RECEITA E MODOS VERBAIS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DEDC I
COLEGIADO DE PEDAGOGIA
REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Professoras: Rosemary Lapa
Estudantes: Adriana Lemos e Vanessa Santos


RECEITA  E MODOS VERBAIS


1-TEMA:
RECEITA

2-PUBLICO ALVO
Educandos do 3º ano do Ensino Fundamental

3-DURAÇÃO:
Terá duração de quatro aulas (a atividade será desenvolvida em quatro encontros, mas este tempo pode variar de acordo com a dinâmica da turma).

4- OBJETIVO:

Possibilitar que os educandos conheçam e compreendam o gênero textual receita, observando suas características, estrutura e sua função no uso social.

·         Desenvolver a competência para realizar uma receita.
  • Compreender a função dos verbos no modo imperativo.

5-CONTEÚDOS:
  • Conceitual - ampliar vocabulário, ler e interpretar receitas caseiras, produção coletiva da receita a ser escolhida pelos educandos.
  • Procedimental- aprender a preparar a receita, pesquisa em livros, ou internet, exploração do gênero textual trabalhado. Pesquisa em dicionário para conhecer os vocábulos desconhecidos.
  • Atitudinal- despertar a curiosidade, promover o diálogo e trocas de ideias, causar sociabilidade e desenvolver a cooperação.

6- RECURSOS:
Textos da letra da música, papel oficio, cola, tesoura, tiras de cartolina, lápis de cor, de cera e hidrocor, papel metro, aparelho de som, televisão e DVD.

7-  APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS
  • Apresentação do tema;
  •       Escuta da música “Bolacha de água e sal”
  • Contextualizando o tema - O que é uma receita?
  • Exibição dos vídeos – “Alice Indica 5 - Gelatina Colorida” ou/ e Culinária Infantil - Doce de Leite Ninho.
  • Pesquisa com os familiares e amigos sobre receita.
·         Preparo da receita escolhida pela turma
·         Socialização: Confecção de um mural; as receitas produzidas pelos educandos no desenvolvimento das atividades.

8- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

·         Aula 1

Inicia-se aula com a escuta da música - Bolacha de água e sal, do grupo palavra cantada. Em seguida vem à contextualização da música, cada educando é provocado a falar sobre o que a música retrata na roda de diálogo: o que os autores possivelmente querem apontar com a repetição do verso “bolacha de água e sal?” O que na bolacha de água e sal de aproxima das atividades da infância? (uma possível resposta é a simplicidade, a criança não precisa muito para se diivertir). Depois da conversa e entendimento sobre a canção a educadora irá fazer algumas perguntas:
     Porque o título da música é este- bolacha de água e sal?
    Por que o cantor fala que o gosto dele é radical? Nesta pergunta mostrar na letra da música o trecho “... O meu gosto é radical...”. O que é ser radical? O que significa no contexto? (uma possível resposta é que lembra as brincadeiras de criança, as aventuras infantis.
     O que foi usado para fazer os biscoitos? Como é possível perceber isso na música? Resposta: Trecho que demonstra esta pergunta: 

O meu gosto é radical
Gosto porque é fundamental
Farinha, fermento, água e sal
Simplicidade, no trivial.

Depois das respostas/questionamentos a educadora prosseguirá perguntando:

     Quem sabe o que é uma receita?
     Será que quem fez a bolacha de água e sal utilizou uma receita?
    As receitas são usadas para quê?
     Vocês já fizeram uma comida utilizando uma receita?
Este momento destina-se à escuta dos educandos referente ao que eles acham que irá ser tratado na aula, como também saber o conhecimento prévio que eles já têm da maneira de fazer/ preparar alguma comida.

        Aula 2

Será exibido o vídeo - Alice Indica 5 - Gelatina Colorida”  e Culinária Infantil - Doce de Leite ninho (o endereço eletrônico dos vídeos segue na referência deste trabalho), Após a exibição dos vídeos a educadora irá contextualizando com as falas da aula passada sobre o gênero textual, receita, suas características, estrutura, função social  e em que se difere de outros gêneros textuais, a educadora explicitará as diferenças de outros gêneros tomando como referência a descrição do vídeo e mostrando outros exemplos de gêneros textuais como; conto, fabula, lenda e outros disponíveis na escola. Dando continuidade a educadora solicitará que eles pesquisem em casa com seus familiares, amigos e vizinhos sobre o preparo dos alimentos- como  estas pessoas preparam sua comida, como fazem, se utilizam receitas ou não. Sendo que cada educando levará para sala uma receita pesquisada.

       Aula 3

Depois da pesquisa em casa, os educandos irão socializar as suas experiências na sala de aula com toda a turma e apresentar a receita que levou. Ao final da escuta de cada um, será feita a escolha de uma das receitas, (a escolha da receita será feita pelos educandos, por meio de votos, a mais votada será a escolhida para ser realizada na escola).

