Universidade do
Estado da Bahia
Departamento de
Educação – DEDC – Campos I
Curso:
Licenciatura Plena Em Pedagogia
Semestre: VII – Noturno
Disciplina:
Referenciais Teórico-Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa
Docente:
Rosemary Lapa de Oliveira
Discentes:
Edjane de Souza Santos, Joilda Andrade Tanure e Maria de Fátima Santos
PROPAGANDA E SUBSTANTIVO
PRÓPRIO E SUBSTANTIVO COMUM
OBJETIVO GERAL
Identificar a estrutura, e
finalidade do gênero propaganda, fazendo-se reconhecer a sua aplicabilidade em
prol da ética e da moral. Assim como, reconhecer os substantivos próprios e
comuns como classe gramatical.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer
a estrutura composicional do gênero;
Definir as características do
gênero;
Reconhecimento, leitura e interpretação da
propaganda;
Reconhecer os recursos
linguísticos e expressivos;
Identificar e contribuir para
combate ao preconceito e a discriminação;
Desenvolver a oralidade e
escrita;
Estimular a livre expressão;
Instigar a interação;
Estimular à ética e a moral no
convívio em sociedade;
Compreender o uso do
substantivo comum e próprio no gênero propaganda.
CONTEÚDOS
Leitura e interpretação de
propaganda;
O conceito de preconceito e a
discriminação;
Formas de preconceito e a
discriminação;
Substantivo próprio e substantivo
comum.
Público Alvo
Alunos do 4º ano do ensino
fundamental.
TEMPO
Quatro aulas
RECURSOS
Papel ofício, cadernos,
canetas, borracha, lápis, cartolinas, papel metro, lápis de cor e lápis
hidrocor, pincel atômico, apagador, data show.
DESENVOLVIMENTO
1ª Aula
1º Momento
Apresentar a seguinte propaganda:
A propaganda será apresentada sem a linguagem escrita, de forma que seja
trabalhada a linguagem não verbal e imagética, considerando os conhecimentos prévios dos alunos, pedir que cada aluno relate o que eles
veem na imagem mostrada.
· E, logo em seguida
solicitar que cada um deles escreva uma frase em seu caderno que relacione a
imagem com sua vida pessoal e leiam para que todos se expressem oralmente.
·
Dividir a classe
em grupos e solicitar que conversem entre eles sobre seus próprios gostos,
aspectos de suas personalidades, o que desejam;
· Em seguida, com a sala organizada em círculo,
solicitar que cada um represente seu jeito de ser de forma dramatizada.
· Fazer a leitura do
livro O menino que ganhou uma boneca de Majô Baptistoni e a partir dessa
leitura, instigar os alunos a refletirem sobre as coisas ao seu redor. Fazendo uma
enquete com os alunos, e montar um mural com os nomes deles e listar as
respostas das seguintes perguntas: Quem de vocês gostaria de brincar com
carrinhos? E quem gostaria de brincar de boneca? E em seguida listaremos as
respostas dos mesmos expondo-as no mural.
· Diante do mural e
das respostas dadas pelos alunos pedir que reconheçam e comparem a quantidade de
meninas que brincariam de carrinho e os meninos que brincariam de bonecas. E,
de acordo com as respostas propor que escrevam no caderno explicando o que eles
acham de meninos de poder brincar com bonecas e meninas com carrinho a partir
da frase que escreveram anteriormente.
2º Momento
· A fim de estimular
a oralidade, a livre expressão e a interatividade, em uma roda de conversa cada
aluno lerá seus textos e a partir desses, poderão identificar e construir o
conceito de preconceito e descriminação, de modo que nessa roda serão
discutidas perguntas como: Para vocês o que é preconceito? E a discriminação?
Vocês já ouviram falar ou presenciaram alguma situação de preconceito e/ou
descriminação? E como vocês acham que
podem ajudar a combatê-los?
