CONTOS DE FADAS E ORTOGRAFIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-CAMPUS I
DISCIPLINA: RTM - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
DOCENTE: ROSEMARY LAPA DE OLIVEIRA
DISCENTE: CARINE MACEDO E ISABEL MACEDO

CONTOS DE FADAS E ORTOGRAFIA

Disciplina: Língua Portuguesa

Tema: Contos de Fadas

Público alvo: 3° ano do Ensino Fundamental I

Tempo estimado: 6 aulas com duração de 100min. Cada.

Objetivo geral:
- Habilitar o aluno a conhecer e compreender o gênero contos de fadas e produzir textos narrativos.

Objetivos específicos:

- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de gêneros textuais;
- Proporcionar situações de leitura compartilhada;
- Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre o gênero textual: contos de fadas e outros gêneros já trabalhados;
- Desenvolver o hábito de ler e escrever durante o processo de produção textual;
- Produzir e revisar textos;
- Incentivar o trabalho em equipe
- Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita;
- Desenvolver expressão artística;
- Refletir sobre ortografia;
- Promover a aprendizagem paulatina das regras de acentuação.

Conteúdos:
- Gênero textual (contos de fadas);
- Leitura e produção de texto;
- Revisão Ortográfica textual.

Recursos: livros de contos de fadas, DVD, Projetor, computador, Papel oficio, lápis grafite, lápis de cor, hidrocor, cola, grampeador, cola gliter, papel duplex, quadro branco, piloto, tesoura, etc.

Avaliação
A avaliação será realizada durante as atividades propostas a fim de promover melhor desenvolvimento dos alunos, pois se diagnosticarmos alguma situação em que os alunos apresentem dificuldades iremos realizar intervenções pontuais para que os mesmos atinjam objetivos propostos

DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA.
Antes de iniciar as atividades, a professora irá expor aos seus alunos o trabalho que será desenvolvido. Ela esclarecerá que eles irão trabalhar com o gênero conto de fadas e que ao final eles produzirão um livro que será apresentado à comunidade escolar e aos seus familiares.

1ª Aula
Numa roda de conversa a professora irá perguntar aos alunos:
- Vocês sabem o que é um conto de fadas?
 - Conhece algum (s)? Quais?
 - Onde vocês ouviram essa historia a primeira vez (livro, DVD, cd, outro)?
Após essa contextualização, a professora deverá proporcionar aos alunos a possibilidade de expressão oral com intuito de relembrar os contos de fadas que conhecem. Para tanto, a professora escreverá no quadro os nomes dos contos mais conhecidos, conforme os estudantes forem verbalizando.
- Chapeuzinho Vermelho
- Os Três Porquinhos
- A Bela e a Fera
- A Bela Adormecida
- Cinderela
Em seguida a professora fará a seguinte abordagem:
 - Quem lembra a historia de pelo menos um desses contos?
- E os personagens, quem são?
- Como termina a história?
A professora deve observar se há participação de todos; se todos já tiveram contato com o gênero; as dificuldades e facilidades dos alunos para expressar oralmente suas ideias ou conhecimentos.
Feito isso, a professora junto com a turma elegerá um conto para ser trabalhado (Chapeuzinho Vermelho).

2ª Aula
No primeiro momento a professora deverá lembrar que o conto de fadas selecionado para este trabalho é o da Chapeuzinho Vermelho e que conheceremos duas versões para o mesmo conto uma através do livro e a outra através do filme Deu a Louca na Chapeuzinho.
            No segundo momento a professora fará a leitura do livro Chapeuzinho Vermelho, mostrando as ilustrações do livro. Em seguida os alunos interpretarão oralmente a história, identificando os personagens, o tempo e o espaço em que acontece a história (o que? Onde? Quando?como?);

·         Em que tempo ocorrem os fatos?
·         Quanto tempo dura a narrativa?
·         Quando Chapeuzinho percebe que foi enganada?
·         Como podemos caracterizar as personagens?
·         Em que ambientes se passa a história?
·         Que sensação cada ambiente lhe dá? A casa da mãe, a floresta, a casa da avó
·         O que Chapeuzinho foi fazer na casa da vovó?
·         Ela conseguiu fazer o que ela ia fazer lá?
·         Que fato marca de forma mais intensa a narrativa?
·         Como termina a História?
·         Você acha que foi um final justo?
Entre outras perguntas que surjam conforme o diálogo com as crianças.
No terceiro momento, a professora irá distribuir um quadro para que os
alunos possam registrar informações sobre o conto, separando-os em elementos que compõem a narrativa: caracterização de personagens, tempo, lugar, enredo.

3ª Aula
A professora irá exibir o filme “Deu a Louca na Chapeuzinho” filme Dirigido por: Todd Edwards, Tony Leech, Cory Edwards; Com Dominique Lavanant, Anne Hathaway, Glenn Close. Gênero Animação , Comédia, duração de 120 minutos e nacionalidade EUA. Para desenvolver uma atividade de interpretação, na qual contemplará a nível de observação os mesmos itens abordados na atividade anterior. Com esta atividade os alunos perceberão que é possível escrever histórias através de uma ou mais versões.
·         O que vocês perceberam de diferente entre o filme e a história?.
·         Quais são os personagens do filme?
·         O que eles fazem?
·         Como é a chapeuzinho vermelho do filme?
·         O que você pensou ao assistir o filme?
·         Você pensava uma continuação dessa forma?

4ª Aula
No primeiro momento a professora distribuirá diversos livros de contos de fadas, (como por ex.: Os Três Porquinhos; A Bela e a Fera;  A Bela Adormecida; Cinderela), para os alunos e conversará sobre a estrutura de um livro: autor, ilustrador, capa, título, dedicatória etc. Em seguida pedirá que eles identifiquem estas características nos livros.
·         Vamos localizar onde está escrito o nome do autor?
·         E nome do ilustrador?
·         O que vocês podem observar na capa? Tem haver com a história? E o titulo?

No segundo momento propor às crianças que criem uma versão do conto “Chapeuzinho Vermelho”. A professora irá provocar os alunos com as perguntas:
- De que outra maneira a Chapeuzinho poderia ficar sabendo que sua vovozinha está doente?
- Em que outro lugar ou espaço poderia se passar essa historia?
- No lugar do lobo, quem poderia ser o vilão da historia? (lembrar aos alunos que eles podem inserir outros personagens a historia).
- Que outro final você daria a historia?
Para isso a professora irá propor a divisão da sala em cinco grupos, cada grupo com quatro componentes, orientando os grupos em suas produções.

5ª Aula
No primeiro momento, em roda, será feita a revisão dos textos coletivos, destacando os elementos que exigem maior atenção ( palavras com mais de um tipo de erro ortográfico, uso de R e RR, distinção entre ss e ç, x e ch, s com som de z, entre outros). Os grupos irão trocar os textos para que a outra equipe faça a correção. Nesse momento, a professora levantará uma discussão sobre ética, que o objetivo não é eles procurarem o erro, todos estão na escola para aprender e o erro na escola é aprendizagem. Ver no que o colega se equivocou e dizer o motivo do equívoco. Nesse momento será estimulada a participação dos alunos. A professora ficará atenta aos questionamentos que surgirem.
No segundo momento, a professora irá propor que todos brinquem do jogo de forca, escreverá no quadro para que todos possam visualizar e participar. O objetivo deste jogo é descobrir uma palavra adivinhando as letras que ela possui. Nesse caso, a letra que está faltando para substituir a letra errada. A professora encontrará essa palavras enquanto acompanha as correções feitas pelos estudantes no texto do outro grupo. A cada rodada, os alunos irão escolher uma letra que suspeitem fazer parte da palavra. Caso a palavra contenha esta letra, será mostrado em que posição(ões) ela está ( em caso de mais de uma letra incorreta). Entretanto, caso essa letra não exista na palavra, será desenhada uma parte do corpo do boneco do jogador. Se todas as 6 partes do corpo (cabeça, tronco, membros superiores e membro inferiores) do boneco estiverem desenhadas, o grupo passará a vez. Dessa maneira os alunos poderão fazer suas suposições e inferências, na tentativa de descobrir a maneira correta de escrever a palavra em destaque. Serão utilizadas variações que sistematizem as dificuldades ortográficas encontradas no processo de revisão, como o uso de "x", "ch", "ç", "ss" e "s".  Para isso, a professora irá promover discursões com a turma sobre as regularidades da língua, em seguida, pedir que a turma organize as regras que foram aprendidas. Fazer com que percebam que um mesmo som pode ser grafado com diferentes letras. Explicar também que poucas letras cumprem o princípio alfabético de relacionar uma unidade sonora (um fonema) a apenas uma letra escrita (grafema) e que isso acontece porque a escrita é um sistema de representação e não um código de transcrição exato. Se fosse assim, não existiria letras diferentes para sons iguais Ex.: o fonema  /s/ nas palavras “sapo”, “assar”, “cedo”, “poço”, “auxilio” e outras.

6ª Aula
Os alunos usarão a sexta aula para fazer a Ilustração e montagem do livro. Será desenhada e pintada as cenas que os alunos jugarem mais importantes. A professora orientará para a confecção da capa e para que todos possam dar sua opinião e contribuam para sua confecção.

Produto final
A culminância da atividade será a produção do livro com as novas versões do conto que foram criadas pelos alunos. A professora irá cuidarpara que o livro seja devidamente identificado com título (escolhido coletivamente), relação de autores e uma apresentação, que deixe claro aos leitores que a obra em questão é resultado de um trabalho de produção e revisão de texto, criado sobre uma história já conhecida. Depois de pronto, os alunos irão promover uma exposição para divulgar o livro na escola e uma cópia ficará à disposição na biblioteca para que as outras turmas possam consultá-lo.


 QUADRO COMPARATIVO

ITENS
CHAPEUZINHO VERMELHO
DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO
Autor


Ser Fantástico


Amigos


Vilões


Roupas


Meio de transporte


Desfecho




Nenhum comentário:

Postar um comentário