RECEITA E MODOS VERBAIS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DEDC I
DISCIPLINA: REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOCENTE: ROSEMARY LAPA
DISCENTES: ANA LUCIA PARANHOS DE JESUS
PRISCILA SANTOS MOREIRA


RECEITA E MODOS VERBAIS



CONTEÚDOS:
Gênero receita;
Verbos;
Modos verbais;
Intertextualidade intergêneros;

TEMPO ESTIMADO: 05 aulas

OBJETIVO GERAL:
Promover a compreensão dos gêneros textuais, trabalhando a escrita e leitura a partir do gênero receita.

Público alvo: 5º ano o ensino fundamental da EJA

1º dia de aula 




Objetivos:

  Escrever receitas
  Comparar receitas da internet com as produzidas em sala.
  Construir uma receita para confecção do livro de receita dos alunos no final do projeto como sistematização das atividades realizadas sobre o gênero.
           

1º momento

  A professora colocará a canção “Vatapá” de Caymmi,  para os estudantes ouvirem e distribuirá a letrada canção para os alunos acompanharem a música.
  Após a música a professora lançará as seguintes questões:

 Vocês sabem quem foi Dorival Caymmi?
  De que região ele era?
  Ao ler a canção que gênero textual lhes vêm a mente? Por quê?
   Quais as características desse gênero, como podemos perceber isso no texto?
  O que é possível inferir ao ler o verso: “procure uma nega baiana que saiba mexer”

·         A professora irá sugerir aos estudantes  trabalhar com o gênero textual receita culinária.
·         O professor, visando detectar os conhecimentos prévios acerca do gênero receita, começa levantando algumas questões:
1-    Alguém usa receita em casa?
2-    Qual a estrutura de uma receita?
3-    O que não pode faltar na receita?
4-    Qual tipo de receitas vocês gostam?
·         Após falar do tema, iremos solicitar que os alunos digam um nome de uma receita que eles saibam os ingredientes e gostam de fazer em casa.
·         Após a fala dos estudantes, iremos pedir que eles escrevam em seus cadernos uma receita que conhecem e saibam os ingredientes, retomando  na escrita a estrutura do gênero receita  que foi  trabalhado no início da aula.

2º momento

  •  Durante a escrita dos alunos, a educadora passa em cada carteira mediando o que eles aprenderam com o que ainda têm dúvida sobre, depois a professora leva os alunos ao laboratório para uso dos computadores, para que eles procurem sua receita na internet e façam comparações.
  • Nesse momento, a professora ensina, com o uso do data show, como proceder para fazer a pesquisa na internet e passa em cada computador para mediar os conhecimentos e tirar dúvidas. 
  • Em continuidade, visando despertar à atenção, leitura e habilidade motora no uso da tecnologia, a professora solicita que os alunos procurem na internet a mesma receita que eles escreveram no 1º momento e vejam qual a diferença entre ambas, se mudou os ingredientes, se tem ingredientes iguais à sua, porém com outro nome, se tem a mesma estrutura que a sua escrita e se os modos de fazer são iguais.
  • Cada aluno irá escrever em seu caderno os pontos que a professora solicitou que observassem na receita e após o intervalo na sala de aula irão discutir e apresentar suas escritas.

 4º momento

·         Será pedido que a turma se organize em dupla e cada um irá mostrar para seu colega o que modificou de um texto para outro, em relação ao conteúdo e estrutura da receita culinária.

5º momento

  • Após todos terminarem de apresentar para a dupla sua receita, a professora pede que socializem com toda turma e mostrem o que encontraram de semelhanças e diferenças nas receitas. Logo após, a professora pede que guardem a receita, pois irão utilizar em outra aula para confeccionar o livro de receitas da turma para exposição na biblioteca.


2º dia de aula

Objetivos:
  Reconhecer a estrutura e as características do gênero receita (texto instrucional).
  Compreender os modos verbais
  Compreender a função e empregar corretamente os verbos no modo imperativo.


1º momento
·         A professora apresenta um modelo de receita e coloca no Datashow para todos visualizarem e pede para um voluntário da turma ler em voz alta a receita no quadro.

Texto

Brigadeiro de microondas

Tipo de culinária: culinária popular
Categoria: doces
Rendimento: 30 porções
Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de margarina
quanto baste de chocolate granulado

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes, menos o chocolate granulado, num refratário fundo e mexa bem. Leve ao microondas por 3 minutos na potência alta. Retire, mexa bem e depois coloque mais 4 minutos no microondas em potência alta. Retire, mexa novamente até ficar homogêneo, transfira a massa obtida para um prato raso. Espere esfriar e enrole os docinhos.

