UNIVERSIDADE
DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DISCIPLINA:
RTM – LÍNGUA PORTUGUESA
CURSO
PEDAGOGIA PLENA – NOTURNO
DOCENTE:
ROSEMARY LAPA
DISCENTES:
mARIA aPARECIDA NUNESMESQUITA
EJA – Jornal Mural E PRONOMES
INTERROGATIVOS
Tema:
Empreendedorismo
Seguimento:
EJA
– Estágio 03
Tempo
Estimado: 05 aulas.
Objetivos:
* Apresentar o tema/
seguimento Empreendedorismo
* Apresentar o Projeto
Jornal Mural
* Desenvolver habilidades
para produção de questionário para pesquisa de campo
* Proporcionar ao aluno o
“trabalhar” como pesquisador.
* Desenvolver a produção de
textos adequados para um Jornal Mural, identificar os pronomes interrogativos e
sua utilização
* Estimular o trabalho em
grupo.
Conteúdos:
*Empreendedorismo
(Conceito, características, tipos)
* Jornal Mural como meio de
comunicação
* Questionário (Pesquisa de
Campo)
* O que faz o pesquisador
Material
Necessário:
Textos, Questionário, Lápis,
Borracha, Caneta, Papel Metro, Dicionário, Quadro e piloto.
Avaliação:
Acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da
observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas
propostas.
Desenvolvimento:
1º
Momento:
Apresentar à turma o tema
Empreendedorismo, o Projeto Jornal Mural, qual o trabalho que a turma fará (a
pesquisa de Campo).
Trabalhando com uma turma de
EJA, este tema é bastante pertinente, pois muitos desses alunos são
trabalhadores autônomos, são negociantes da própria comunidade, portanto
divulgar, falar sobre o seu trabalho, suas conquistas, seu dia a dia é
importante para o trabalho da sua auto-estima, integrando assim, suas
experiências e vivências ao conhecimento produzido em sala de aula.
Primeiro fazer uma roda de
conversa com os alunos sobre o tema: Quem aqui trabalha por conta própria? Quem
já trabalhou assim ou quem gostaria? Quais as coisas boas e as dificuldades que
encontraram?
Em seguida distribuir o
texto digitado sobre o assunto (VIDE ANEXOS), fazer a leitura, conceituando
características e formas de empreendedorismo e empreendedor. Assim, mostrar
para que eles são empreendedores de sua vida, estar ali naquela sala de aula
após um dia de trabalho, seja em casa ou não, é uma forma de empreender, de
valorização pessoal e fortalecimento da auto-estima.
Chamar atenção para a
estrutura textual: gênero verbete que dá o significado e conceito da palavra.
Em que situações do cotidiano encontramos esse gênero? Em que tipo de livros se
costuma encontrar esse gênero?(dicionários, enciclopédias). Qual a importância
social desse gênero textual?
2º
Momento:
Trazer a crônica de Rubem
Braga: Negócio de menino digitada (VIDE ANEXOS), se a escola dispõe de uma sala de informática
ou infocentro fazer a pesquisa e ler em voz alta para a turma, mostrando cada
palavra.
Repita a leitura, chamando
atenção para as frases interrogativas fazendo uma conexão com o tema do jornal
mural.
Ainda nessa leitura do texto,
destacar os pronomes interrogativos ali existentes.
Mostrar para eles como será
feito o questionário, exemplificando:
Se vocês fosse repórter por
um dia, quais perguntas vocês fariam sobre empreendedorismo?
Baseado no texto que
acabamos de ler e discutir, na sua comunidade vocês conhece pessoas que são
empreendedoras? Como o trabalho dessas
pessoas é divulgado?
Então, refletindo sobre o
tema, vamos pensar algumas perguntas para o questionário no momento da
pesquisa. Lembrando que usaremos pronomes interrogativos, pois estaremos
questionando alguém sobre determinado assunto.
3º
Momento:
Dividir a turma em grupos
para a elaboração de perguntas sobre empreendedorismo e empreendedor para o
questionário.
Serão escolhidas entre 5 a 10 questões para formar o
questionário da pesquisa.
Cada grupo será responsável
pela produção de uma das perguntas da Pesquisa de Campo.
