PROPAGANDA E SUBSTANTIVO

Universidade do Estado da Bahia
Departamento de Educação – DEDC – Campos I
Curso: Licenciatura Plena Em Pedagogia   Semestre: VII – Noturno
Disciplina: Referenciais Teórico-Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa
Docente: Rosemary Lapa de Oliveira
Discentes: Edjane de Souza Santos, Joilda Andrade Tanure e Maria de Fátima Santos

PROPAGANDA E SUBSTANTIVO PRÓPRIO E SUBSTANTIVO COMUM

OBJETIVO GERAL

Identificar a estrutura, e finalidade do gênero propaganda, fazendo-se reconhecer a sua aplicabilidade em prol da ética e da moral. Assim como, reconhecer os substantivos próprios e comuns como classe gramatical.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer a estrutura composicional do gênero;
Definir as características do gênero;
Reconhecimento, leitura e interpretação da propaganda;
Reconhecer os recursos linguísticos e expressivos;
Identificar e contribuir para combate ao preconceito e a discriminação;
Desenvolver a oralidade e escrita;
Estimular a livre expressão;
Instigar a interação;
Estimular à ética e a moral no convívio em sociedade;
Compreender o uso do substantivo comum e próprio no gênero propaganda.

CONTEÚDOS

Leitura e interpretação de propaganda;
O conceito de preconceito e a discriminação;
Formas de preconceito e a discriminação;
Substantivo próprio e substantivo comum.

Público Alvo
Alunos do 4º ano do ensino fundamental.

TEMPO
Quatro aulas

RECURSOS
Papel ofício, cadernos, canetas, borracha, lápis, cartolinas, papel metro, lápis de cor e lápis hidrocor, pincel atômico, apagador, data show.

DESENVOLVIMENTO

1ª Aula

1º Momento

 Apresentar a seguinte propaganda:



      A propaganda será apresentada sem a linguagem escrita, de forma que seja trabalhada a linguagem não verbal e imagética, considerando os conhecimentos prévios dos alunos, pedir que cada aluno relate o que eles veem na imagem mostrada.

·       E, logo em seguida solicitar que cada um deles escreva uma frase em seu caderno que relacione a imagem com sua vida pessoal e leiam para que todos se expressem oralmente.

·         Dividir a classe em grupos e solicitar que conversem entre eles sobre seus próprios gostos, aspectos de suas personalidades, o que desejam;

·        Em seguida, com a sala organizada em círculo, solicitar que cada um represente seu jeito de ser de forma dramatizada.

·       Fazer a leitura do livro O menino que ganhou uma boneca de Majô Baptistoni e a partir dessa leitura, instigar os alunos a refletirem sobre as coisas ao seu redor. Fazendo uma enquete com os alunos, e montar um mural com os nomes deles e listar as respostas das seguintes perguntas: Quem de vocês gostaria de brincar com carrinhos? E quem gostaria de brincar de boneca? E em seguida listaremos as respostas dos mesmos expondo-as no mural.

·     Diante do mural e das respostas dadas pelos alunos pedir que reconheçam e comparem a quantidade de meninas que brincariam de carrinho e os meninos que brincariam de bonecas. E, de acordo com as respostas propor que escrevam no caderno explicando o que eles acham de meninos de poder brincar com bonecas e meninas com carrinho a partir da frase que escreveram anteriormente.

2º Momento

·       A fim de estimular a oralidade, a livre expressão e a interatividade, em uma roda de conversa cada aluno lerá seus textos e a partir desses, poderão identificar e construir o conceito de preconceito e descriminação, de modo que nessa roda serão discutidas perguntas como: Para vocês o que é preconceito? E a discriminação? Vocês já ouviram falar ou presenciaram alguma situação de preconceito e/ou descriminação?  E como vocês acham que podem ajudar a combatê-los?

·     Distribuiremos papel oficio para os alunos e pediremos para desenharem o brinquedo que gostariam de brincar e ainda escrevam uma frase relacionada ao brinquedo que escolheu. E montaremos um segundo mural com os desenhos e as frases.

·         Em seguida, apresentaremos a mesma propaganda na versão original, com a imagem e os textos contidos na mesma.
    



·     Em uma roda de conversa, pediremos para lerem a frase da propaganda que está sendo apresentada. A partir daí, ao fim de cada relato iniciaremos uma discussão em torno das seguintes perguntas: Vocês acham que seus pais comprariam bonecos para vocês a partir dessa imagem? Por que sim? Por que não? O que vocês acham que chamaria atenção de seus pais? O que chama atenção de vocês na imagem? O que vocês acharam da mensagem que acompanha a imagem? O que mudaria na imagem? O que escreveria juntamente com a imagem?

·         Ainda, na roda de conversa de forma que todos se expressem e sejam ouvidos, serão lançadas as seguintes perguntas para discussão:

Vocês já viram alguém desrespeitando alguém? Como aconteceu o desrespeito? O que vocês acham que é desrespeitar alguém? Vocês concordam com atitudes de desrespeito? Por quê? O acham que pode ser feito para que todos se respeitem mutuamente?

·      Solicitar que os alunos em grupos montem cartazes com frases que chamem atenção de todos e mostrem gestos de respeito ao outro, através de desenhos e/ou frases criadas por eles e colem na sala para que todos possam visualizar.

3ºMomento

·      Pediremos para que identifiquem e escrevam em seus cadernos as diferenças entre primeira e segunda versão da propaganda mostrada.
·       Depois explicaremos que a primeira é imagética e não verbal e a segunda é imagética e verbal porque além da imagem possui palavras escritas.
·        Em uma roda de conversa e munidos de cadernos, solicitar que os alunos respondam as seguintes questões: O que você vê na imagem? O que chama a atenção na imagem e na frase? O que você acha que o menino está sentindo com o boneco no colo? Que sensação o rosto do menino lhe transmite?  Dê nome ao
boneco e ao pai do boneco.
·   Solicitar que dois voluntários reescrevam no quadro as frases contidas na propaganda e em seguida grifaremos todos os substantivos e construiremos o conceito de substantivo juntamente com a turma de maneira que percebam sua funcionalidade e uso no gênero propaganda. E sugerir que pesquisem em jornais, revistas e tragam exemplos de propagandas com substantivos para a próxima aula.
·    Em seguida, solicitar que os alunos deem exemplos de nomes de objetos, lugares que conhecem ou já ouviram falar e nomes de pessoas. De maneira que cada um dos alunos vá até o quadro e escreva seu exemplo, dessa forma, listarão no quadro todos os exemplos sugeridos por eles mesmos.
·    Depois, em seus cadernos, reescreverão todos os exemplos, separando os substantivos próprios dos substantivos comuns. E ainda terão que classificar os substantivos encontrados e grifados na propaganda apresentada e trabalhada em sala de aula.

2º Aula

1º Momento

·         Pediremos aos alunos que apresentem a pesquisa, analisando os substantivos encontrados para uma melhor fixação da definição do conceito de substantivo e a classificação do substantivo próprio e do substantivo comum como classe gramatical e seu uso no gênero propaganda.

·         Solicitar que eles montem um terceiro mural com os substantivos encontrados nas propagandas pesquisadas por eles, de maneira que listem e classifiquem em substantivo comum ou próprio para melhor fixação.

·       E ainda em debate em grupo comparem os variados tipos de propaganda que pesquisaram, a fim de se fazer evidenciar e fixar as diversas características do gênero, ou seja:

  •     Para quem ou público alvo ( ex: criança);
  •    O que pretende ( ex: influenciar o comportamento);
  •    De que forma apresenta ( ex : mostra o brinquedo em ação);
  •    Local em que aparece a propaganda ou mídia ( ex: TV);
  •    Qual a linguagem que usa para comunicar (ex:  musica, imagem do brinquedo);
  •    Estratégias: Aparece no intervalo dos filmes e programas infantis.


      E ainda na discussão, mediar a análise da forma de propagandas: os alunos  deverão refletir sobre o destaque para o nome da instituição e sua logomarca, endereço e telefone, assim como frase de impacto se apropriando da data representativa. Por que foi o jornal, revista enfim, o meio utilizado? E sobre o sentido da mensagem de compromisso ético e social mostrando que a responsabilidade está em suas mãos. O que pode ser dito?
Em seguida, os educandos analisarão o uso do tamanho das letras e o uso das palavras e suas funções de ligação à ideia, conexão e o que informam sobre o autor. A ação e seu significado, mas não apenas isso; perceber a importância de interpretar uma propaganda em fim, um texto. 
      Será perguntado como eles entendem cada propaganda pesquisada e escolhida pelos alunos. Diante do exposto com outros questionamentos de forma a entender qual a situação de produção do texto. A quem se destina? Qual objetivo? Sobre o que trata? Que conteúdos e formas de expressão são utilizados para dizer o que diz? Quem o produz?

2º Momento

Apresentar o seguinte exemplo de propaganda:


·         Dividir a turma em grupos e propor a através de uma discussão a análise da propaganda: dia mundial do meio ambiente vinculada no jornal a tarde de 05 de junho de 2014: De maneira que cada grupo responda as seguintes questões:
  •     Qual a intenção?
  •     Dirigido a que público?
  •     Por que utiliza este tipo de veículo?
  •     Que estratégias são usadas?
  •     Houve intencionalidade na escolha das cores usadas?
  •     O porquê da escolha das palavras.
  •     O que as figuras usadas querem dizer?

·         A partir das perguntas relacionadas à propaganda mostrada, solicitar que escrevam em uma folha de papel A4 o que entenderam sobre a imagem representada na propaganda. E qual a mensagem que ela propõe transmitir. Depois de feita essa análise, será solicitado que grifem todos os substantivos próprios e circulem os substantivos comuns encontrados nos textos que eles construíram. Posteriormente abriremos uma discussão sobre as escolhas dos substantivos comuns e próprios para fixar melhor a ideia das diferenças e semelhanças deles, inclusive relacionadas ao seu uso. Cada texto será lido para toda a turma por um integrante escolhido em cada grupo e o texto será exposto no mural em sala de aula e as sínteses, construídas grupalmente, serão registradas em seus cadernos.

·         Ainda em grupos, apresentaremos uma proposta em que cada um dos grupos deve criar uma propaganda a fim de combater qualquer tipo de preconceito de livre escolha. Deixando livre, além do tema, o seu público alvo, seus objetivos, suas estratégias e qual será a mídia. E depois de construída será apresentada a toda turma.

3º Momento

·         Organizaremos uma campanha de combate ao preconceito na escola por intermédio do gênero propaganda na qual serão expostas para toda a escola todas as propagandas construídas pelos alunos. Enfatizando a importância do combate ao preconceito e a discriminação. Assim os alunos perceberão como podemos nos apropriar do gênero textual propaganda para contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.

AVALIAÇÃO
Durante todas as aulas, deve-se considerar a participação do grupo individualmente, observando as informações trazidas por cada aluno, as discussões suscitadas, o envolvimento na produção, entre outros aspectos. Ou seja, a avalição precisa ser processual e contínua.  A produção final poderá ser avaliada, considerando as adequações ao gênero solicitado em culminância com o que foi construído ao longo do processo de aprendizagem.

REFERENCIAS:
      FERREIRA, Mauro. Aprender e praticar gramática. FTD. 1997.
      SOARES, Magda. Linguagem e Escola – Uma Perspectiva Social. São Paulo: Ática, 1986.
      Os Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf acessado: em 02 dejunho de 2014.

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