·         Feita a leitura da receita, a professora retomará letra da canção para fazer as comparações: “Se quiser vatapá, que procure fazer/ primeiro o fubá, depois o dendê/ Procure uma nega baiana que saiba mexer” “Com qualquer dez milréis e uma nega se faz um vatapá” – nesse excerto, que verbo dá ideia de certeza? FAZ. Que verbos dão ideia de incerteza? QUISER/SAIBA. Comando, pedido? PROCURE.

·         Após ouvir os estudantes a professora questionará:
ü  Na receita do brigadeiro é possível encontrar que modo verbal? Por quê?
 
ü  Que palavras indicam o modo de preparo? Vamos destacar?

ü  Na primeira parte da receita diz como deve ser feita? De que forma diz?
·         No momento em que os alunos disserem as palavras, a professora irá sublinhá-las no texto.
·         Logo depois, a professora questiona se eles sabem qual a classe gramatical dessas palavras e em qual modo estão.
·         A professora propõe a sistematização do que aprenderam sobre verbos e tempos verbais. Após ouvir os alunos, é passado no slide esse quadro: e, depois, a professora, junto com os alunos, constroem definições sobre verbos e tempos verbais


              O MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele. Existem três os modos verbais, são eles: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. 

  • MODO INDICATIVO: O verbo expressa uma ação que provavelmente acontecerá, uma certeza, trabalhando com reais  possibilidades de concretização da ação verbal ou com a certeza comprovada da realização daquela ação. ex: Estudei muito para ser o que sou 
  • MODO SUBJUNTIVO: Ao contrário do indicativo, é o modo que expressa a dúvida, a incerteza, trabalhando com remotas possibilidades de concretização da ação verbal. ex: Se vieres a Belo Horizonte, me ligue
  • MODO IMPERATIVO: Apresenta-se na forma afirmativa e na forma negativa. Com ele nos dirigimos diretamente a alguém, em segunda pessoa, expressando o que queremos que esta(s) pessoa(s) faça(m). Pode indicar uma ordem, um pedido, um conselho etc., dependendo da entonação e do contexto em que é aplicado. Ex: Senhor, tende piedade de nós" 
    ou Não faça isso.” 

 
       ·         Após esse momento, a professora solicita que eles escrevam no caderno o modo de preparo e troquem os verbos no imperativo pelo verbo no indicativo para que eles percebam que altera o sentido do texto.
·         Essa tarefa será difícil e trará alguma diversão. Depois de fazer a troca do verbo, a professora pede que alguns colegas leiam como ficou o modo de preparo com a troca de verbos.

·         Neste momento, os alunos vão percebendo a dificuldade da leitura com verbos que não estão no imperativo e a professora vai questionando a importância dos verbos no imperativo para o gênero receita.

3 º momento

·         A professora questiona aos alunos que outros gêneros textuais utilizam o verbo no modo imperativo. Ela ouve as respostas dos alunos e mostra que é utilizado bastante o modo imperativo nas propagandas e manuais de instrução. Como aparece nos exemplos abaixo:
·         Também podem ser feitas buscas na internet com a mediação do professor...







·         Nesse momento, a professora entrega em cada cadeira um exercício para que eles completem a receita com os verbos imperativos já discutidos.


Nome Completo:___________________________________
Data:__/___/___
Atividade de Receita



1-    Leia a receita abaixo e depois responda às questões.

Bolo de chocolate crocante

Rendimento: 20 porções

Ingredientes da massa
6 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colheres (sopa) de óleo de soja
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de amido de milho
1 xícaras (chá) de água quente
2 colheres (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (café) de sal
Ingredientes do recheio 
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de nozes triturada(s)
2 colheres (sopa) de leite em pó
Ingredientes da calda 
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 unidade de canela em pau
3 unidades de cravo-da-índia
3 colheres(sopa) de rum

Questão 1_ Complete a receita com os verbos imperativos.

Modo de preparo

Massa
_____________ os ovos inteiros com o açúcar por 10 minutos. ___________  a velocidade da batedeira e _____________ a água misturada ao óleo. ______________ e _____________ delicadamente a farinha peneirada juntamente com o chocolate em pó, o amido de milho, o sal e o fermento em pó. ________________ a massa em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. _____________ ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, para assar.


Recheio
_______________  ao fogo o açúcar com a manteiga. ____________ caramelizar. ___________  a castanha de caju ou as nozes, e _______________ sobre mármore untado. ____________ esfriar e ____________ em pedaços. ________________ em um saco plástico com o leite em pó e ______________ com um martelo de carne para triturar. ______________ .

Calda
Numa panela, _______________ todos os ingrediente, exceto o rum, e __________ para ferver em fogo baixo, por 4 minutos. _____________ do fogo e ______________ o rum. _____________ .

·         A correção será feita no quadro com alunos voluntários. Durante a correção, poderá ser feito um diagnóstico dos avanços da turma em relação à flexão verbal.

4º momento


·         A professora põe um vídeo de Ana Maria Braga passando uma receita e pede para que os alunos anotem os verbos no imperativo falados por ela. Ao final do vídeo, os alunos irão socializar com a turma os verbos que foram falados por Ana Maria Braga e em que momento do vídeo ouviram estes verbos, trabalhando a escuta atenciosa e oralidade. 
·         Após assistirem o vídeo, a professora solicitará que os alunos falem os objetos que aparecem no vídeo, trabalhando a leitura imagética.
·         Para encerrar o dia, a professora leva os alunos à sala de informática e pede para que eles selecionem imagens que fazem parte da receita elaborada no primeiro dia e que farão parte do livro de receitas confeccionados por eles  no final do projeto. Com o auxílio da professora, todas as imagens serão impressas e guardadas para compor o livro  de receitas.


3º dia de aula

Objetivos:
ü  Evidenciar a função comunicativa de um gênero em outro
ü  Identificar quando um gênero assume a forma de outro
ü   Reconhecer as diferenças na estrutura dos gêneros relacionadas ao conteúdo.
ü  Produzir textos de um gênero a partir de outro.

1º momento
·         A professora inicia a aula retomando a canção Vatapá que é um gênero híbrido, então explica sobre a hibridização intergêneros, pois os alunos já têm uma noção do que é gênero textual, as funções comunicativas que pode desempenhar e estruturas trabalhados nas aulas anteriores.
·         O  professor ressalta que um gênero pode assumir a forma de outro gênero, tendo em vista o propósito de comunicação e traz exemplos para levantar questionamentos 


·         O professor, visando detectar o que os alunos assimilaram das aulas anteriores acerca do gênero receita, abre espaço para discursões entre eles, começa levantando algumas questões:
1-    Qual a forma desse gênero?
2-    Possui os elementos da receita?
3-    Que função comunicativa ele exerce?
4-    De que gênero se trata?
·         Após essas discursões, o professor irá sistematizar o assunto para que todos cheguem à conclusão de que o texto é uma receita, mas não uma receita alimentícia, porque não se trata de instruções para se preparar uma comida, mas tem a forma de receita com a função de aconselhar ou guiar o interlocutor para que assuma um comportamento que leve a um êxito nas avaliações escolares.

2º momento

  • Em continuidade, após o professor esclarece as dúvidas, irá solicitar que os alunos elaborem, em grupo, textos com a forma do gênero receita, mas com funções diferentes.
  • A professora diz aos alunos que seus textos irão compor uma coletânea que será distribuída para cada um deles e também será deixada na biblioteca da escola.
  • A professora dá exemplos aos alunos sobre as diversas funções que a forma do gênero receita pode assumir e utiliza mais um modelo de exemplo para explicar.
  • Depois solicita que os estudantes produzam receitas poéticas para compor o livro de receitas da turma.



4º momento



·         Pedir que cada grupo apresente para toda a turma em voz alta o texto e qual a função que predomina  nele.

5º momento

  • Após todos terminarem de apresentar para o grupo seu texto em forma de receita, a professora  sugere que produzam um cartaz para toda a turma com os textos apresentados para expor na sala de aula.
  • Após esse momento, a professora e os alunos confeccionarão cartazes convidando a comunidade escolar para assistirem a apresentação do livro de receitas produzido pela turma, cujo tema é: Receitas para deliciar a boca e a alma
  • A turma colará esses cartazes no mural da escola, na porta da escola, nos corredores e na direção.

4º dia de aula

Objetivos:
ü  Identificar as quantidades utilizadas nas receitas
ü  Elaborar um texto a partir de uma receita experimentada
ü  Trabalhar os conceitos de peso e medidas através de atividades práticas.
ü  Confeccionar o livro de receitas


1º momento
  • A professora explica aos alunos que irão trabalhar matemática a partir do gênero textual receita, analisando as diferentes forma de medir os ingredientes.
  • O professor faz o levantamento prévio do que os alunos já sabem sobre as medidas e questiona-os sobre as diferenças entre ambas e qual a importância em conhecer estas medidas para elaboração da receita.
  • Após levantamento prévio do conhecimento dos alunos, a professora explica sobre cada medida e traz exemplos de alimento em que encontramos medidas.
               