Orientar os grupos com
relação às perguntas a serem feitas e a utilização dos pronomes interrogativos.
Definição e elaboração final
do questionário.
As questões escolhidas serão
digitadas, impressa em cópias para cada grupo.
O questionário será
distribuído e sob orientação da professora eles irão a campo para realização da
pesquisa.
4º
Momento:
Após formar o questionário,
os grupos irão às salas para efetuarem a pesquisa.
Cada Equipe ficará
responsável por uma das salas (turmas) da Escola.
5º
Momento:
Organização dos dados
obtidos na pesquisa pela turma com a mediação da professora em forma de
gráficos, para a exposição dos mesmos no Jornal Mural. Assim, trabalharemos
também a matemática.
Escrever algumas palavras
ligadas ao tema como:
Criatividade
Trabalho
Dinâmica
Responsabilidade
A partir das palavras, pedir
aos alunos que associem a uma experiência já vivenciada por eles, algo que foi
empreendedor.
6º
Momento:
A partir da crônica Negócio
de menino, fazer uma dramatização. Os alunos reescreverão a crônica, conforme sua memória e vivências,
para ser apresentada no Jornal Mural.
ANEXOS
EMPREENDEDORISMO
Conceito:
Empreendedorismo
é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades
relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem
origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O
empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para
criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de
agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário
econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que
constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
O
empreendedor tem características como:
·
Criatividade
·
Capacidade de organização e planejamento
·
Capacidade de Liderança
·
Gosto pela área que atua
·
Visão de futuro e coragem para assumir riscos
·
Persistência (não desistir nas primeiras
dificuldades encontradas)
·
Facilidade de comunicação e expressão
·
Ser íntegro e confiável.
O
empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país,
promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da
população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.
Negócio de menino
Rubem Braga
Tem dez anos, é filho de um amigo, e
nos encontramos na praia:
- Papai me disse que o senhor tem
muito passarinho...
- Só tenho três.
- Tem coleira?
- Tenho um coleirinha.
- Virado?
- Virado.
- Muito velho?
- Virado há um ano.
- Canta?
- Uma beleza.
- Manso?
- Canta no dedo.
- O senhor vende?
- Vendo.
- Quanto?
- Dez contos.
Pausa. Depois volta:
- Só tem coleira?
- Tenho um melro e um curió.
- É melro mesmo ou é vira?
- É quase do tamanho de uma graúna.
- Deixa coçar a cabeça?
- Claro. Come na mão...
- E o curió?
- É muito bom curió.
- Por quanto o senhor vende?
- Dez contos.
Pausa.
- Deixa mais barato...
- Para você, seis contos.
- Com a gaiola?
- Sem a gaiola.
Pausa.
- E o melro?
- O melro eu não vendo.
- Como se chama?
- Brigitte.
- Uai, é fêmea?
- Não. Foi a empregada que botou o
nome. Quando ela fala com ele, ele se arrepia todo, fica todo
despenteado, então ela diz que é
Brigitte.
Pausa.
- O coleira o senhor também deixa por
seis contos?
- Deixo por oito contos.
- Com a gaiola?
- Sem a gaiola.
Longa pausa. Hesitação. A irmãzinha o
chama de dentro d'água. E, antes de sair correndo, propõe,
sem me encarar:
-
O senhor não me dá um passarinho de presente, não?
Fontes:
Perfil empreendedor – Webartigos.com <http://www.webartigos.com/articles/31549/1/Conceito-de-Empreendedorismo/pagina1.html> Acessado em: 14/06/2014.
Referências:
Lei
11.598/2207
– Lei que cria a Rede
Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e
Negócios – REDESIM.
Enciclopédia Wikipedia.
Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo>.
Acessado em: 14/06/2014.Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Empreendedorismo revitaliza Morro Dona Marta.
Portal do Empreendedor.
Disponível em: <http://www.empreendedor.com.br>.
Acessado em: 14/06/2014.
Andrade, Carlos Drummond de
Campos, Paulo Mendes;Sabino, Fernando; Braga, Rubem : Para gostar de ler vol.1,
Editora Ática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário