizemos que são
pronomes pessoais de TRATAMENTO?
Por falar nisso, vocês sabiam que VOCÊ
já foi pronome de tratamento?
Vamos voltar à tirinha: veja que o
Pelezinho, quando fala dele mesmo, não usa o pronome EU. Como percebemos que
ele está falando dele mesmo? (por causa da terminação do verbo). Ás vezes, não
precisamos usar o pronome, ele fica subentendido, implícito.
3ª ATIVIDADE
Onomatopeias:
um recurso linguístico. A professora irá trabalhar as onomatopeias da seguinte maneira.
Perguntando:O que está escrito nesses balões é a fala de algum personagem? Mas
faz parteda história? O que elas fazem na história?Que ideia elas dão?Na
gramática, damos o nome de Onomatopeia a essas palavras que representam sons que
não são palavras.Será solicitado que os alunos observem as tirinhas que será
entregue xerocopiada.
Em
seguida, a professora propõe que os alunos formem dois grupos na sala para que
cada grupo fique responsável por cada tirinha representada como figura 01 e 02
para desenvolver a atividade. Antes de dar continuidade à atividade a
professora, dará orientações de como fica a transcrição da imagem para a narração.
A professora discutirá oralmente com os alunos, de forma a garantir que eles
compreendam o discurso direto como aquele no qual a fala de alguém é
reproduzida exatamente como foi dito, usando-se dois pontos, travessão ou aspas.
E que o indireto é a retomada da fala de outra pessoa fidelidade ao que foi dito mudando-se os
verbos e a pessoa do discurso. A professora reproduzirá um exemplo, mostrando o
que muda da forma de quadrinhos - discurso direto e contextualizando, para
narrativa e discurso indireto.
Escrita 1
Mônica pergunta para o
Cebolinha:
- Mas por que você não
quer mais brincar de casinha comigo, Cebolinha?
O Cebolinha, vestido de
faxineira e limpando os brinquedos, responde:
- Adivinha!
Escrita 2
Mônica pergunta ao
Cebolinha por que ele não quer mais brincar de casinha com ela. Ele, vestido de
faxineira e limpando os brinquedos, pede que ela adivinhe o motivo.
Peça que cada um cole a
sua tira e anote as suas produções.
Em seguida, registre com
eles no caderno:
Discurso direto - quando
a personagem fala diretamente. Exemplo na escrita 1.
Discurso indireto - No
discurso indireto não há diálogo, o narrador não põe as personagens a falar
diretamente, mas faz-se o intérprete delas, transmitindo ao leitor o que
disseram ou pensaram. Exemplo na escrita 2
Será
proposta a atividade de transcrição das imagens para uma narração das
historinhas dessas tirinhas. Os alunos poderão, por escrito, contar essas
historinhas ou como essa historinha ficaria em um parágrafo?Os textos
produzidos podem ser montados na parede, tendo as tirinhas como referência para
que todos visualizem o resultado de cada grupo.
4º
ATIVIDADE -
Plasticidade: um recurso gráfico e as
metáforas visuais (as figuras cinéticas)
Estabelecer
relações entre fala e os tipos de balões, observando a linguagem e o contexto,
a professora conversa com os alunos, se eles já perceberam que as histórias em
quadrinhos podem ser coloridas ou não e na maioria das vezes os textos ficam
dentro dos balões e como é possível perceber sentimentos e reações dos
personagens nas histórias em quadrinhos.
A
professora apresenta uma lista de imagens e solicita aos alunos que façam uma
leitura das mesmas. Dando sequência às atividades, serão entregues papéis A4 para que os
alunos construam nos balões sentimentos e reações de acordo com as
expressões das gravuras.
Ao término da atividade a
professora retoma a discussão e dá proseguimento a aula, apresentando a seus alunos
as metafóras visuais que produzem uma sensação de movimentos nas histórias em
quadrinhos. Entregando aos alunos um ofício com duas imagens , solicitando a
leitura das mesmas.Em seguida, propõe que os alunos contem a história contida
nestas imagens.Após ouvir alguns alunos, a professora propõe uma discussão a
partir da questão:O que há nessas imagens e o que nos permitem entender a sua
mensagem?A professora organiza a turma em duplas propondo que cada uma delas
crie os balões com as falas dos personagens.A professora socializa as produções
das duplas , faz os comentários as
correções necessárias eorganiza a exposição dos trabalhos na sala de aula.
5º ATIVIDADE
Para conclusão dessa sequência será proposta a construção de
uma história em quadrinho por cada aluno, sendo esta uma forma de demostrar a
criatividade com base nas aulas ocorridas no decorrer do tempo. Será organizada
também uma oficina coletiva para que eles
possam construir um quadrinho de acordo com a distribuição de gravuras,
papel metro, lápis de cera, cola e recursos gráficos das histórias em
quadrinhos: os balões e as onomatopeias, para tornar a atividade mais
participativa. Finalmente poderemos fazer uma exposição com os resultados dessa construção individual
e coletiva, uma forma de socialização entre professor-aluno, aluno-professor e
aluno-aluno fazendo com que o resultado dessas histórias em quadrinho sejam
apresentadas em sala de aula inicialmente.
Referência
História em quadrinho da Turma da Mônica
criado por Mauricio de Souza
História em Quadrinho do Menino Maluquinho
criado por Ziraldo
História em quadrinho do Pelezinho criado
por Maurício de Souza
Parabénspelo trabalho. Sensacional.
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