      Aula 4

Será solicitado que cada educando escreva em uma tira de cartolina um ingrediente que ele utilizaria na preparação de sua comida favorita. Após escrita de cada educando, a professora solicita que eles se sentem no chão formando uma roda e coloquem as tiras no centro da roda, em seguida a educadora dará as seguintes consignas:
Escolham entre estes ingredientes os que vocês utilizariam para fazer uma lasanha;
Escolham entre estes ingredientes os que vocês utilizariam para fazer feijão;
Escolham entre estes ingredientes os que vocês utilizariam para fazer vatapá;
É importante que a educadora vá solicitando a receita de acordo com os ingredientes que ela for identificando entre os citados pelos educandos, com a intenção de problematizar se é possível realizar uma comida escolhendo os ingredientes aleatórios.

A ideia é que eles percebam o porquê da estrutura organizacional da receita em listar os ingredientes primeiro, entendendo que para realizar um tipo de comida é necessário ter certos ingredientes. Depois a educadora segue perguntando:
Porque na receita na parte do modo de fazer vem escrito assim; Coloque no liquidificador, bata as claras? Espera-se que os educandos percebam que são ordens, é o uso do verbo no modo imperativo. A educadora irá mediar a aprendizagem de seus estudantes acerca do verbo no modo imperativo, exemplificando através das falas das meninas do vídeo, os modos verbais, destacando as diferenças entre os modos dos verbos. Que verbos dão ideia de possibilidade (subjuntivo); quais dão a ideia de certeza (indicativo); quais apresentam as ordenanças. Exemplificando:
Coloque na vasilha uma lata de leite ninho em pó;
Acrescente o leite de coco líquido;
Misture o leite em pó com o leite de coco até formar uma mistura solida.
Depois a professora sistematiza esse conhecimento e esclarece que será trabalhado com mais ênfase o modo imperativo que é o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, orientação ou conselho. Este modo pode aparecer no afirmativo ou negativo. No caso das receitas, essas ordens orientam como proceder na elaboração do preparo de comidas.

        5 Aula

A educadora irá ler uma receita de torta, mas só irá ler a parte do modo de fazer, pois no modo dos ingrediantes, geralmente, não há nenhum verbo, objetivando que os educandos percebam que os verbos utilizados para explicar o modo de fazer a comida/doce sempre indicam ordens e nos orientam no passo a passo de como preparar as receitas, assim eles irão definir qual o verbo que será utilizado para completarem a atividade, (segue exemplo da atividade no anexo deste trabalho). Em seguida os educandos irão fazer atividade impressa (em dupla/trio). (Entregar para cada dupla/trio a folha da atividade impressa com a receita sem os verbos conjugados e pedir que eles completem os espaços considerando a receita e a formação do verbo modo imperativo). Assim a educadora segue exemplificando, então, não importa os verbos que escolham para completar a receita, eles aparecem como ordens e nos orientam no passo a passo de como preparar as receitas. Esse é o verbo no modo imperativo.

      Aula 6

A professora irá solicitar aos educandos que falem como preparar a receita escolhida (a receita mais votada na aula 2), neste momento os educandos falam e o educador (a) escreve no papel metro, que deve ser pendurado no quadro. A fala dos educandos deve ser transcrita da maneira que eles falarem. Depois da transcrição da receita a professora escreve ao lado  a forma convencional da estrutura da receita. Em seguida a educadora vai fazendo as intervenções e apresentando a elas a estrutura padrão de uma receita, como se caracteriza  sua estrutura, o que a compõe entre outros fatos pertinentes ao gênero textual; receita, (A copia da receita deverá ser feita em papel metro, pois como a atividade será realizada em vários encontros, facilita a observação da turma sobre suas produções).

       Aula 7

Os educandos serão convidados a realizarem a receita escolhida, na cozinha da escola, neste momento a educadora vai perguntando para os educandos  como ela deve proceder na realização da receita (pensa-se que todos devam participar da realização da receita, a educadora pode adequar esse momento à realidade da sua turma, um pequeno grupo faz a mistura, outro organiza o material ente outras possibilidades).
OBS: Os educandos ficarão cientes de que a receita escolhida deve estar de acordo com a viabilidade da sua execução na escola.

       Aula 8
Após fazerem a receita, os educandos irão escrever uma receita de  alguma comida que eles gostem de acordo com o que eles aprenderam nos momentos anteriores das atividades. Depois da escrita da receita de cada educando, será escolhida uma das produções, esta será revisada coletivamente, a professora vai revisando com eles a estrutura da receita e questões gramaticais e ortográficas  A escolha se dará por meio de votação dos educandos, tendo como critérios aqueles que  se adequarem  à realidade da classe, podendo ser: sorteio, entre outras possibilidades. Lembrando-se que as demais produções serão corrigidas gradativamente durante as aulas. Depois das revisões cada educando irá copiar sua receita em uma folha de ofício e decorá-la para ser exposta no mural. 

      Aula 9

A socialização será realizada com  a produção de um mural, onde constarão as receitas produzidas pelos educandos na aula 8 e as fotos do grupo preparando a receita realizada na escola e outros materiais que os educandos achem necessário. Com o objetivo de estimular a cooperação e autonomia dos educandos, os mesmo poderão decidir como realizar este trabalho em grupo. Pensa-se em fazer um momento de exposição onde a  turma com o auxilio da educadora apresente aos demais educandos da escola suas produções.

  
 
 9- REFERÊNCIAS:



  
10- ANEXOS
Música do Grupo Palavra Cantada
Bolacha de Água e Sal
Gosto quando vou brincar na rua
Gosto quando encontro meu amigo
Gosto quando a mãe do meu amigo
Me oferece uma bolacha
De água e sal
Gosto de bolacha sem açúcar
Gosto de bolacha sem recheio
Gosto de bolacha sem perfume
Gosto do que é normal
Uma bolacha de água e sal
É... uma coisa natural
É... barata e não faz mal
De qualquer marca
É tudo igual
Quando a gente está meio enjoado
Quando a gente está passando mal
Quando a gente fica aperreado
Bolacha de água e sal
Quando a minha avó era criança
Quando a vida era sempre igual
Lá na roça acordavam cedo
Pra comer bolacha de água e sal
Quando o meu avô era criança
Veio num navio de Portugal
A viagem ficou na lembrança
Só comiam bolacha de água e sal
O meu gosto é radical
Gosto porque é fundamental
Farinha, fermento, água e sal
Simplicidade, no trivial
Se um dia você for lá em casa
Pra brincar comigo no quintal
Vamos combinar um pic nic
Pra comer muita bolacha
De água e sal

Esta atividade será utilizada na aula 5

Ingredientes da massa
§  6 ovos
§  2 xícaras (chá) de açúcar
§  1 colheres (sopa) de óleo de soja
§  3 xícaras (chá) de farinha de trigo
§  4 colheres (sopa) de chocolate em pó
§  1 colher (sopa) de amido de milho
§  1 xícaras (chá) de água quente
§  2 colheres (sobremesa) de fermento em pó
§  1 colher (café) de sal

Ingredientes do creme 
§  4 xícaras (chá) de leite
§  1 lata de leite condensado
§  3 unidade(s) de gema de ovo
§  5 colheres (sobremesa) de chocolate em pó
§  4 colheres (sopa) de amido de milho
§  1 colher (sopa) de manteiga
§  1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
§  1 lata de creme de leite gelado(s)

Ingredientes do recheio 
§  2 xícaras (chá) de açúcar
§  2 colheres (sopa) de manteiga
§  2 xícaras (chá) de nozes triturada(s)
§  2 colheres (sopa) de leite em pó

Ingredientes da calda 
§  1/2 xícara (chá) de açúcar
§  1 xícara (chá) de água
§  1 unidade de canela em pau
§  3 unidades de cravo-da-índia
§  3 colheres(sopa) de rum



Modo de preparo
Sugiro tirar os verbos e deixar que os estudantes tentem usar os verbos dentro da lógica, depois compare as possibilidades
Massa
_____________ (bater) os ovos inteiros com o açúcar por 10 minutos. ___________ (diminuir) a velocidade da batedeira e _____________ (juntar) a água misturada ao óleo. ______________ (desligar) e _____________ (misturar) delicadamente a farinha peneirada juntamente com o chocolate em pó, o amido de milho, o sal e o fermento em pó. ________________ (colocar) a massa em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. _____________ (levar) ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, para assar.

Creme
_______________ (bater) no liquidificador o leite, o leite condensado, as gemas, o chocolate em pó e o amido de milho. ____________ (levar) ao fogo juntamente com a manteiga. ______________ (mexer) até engrossar. _______________ (retirar) do fogo. ______________ (juntar) a baunilha e o creme de leite. ____________ (colocar) um pedaço de filme plástico sobre a superfície do creme para não criar película enquanto esfria.

Recheio
_______________ (levar) ao fogo o açúcar com a manteiga. ____________ (deixar) caramelizar. ___________ (juntar) a castanha de caju ou as nozes, e _______________ (despejar) sobre mármore untado. ____________ (deixar) esfriar e ____________ (quebrar) em pedaços. ________________ (colocar) em um saco plástico com o leite em pó e ______________ (bater) com um martelo de carne para triturar. ______________ (reservar).

Calda
Numa panela, _______________ (misturar) todos os ingrediente, exceto o rum, e __________ (levar) para ferver em fogo baixo, por 4 minutos. _____________ (retirar) do fogo e ______________ (juntar) o rum. _____________ (reservar).

Montagem do bolo
___________ (cortar) a massa do bolo ao meio, e __________ (regar) com a calda. ___________ (espalhar) uma camada farta de creme e metade do crocante. ____________ (colocar) a outra massa do bolo com a parte do corte virada para cima. ____________ (regar) com a calda, ______________ (espalhar) o creme por todo o bolo e _____________ (salpicar) o restante do crocante por cima. __________ (levar) à geladeira. __________ (servir) bem gelado. Dica: de preferência, ____________ (preparar) esse bolo de véspera, pois fica mais gostoso.





















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