· Distribuiremos
papel oficio para os alunos e pediremos para desenharem o brinquedo que
gostariam de brincar e ainda escrevam uma frase relacionada ao brinquedo que
escolheu. E montaremos um segundo mural com os desenhos e as frases.
·
Em seguida,
apresentaremos a mesma propaganda na versão original, com a imagem e os textos
contidos na mesma.
· Em uma roda de conversa, pediremos para lerem a frase da propaganda que
está sendo apresentada. A partir daí, ao fim de cada relato iniciaremos uma
discussão em torno das seguintes perguntas: Vocês acham que seus pais
comprariam bonecos para vocês a partir dessa imagem? Por que sim? Por que não?
O que vocês acham que chamaria atenção de seus pais? O que chama atenção de
vocês na imagem? O que vocês acharam da mensagem que acompanha a imagem? O que
mudaria na imagem? O que escreveria juntamente com a imagem?
·
Ainda, na roda de conversa de forma que todos se expressem e sejam
ouvidos, serão lançadas as seguintes perguntas para discussão:
Vocês já viram alguém desrespeitando alguém? Como aconteceu o
desrespeito? O que vocês acham que é desrespeitar alguém? Vocês concordam com
atitudes de desrespeito? Por quê? O acham que pode ser feito para que todos se
respeitem mutuamente?
· Solicitar que os alunos em grupos montem cartazes com frases que chamem
atenção de todos e mostrem gestos de respeito ao outro, através de desenhos
e/ou frases criadas por eles e colem na sala para que todos possam visualizar.
3ºMomento
· Pediremos para que identifiquem e escrevam em seus cadernos as
diferenças entre primeira e segunda versão da propaganda mostrada.
· Depois explicaremos que a primeira é imagética e não verbal e a segunda
é imagética e verbal porque além da imagem possui palavras escritas.
· Em uma roda de conversa e munidos de cadernos, solicitar que os alunos
respondam as seguintes questões: O que você vê na imagem? O que chama a atenção
na imagem e na frase? O que você acha que o menino está sentindo com o boneco
no colo? Que sensação o rosto do menino lhe transmite? Dê nome ao
boneco e ao pai do boneco.
· Solicitar que dois voluntários reescrevam no quadro as frases contidas
na propaganda e em seguida grifaremos todos os substantivos e construiremos o
conceito de substantivo juntamente com a turma de maneira que percebam sua
funcionalidade e uso no gênero propaganda. E sugerir que pesquisem em jornais,
revistas e tragam exemplos de propagandas com substantivos para a próxima aula.
· Em seguida, solicitar que os alunos deem exemplos de nomes de objetos,
lugares que conhecem ou já ouviram falar e nomes de pessoas. De maneira que
cada um dos alunos vá até o quadro e escreva seu exemplo, dessa forma, listarão
no quadro todos os exemplos sugeridos por eles mesmos.
· Depois, em seus cadernos, reescreverão todos os exemplos, separando os
substantivos próprios dos substantivos comuns. E ainda terão que classificar os
substantivos encontrados e grifados na propaganda apresentada e trabalhada em
sala de aula.
2º
Aula
1º
Momento
·
Pediremos aos alunos que apresentem a
pesquisa, analisando os substantivos encontrados para uma melhor fixação da
definição do conceito de substantivo e a classificação do substantivo próprio e
do substantivo comum como classe gramatical e seu uso no gênero propaganda.
·
Solicitar que eles montem um terceiro mural
com os substantivos encontrados nas propagandas pesquisadas por eles, de
maneira que listem e classifiquem em substantivo comum ou próprio para melhor
fixação.
· E ainda em debate em grupo comparem os
variados tipos de propaganda que pesquisaram, a fim de se fazer evidenciar e
fixar as diversas características do gênero, ou seja:
- Para quem ou público alvo ( ex: criança);
- O que pretende ( ex: influenciar o comportamento);
- De que forma apresenta ( ex : mostra o brinquedo em ação);
- Local em que aparece a propaganda ou mídia ( ex: TV);
- Qual a linguagem que usa para comunicar (ex: musica, imagem do brinquedo);
- Estratégias: Aparece no intervalo dos filmes e programas infantis.