2º momento – debate


  • A professora levanta questionamentos de como é no dia-a-dia as condições de trabalho das pessoas que trabalham com alimentos, seja na fabricação, venda ou preparação. Ela pergunta aos alunos se eles ou alguém que eles conhecem trabalham com alimentos e quais são as condições trabalhistas dessas pessoas, se trabalham em casa, em um restaurante ou na rua.

3º momento

Os alunos expõe suas respostas sobre as perguntas feitas e logo depois  a professora dará a cada aluno uma atividade xerocada para responder.

Atividade de Interpretação

Bolo de Fubá de milho

Ingredientes:
4 ovos
3 xícaras de açúcar
1 copo de leite
1 copo de óleo não muito cheio
½ de fubá de milho
Coco ralado a gosto
2 colheres de coalhada um iogurte natural
1 pitada de sal
1 colher e ½ de pó Royal

Modo de preparo
            Bata bem os ovos no liquidificador juntamente com o açúcar e o óleo, depois acrescente o leite, o fubá de milho, coco ralado, sal e a coalhada, bata bem  e por último acrescente o Royal e misture bem. Coloque para  assar em forma untada com óleo, aproximadamente 20 minutos.

Rendimento: 15 pedaços.

Resolva os problemas:

1)    Preciso  fazer 45 pedaços de bolo. Quanto irei gastar de cada um dos ingredientes? Elabore como ficará a receita.

2)     Em minha sala de aula tem 30 alunos. Quantas receitas terei que fazer, se cada aluno comer um pedaço de bolo?

3)    Calcule a quantidade de ingredientes necessários para fazer o dobro dessa receita?

4)    Mamãe fez um bolo de fubá de milho para o lanche da tarde. Meu irmão comeu 2 pedaços de bolo, eu comi a metade de bolo que meu irmão comeu e meu pai comeu 2 pedaços. Quantos pedaços de bolo foram comidos?


5)    Qual a diferença entre os ingredientes e o modo de preparo?

____________________________________________________________________________________________________________________________

  • Durante a atividade, a professora irá  passar na cadeira de cada aluno para  observar seu desenvolvimento e após perceber que todos terminaram a atividade, a docente realizará a correção oral.

4º momento

·         Finalizadas as discursões sobre gêneros textuais, em especifico a receita, a professora retoma com os alunos  as receitas produzidas na primeira aula da semana e as outras receitas híbridas, dizendo que naquele momento eles farão a confecção do livro de receitas da turma para expor na biblioteca para visualização por todos da escola.
5° Momento

  • Os alunos irão, juntamente com a professora para a Biblioteca da Escola, apresentar para a comunidade Escolar o seu livro de receitas. Nessa apresentação terá receitas elaboradas pelos alunos e pela professora e na trilha musical da apresentação uma das músicas que será executada é a música “Vatapá” de Dorival Caymmi e outras que falem de receitas pesquisadas pelos estudantes.

Vatapá
  • Quem quiser vatapá, ô
    Que procure fazer
    Primeiro o fubá
    Depois o dendê
    Procure uma nêga baiana, ô
    Que saiba mexer
    Que saiba mexer
    Que saiba mexer
    Procure uma nêga baiana, ô
    Que saiba mexer
    Que saiba mexer
    Que saiba mexer
  • Bota castanha de caju
    Um bocadinho mais
    Pimenta malagueta
    Um bocadinho mais
    Bota castanha de caju
    Um bocadinho mais
    Pimenta malagueta
    Um bocadinho mais
  • Amendoim, camarão, rala um coco
    Na hora de machucar
    Sal com gengibre e cebola, iaiá
    Na hora de temperar
  • Não para de mexer, ô
    Que é pra não embolar
    Panela no fogo
    Não deixa queimar
    Com qualquer dez mil réis e uma nêga ô
    Se faz um vatapá
    Se faz um vatapá
    Que bom vatapá
  • Bota castanha de caju
    Um bocadinho mais
    Pimenta malagueta
    Um bocadinho mais
    Bota castanha de caju
    Um bocadinho mais
    Pimenta malagueta
    Um bocadinho mais
  • Amendoim, camarão, rala um coco
    Na hora de machucar
    Sal com gengibre e cebola



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