UNIVERSIDADE
DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPUS I
COLEGIADO DE PEDAGOGIA
COMPONENTE CURRICULAR: RTM DO ENSINO DE L.
PORTUGUESA
DOCENTE: Rosemary Lapa de Oliveira
DISCENTES: Claudinei Costa, Everidiana Santana,
Milena Cerqueira
LEITURA FÍLMICA E SUBSTANTIVOS
PÚBLICO ALVO: 3º ano
TEMA: A
importância da leitura e produção textual; classe gramatical: substantivos.
OBJETIVO: conscientizar sobre
a importância da leitura, identificando os benefícios que os livros podem
oferecer aos educandos, mostrando para eles que, com a leitura, podem produzir
textos a partir de outras histórias, identificando substantivos e sua
funcionalidade dentro dos textos.
MATERIAIS:
Vídeo: A Menina que odiava livros,
computador, Data Show e caixa de som.
Lápis, caderno do aluno, papel A4, quadro.
TEMPO ESTIMADO: 6 momentos.
AVALIAÇÃO:
Acontecerá ao longo
das aulas, observando se os educandos ficaram mais motivados a ler e se
compreenderam o conceito de “substantivo” a partir das atividades propostas.
METODOLOGIA:
Momento
1: Sensibilização
Levantar questionamentos se os educandos
gostam de ler ou não gostam e o porquê, quais tipos de leitura tiveram contato,
a partir de suas respostas, formular junto com eles um mural que mostre quais
os benefícios da leitura, quais descobertas e conhecimentos podem ser
adquiridos a partir da leitura.
Fazer uma breve introdução do vídeo “a menina
que odiava livros”, dizendo que
se trata de um pequeno vídeo muito legal, que conta a história de uma menina
que não gostava de livros e que o vídeo irá ajudá-los a entender que ler é uma
verdadeira aventura! Após a breve
introdução, conduzir a turma para a sala de audiovisual. Feita a exibição do
vídeo, a educadora perguntará aos educandos: por que a menina não gostava de
livros? O que ela achava e pensava sobre os livros? Levantar o
questionamento de como a menina mudou sua opinião, o que ela aprendeu sobre os
livros e para que eles serviam.
Momento 2: Identificação dos substantivos
A educadora estimulará os educandos a
identificarem nas falas apresentadas no vídeo que fora mostrado exemplos de
substantivos. Ex: casa, livros, gato (Max), Nina, elefante, macacos, mesas de
cabeceira, etc.. Após isso, a educadora fará uma lista no quadro com palavras
semelhantes que serão citadas pelos alunos, após indagação feita pela mesma.
Momento 3: Produção textual
Atividade: A educadora pedirá
aos educandos que escolham um dos livros de Nina (personagem da história) e
construam um texto que conte o que aconteceu depois que cada personagem
encontrou seu livro. Ex: Os três porquinhos; T de Tamanduá; Os macacos
barulhetos; etc.
Momento 4: Estímulo à oralidade
Socialização das produções textuais (as que
foram produzidas no terceiro momento). Cada educando receberá a produção de um
dos seus colegas e, após a leitura do texto, os educandos serão motivados a
falarem sobre a história que produziram e o que mais chamou a atenção deles na
história dos colegas que eles tiveram a oportunidade de ler. Após as
apresentações e comentários das histórias, a professora lançará o
desafio para os estudantes encontrarem os substantivos presentes nas histórias,
escrevê-los em um papel a parte, separando-os conforme suas semelhanças. Ex:
nomes de pessoas, nomes de animais, palavras que indicam lugar (casa,
floresta...).
Momento 5: Sistematização
A educadora
apresentará aos educandos alguns outros
exemplos de substantivos para, depois, explicar que eles tanto
podem ser próprios quanto comuns. Feito isso, definirá e exemplificará os dois
tipos principais de substantivos: os próprios e os comuns, explicando que os substantivos próprios normalmente
são grafados com letras maiúsculas por nomear um ser ou uma “coisa” específica
dentro de um conjunto. Exemplo:
* Em uma sala de aula, cada educando é um ser específico, que está inserido em um grupo. Logo, seu nome é um substantivo próprio: João, Maria, Ana Paula, Eduardo etc.
* O Brasil é
um dos países da América do Sul, portanto, ele faz parte de um conjunto de
nações e, em consequência, seu nome também é um substantivo, tanto quanto
Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai etc.
* Mas como o
Brasil é composto por Estados, todos eles também são nomeados por substantivos
próprios, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná etc.
Após dar esses exemplos, a educadora dirá aos educandos que substantivos
comuns nomeiam qualquer
categoria de seres ou objetos. Normalmente, são grafados com letra minúscula -
exceto quando aparecem no início de uma frase. De modo mais simplificado, explicará
que, com
exceção dos substantivos coletivos,
todo substantivo que não é próprio pode ser chamado de comum.
Exemplo:
* A designação
de todos os animais que são chamados de domésticos, forma uma categoria de
seres: cachorro, gato, galinha, pata etc. Logo, todos esses nomes que são
grafados com letra minúscula, pois equivalem a substantivos comuns.
* Se repete também com a designação dos seguintes:
a) Brinquedos - bola, boneca, bicicleta,
peteca, corda, carrinho etc.
b) Objetos da cozinha - panela, faca,
garfo, fogão, geladeira etc.
c) Materiais escolares - caderno, lápis,
borracha, livro, apontador etc.
Momento 6: Culminância
A educadora
pedirá que os educandos criem um banco de palavras. Para tal, eles deverão
recortar, entre outros, nomes próprios e comuns de revistas coloridas. Depois,
a educadora revestirá uma caixa com todos eles. Em seguida, sugerirá que pelo
período de dois meses, a cada dia, três educandos alimentem o banco com um
substantivo próprio e outro comum, eles deverão estar anotados em pequenas
fichas entregues previamente pela educadora. No final dos dois meses, a
educadora deixará que os educandos abram a caixa e, junto com eles,
classificará em um papel metro, sob a forma de lista, em duas colunas, os
substantivos reunidos.
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