•
E ainda na discussão, mediar a análise da
forma de propagandas: os alunos deverão
refletir sobre o destaque para o nome da instituição e sua logomarca, endereço
e telefone, assim como frase de impacto se apropriando da data representativa.
Por que foi o jornal, revista enfim, o meio utilizado? E sobre o sentido da
mensagem de compromisso ético e social mostrando que a responsabilidade está em
suas mãos. O que pode ser dito?
Em
seguida, os educandos analisarão o uso do tamanho das letras e o uso das
palavras e suas funções de ligação à ideia, conexão e o que informam sobre o
autor. A ação e seu significado, mas não apenas
isso; perceber a importância de interpretar uma propaganda em fim, um
texto.
•
Será
perguntado como eles entendem cada propaganda pesquisada e escolhida pelos
alunos. Diante do exposto com outros questionamentos de forma a entender qual a
situação de produção do
texto. A quem se destina? Qual objetivo? Sobre o que trata? Que conteúdos e
formas de expressão são utilizados para dizer o que diz? Quem o produz?
2º
Momento
Apresentar
o seguinte exemplo de propaganda:
·
Dividir
a turma em grupos e propor a através de uma discussão a análise da propaganda:
dia mundial do meio ambiente vinculada no jornal a tarde de 05 de junho de 2014:
De maneira que cada grupo responda as seguintes questões:
- Qual a intenção?
- Dirigido a que público?
- Por que utiliza este tipo de veículo?
- Que estratégias são usadas?
- Houve intencionalidade na escolha das cores usadas?
- O porquê da escolha das palavras.
- O que as figuras usadas querem dizer?
·
A partir
das perguntas relacionadas à propaganda mostrada, solicitar que escrevam em uma
folha de papel A4 o que entenderam sobre a imagem representada na propaganda. E
qual a mensagem que ela propõe transmitir. Depois de feita essa análise, será
solicitado que grifem todos os substantivos próprios e circulem os substantivos
comuns encontrados nos textos que eles construíram. Posteriormente abriremos
uma discussão sobre as escolhas dos substantivos comuns e próprios para fixar
melhor a ideia das diferenças e semelhanças deles, inclusive relacionadas ao
seu uso. Cada texto será lido para toda a turma por um integrante escolhido em cada
grupo e o texto será exposto no mural em sala de aula e as sínteses,
construídas grupalmente, serão registradas em seus cadernos.
·
Ainda em grupos, apresentaremos uma proposta
em que cada um dos grupos deve criar uma propaganda a fim de combater qualquer
tipo de preconceito de livre escolha. Deixando livre, além do tema, o seu público
alvo, seus objetivos, suas estratégias e qual será a mídia. E depois de
construída será apresentada a toda turma.
3º
Momento
·
Organizaremos uma campanha de combate ao
preconceito na escola por intermédio do gênero propaganda na qual serão
expostas para toda a escola todas as propagandas construídas pelos alunos.
Enfatizando a importância do combate ao preconceito e a discriminação. Assim os
alunos perceberão como podemos nos apropriar do gênero textual propaganda para
contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.
AVALIAÇÃO
Durante
todas as aulas, deve-se considerar a participação do grupo individualmente,
observando as informações trazidas por cada aluno, as discussões suscitadas, o
envolvimento na produção, entre outros aspectos. Ou seja, a avalição precisa
ser processual e contínua. A produção
final poderá ser avaliada, considerando as adequações ao gênero solicitado em
culminância com o que foi construído ao longo do processo de aprendizagem.
REFERENCIAS:
•
FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar gramática.
FTD. 1997.
• SOARES,
Magda. Linguagem e Escola – Uma Perspectiva Social. São Paulo: Ática, 1986.
• Os
Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf acessado: em 02 dejunho
de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário