EJA – Jornal Mural E PRONOMES INTERROGATIVOS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DISCIPLINA: RTM – LÍNGUA PORTUGUESA
CURSO PEDAGOGIA PLENA – NOTURNO
DOCENTE: ROSEMARY LAPA
DISCENTES: mARIA aPARECIDA NUNESMESQUITA

EJA – Jornal Mural E PRONOMES INTERROGATIVOS

Tema: Empreendedorismo

Seguimento: EJA – Estágio 03

Tempo Estimado: 05 aulas.

Objetivos:

* Apresentar o tema/ seguimento Empreendedorismo
* Apresentar o Projeto Jornal Mural
* Desenvolver habilidades para produção de questionário para pesquisa de campo
* Proporcionar ao aluno o “trabalhar” como pesquisador.
* Desenvolver a produção de textos adequados para um Jornal Mural, identificar os pronomes interrogativos e sua utilização
* Estimular o trabalho em grupo.

Conteúdos:

*Empreendedorismo (Conceito, características, tipos)
* Jornal Mural como meio de comunicação
* Questionário (Pesquisa de Campo)
* O que faz o pesquisador

Material Necessário:
Textos, Questionário, Lápis, Borracha, Caneta, Papel Metro, Dicionário, Quadro e piloto.

Avaliação:
Acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas.

Desenvolvimento:

1º Momento:

Apresentar à turma o tema Empreendedorismo, o Projeto Jornal Mural, qual o trabalho que a turma fará (a pesquisa de Campo).
Trabalhando com uma turma de EJA, este tema é bastante pertinente, pois muitos desses alunos são trabalhadores autônomos, são negociantes da própria comunidade, portanto divulgar, falar sobre o seu trabalho, suas conquistas, seu dia a dia é importante para o trabalho da sua auto-estima, integrando assim, suas experiências e vivências ao conhecimento produzido em sala de aula.
Primeiro fazer uma roda de conversa com os alunos sobre o tema: Quem aqui trabalha por conta própria? Quem já trabalhou assim ou quem gostaria? Quais as coisas boas e as dificuldades que encontraram?
Em seguida distribuir o texto digitado sobre o assunto (VIDE ANEXOS), fazer a leitura, conceituando características e formas de empreendedorismo e empreendedor. Assim, mostrar para que eles são empreendedores de sua vida, estar ali naquela sala de aula após um dia de trabalho, seja em casa ou não, é uma forma de empreender, de valorização pessoal e fortalecimento da auto-estima.
Chamar atenção para a estrutura textual: gênero verbete que dá o significado e conceito da palavra. Em que situações do cotidiano encontramos esse gênero? Em que tipo de livros se costuma encontrar esse gênero?(dicionários, enciclopédias). Qual a importância social desse gênero textual?

2º Momento:
Trazer a crônica de Rubem Braga: Negócio de menino digitada (VIDE ANEXOS),  se a escola dispõe de uma sala de informática ou infocentro fazer a pesquisa e ler em voz alta para a turma, mostrando cada palavra.
Repita a leitura, chamando atenção para as frases interrogativas fazendo uma conexão com o tema do jornal mural.
Ainda nessa leitura do texto, destacar os pronomes interrogativos ali existentes.
Mostrar para eles como será feito o questionário, exemplificando:
Se vocês fosse repórter por um dia, quais perguntas vocês fariam sobre empreendedorismo?
Baseado no texto que acabamos de ler e discutir, na sua comunidade vocês conhece pessoas que são empreendedoras?  Como o trabalho dessas pessoas é divulgado?
Então, refletindo sobre o tema, vamos pensar algumas perguntas para o questionário no momento da pesquisa. Lembrando que usaremos pronomes interrogativos, pois estaremos questionando alguém sobre determinado assunto.

3º Momento:
Dividir a turma em grupos para a elaboração de perguntas sobre empreendedorismo e empreendedor para o questionário.
Serão escolhidas entre 5 a 10 questões para formar o questionário da pesquisa.
Cada grupo será responsável pela produção de uma das perguntas da Pesquisa de Campo.
Orientar os grupos com relação às perguntas a serem feitas e a utilização dos pronomes interrogativos.
Definição e elaboração final do questionário.
As questões escolhidas serão digitadas, impressa em cópias para cada grupo.
O questionário será distribuído e sob orientação da professora eles irão a campo para realização da pesquisa.

4º Momento:
Após formar o questionário, os grupos irão às salas para efetuarem a pesquisa.
Cada Equipe ficará responsável por uma das salas (turmas) da Escola.

5º Momento:
Organização dos dados obtidos na pesquisa pela turma com a mediação da professora em forma de gráficos, para a exposição dos mesmos no Jornal Mural. Assim, trabalharemos também a matemática.
Escrever algumas palavras ligadas ao tema como:
Criatividade
Trabalho
Dinâmica
Responsabilidade
A partir das palavras, pedir aos alunos que associem a uma experiência já vivenciada por eles, algo que foi empreendedor.

6º Momento:
A partir da crônica Negócio de menino, fazer uma dramatização. Os alunos reescreverão  a crônica, conforme sua memória e vivências, para ser apresentada no Jornal Mural.
  
ANEXOS
EMPREENDEDORISMO
Conceito:

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.

O empreendedor tem características como:
·         Criatividade
·         Capacidade de organização e planejamento
·         Capacidade de Liderança
·         Gosto pela área que atua
·         Visão de futuro e coragem para assumir riscos
·         Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)
·         Facilidade de comunicação e expressão
·         Ser íntegro e confiável.

O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.

Negócio de menino
Rubem Braga
Tem dez anos, é filho de um amigo, e nos encontramos na praia:
- Papai me disse que o senhor tem muito passarinho...
- Só tenho três.
- Tem coleira?
- Tenho um coleirinha.
- Virado?
- Virado.
- Muito velho?
- Virado há um ano.
- Canta?
- Uma beleza.
- Manso?
- Canta no dedo.
- O senhor vende?
- Vendo.
- Quanto?
- Dez contos.
Pausa. Depois volta:
- Só tem coleira?
- Tenho um melro e um curió.
- É melro mesmo ou é vira?
- É quase do tamanho de uma graúna.
- Deixa coçar a cabeça?
- Claro. Come na mão...
- E o curió?
- É muito bom curió.
- Por quanto o senhor vende?
- Dez contos.
Pausa.
- Deixa mais barato...
- Para você, seis contos.
- Com a gaiola?
- Sem a gaiola.
Pausa.
- E o melro?
- O melro eu não vendo.
- Como se chama?
- Brigitte.
- Uai, é fêmea?
- Não. Foi a empregada que botou o nome. Quando ela fala com ele, ele se arrepia todo, fica todo
despenteado, então ela diz que é Brigitte.
Pausa.
- O coleira o senhor também deixa por seis contos?
- Deixo por oito contos.
- Com a gaiola?
- Sem a gaiola.
Longa pausa. Hesitação. A irmãzinha o chama de dentro d'água. E, antes de sair correndo, propõe,
sem me encarar:
- O senhor não me dá um passarinho de presente, não?



Fontes:
Perfil empreendedor – Webartigos.com <http://www.webartigos.com/articles/31549/1/Conceito-de-Empreendedorismo/pagina1.html> Acessado em: 14/06/2014.


Referências:
Lei 11.598/2207 – Lei que cria a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM.
Enciclopédia Wikipedia. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo>. Acessado em: 14/06/2014.
Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.  Empreendedorismo revitaliza Morro Dona Marta.
Portal do Empreendedor. Disponível em: <http://www.empreendedor.com.br>. Acessado em: 14/06/2014.
Andrade, Carlos Drummond de Campos, Paulo Mendes;Sabino, Fernando; Braga, Rubem : Para gostar de ler vol.1, Editora Ática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário