UNIVERSIDADE
DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO
DE EDUCAÇÃO-CAMPUS I
DISCIPLINA:
RTM - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
DOCENTE:
ROSEMARY LAPA DE OLIVEIRA
DISCENTE:
CARINE MACEDO E ISABEL MACEDO
CONTOS
DE FADAS E ORTOGRAFIA
Disciplina:
Língua Portuguesa
Tema:
Contos de Fadas
Público
alvo:
3° ano do Ensino Fundamental I
Tempo
estimado: 6 aulas com duração de 100min. Cada.
Objetivo
geral:
- Habilitar o aluno a
conhecer e compreender o gênero contos de fadas e produzir textos narrativos.
Objetivos
específicos:
- Ampliar o
conhecimento sobre a variedade de gêneros textuais;
-
Proporcionar situações de leitura compartilhada;
- Observar, registrar
e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre o gênero textual: contos de
fadas e outros gêneros já trabalhados;
- Desenvolver o
hábito de ler e escrever durante o processo de produção textual;
- Produzir e revisar
textos;
- Incentivar o
trabalho em equipe
- Avançar no
conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita;
- Desenvolver
expressão artística;
- Refletir sobre
ortografia;
- Promover
a aprendizagem paulatina das regras de acentuação.
Conteúdos:
-
Gênero textual (contos de fadas);
- Leitura
e produção de texto;
- Revisão
Ortográfica textual.
Recursos:
livros de contos de fadas, DVD, Projetor, computador, Papel oficio, lápis
grafite, lápis de cor, hidrocor, cola, grampeador, cola gliter, papel duplex,
quadro branco, piloto, tesoura, etc.
Avaliação
A avaliação
será realizada durante as atividades propostas a fim de promover melhor
desenvolvimento dos alunos, pois se diagnosticarmos alguma situação em que os
alunos apresentem dificuldades iremos realizar intervenções pontuais para que
os mesmos atinjam objetivos propostos
DESENVOLVIMENTO
DA PROPOSTA.
Antes
de iniciar as atividades, a professora irá expor aos seus alunos o trabalho que
será desenvolvido. Ela esclarecerá que eles irão trabalhar com o gênero conto
de fadas e que ao final eles produzirão um livro que será apresentado à
comunidade escolar e aos seus familiares.
1ª
Aula
Numa
roda de conversa a professora irá perguntar aos alunos:
-
Vocês sabem o que é um conto de fadas?
- Conhece algum (s)? Quais?
- Onde vocês ouviram essa historia a primeira
vez (livro, DVD, cd, outro)?
Após
essa contextualização, a professora deverá proporcionar aos alunos a
possibilidade de expressão oral com intuito de relembrar os contos de fadas que
conhecem. Para tanto, a professora escreverá no quadro os nomes dos contos mais
conhecidos, conforme os estudantes forem verbalizando.
-
Chapeuzinho Vermelho
- Os
Três Porquinhos
- A
Bela e a Fera
- A
Bela Adormecida
-
Cinderela
Em
seguida a professora fará a seguinte abordagem:
- Quem lembra a historia de pelo menos um
desses contos?
- E
os personagens, quem são?
-
Como termina a história?
A professora deve observar
se há participação de todos; se todos já tiveram contato com o gênero; as
dificuldades e facilidades dos alunos para expressar oralmente suas ideias ou
conhecimentos.
Feito isso, a professora
junto com a turma elegerá um conto para ser trabalhado (Chapeuzinho Vermelho).
2ª
Aula
No primeiro momento a
professora deverá lembrar que o conto de fadas selecionado para este trabalho é
o da Chapeuzinho Vermelho e que conheceremos duas versões para o mesmo conto
uma através do livro e a outra através do filme Deu a Louca na Chapeuzinho.
No
segundo momento a professora fará a leitura do livro Chapeuzinho Vermelho,
mostrando as ilustrações do livro. Em seguida os alunos interpretarão oralmente
a história, identificando os personagens, o tempo e o espaço em que acontece a
história (o que? Onde? Quando?como?);
·
Em que tempo ocorrem os fatos?
·
Quanto tempo dura a narrativa?
·
Quando Chapeuzinho percebe que foi enganada?
·
Como podemos caracterizar as personagens?
·
Em que ambientes se passa a história?
·
Que sensação cada ambiente lhe dá? A casa da
mãe, a floresta, a casa da avó
·
O que Chapeuzinho foi fazer na casa da vovó?
·
Ela conseguiu fazer o que ela ia fazer lá?
·
Que fato marca de forma mais intensa a
narrativa?
·
Como termina a História?
·
Você acha que foi um final justo?
Entre outras
perguntas que surjam conforme o diálogo com as crianças.
No terceiro momento, a
professora irá distribuir um quadro para que os
alunos possam registrar informações sobre o
conto, separando-os em elementos que compõem a narrativa: caracterização de
personagens, tempo, lugar, enredo.
3ª
Aula
A professora irá exibir o
filme “Deu a Louca na Chapeuzinho” filme Dirigido por: Todd Edwards, Tony
Leech, Cory Edwards; Com Dominique Lavanant, Anne Hathaway, Glenn Close. Gênero
Animação , Comédia, duração de 120 minutos e nacionalidade EUA. Para
desenvolver uma atividade de interpretação, na qual contemplará a nível de
observação os mesmos itens abordados na atividade anterior. Com esta atividade
os alunos perceberão que é possível escrever histórias através de uma ou mais
versões.
·
O que vocês perceberam de diferente entre o
filme e a história?.
·
Quais são os personagens do filme?
·
O que eles fazem?
·
Como é a chapeuzinho vermelho do filme?
·
O que você pensou ao assistir o filme?
·
Você pensava uma continuação dessa forma?
4ª
Aula
No primeiro momento a
professora distribuirá diversos livros de contos de fadas, (como por ex.: Os
Três Porquinhos; A Bela e a Fera; A Bela
Adormecida; Cinderela), para os alunos e conversará sobre a estrutura de um
livro: autor, ilustrador, capa, título, dedicatória etc. Em seguida pedirá que
eles identifiquem estas características nos livros.
·
Vamos localizar onde está escrito o nome do
autor?
·
E nome do ilustrador?
·
O que vocês podem observar na capa? Tem haver
com a história? E o titulo?
No segundo momento propor às
crianças que criem uma versão do conto “Chapeuzinho Vermelho”. A professora irá
provocar os alunos com as perguntas:
- De que outra maneira a
Chapeuzinho poderia ficar sabendo que sua vovozinha está doente?
- Em que outro lugar ou
espaço poderia se passar essa historia?
- No lugar do lobo, quem poderia
ser o vilão da historia? (lembrar aos alunos que eles podem inserir outros
personagens a historia).
- Que outro final você daria
a historia?
Para isso a professora irá propor
a divisão da sala em cinco grupos, cada grupo com quatro componentes, orientando
os grupos em suas produções.
5ª
Aula
No primeiro momento, em
roda, será feita a revisão dos textos coletivos, destacando os elementos que
exigem maior atenção ( palavras com mais de um tipo de erro ortográfico, uso de
R e RR, distinção
entre ss e ç, x e ch, s com som de z, entre outros). Os grupos irão trocar os
textos para que a outra equipe faça a correção. Nesse momento, a professora levantará
uma discussão sobre ética, que o objetivo não é eles procurarem o erro, todos
estão na escola para aprender e o erro na escola é aprendizagem. Ver no que o
colega se equivocou e dizer o motivo do equívoco. Nesse momento será estimulada
a participação dos alunos. A professora ficará atenta aos questionamentos que
surgirem.
No segundo momento, a
professora irá propor que todos brinquem do jogo de forca, escreverá no quadro
para que todos possam visualizar e participar. O objetivo deste jogo é
descobrir uma palavra adivinhando as letras que ela possui. Nesse caso, a letra
que está faltando para substituir a letra errada. A professora encontrará essa
palavras enquanto acompanha as correções feitas pelos estudantes no texto do
outro grupo. A cada rodada, os alunos irão escolher uma letra que suspeitem
fazer parte da palavra. Caso a palavra contenha esta letra, será mostrado em
que posição(ões) ela está ( em caso de mais de uma letra incorreta).
Entretanto, caso essa letra não exista na palavra, será desenhada uma parte do
corpo do boneco do jogador. Se todas as 6 partes do corpo (cabeça, tronco,
membros superiores e membro inferiores) do boneco estiverem desenhadas, o grupo
passará a vez. Dessa maneira os alunos poderão fazer suas suposições e
inferências, na tentativa de descobrir a maneira correta de escrever a palavra
em destaque. Serão utilizadas variações que sistematizem as dificuldades
ortográficas encontradas no processo de revisão, como o uso de "x",
"ch", "ç", "ss" e "s". Para isso, a professora irá promover
discursões com a turma sobre as regularidades da língua, em seguida, pedir que
a turma organize as regras que foram aprendidas. Fazer com que percebam que um
mesmo som pode ser grafado com diferentes letras. Explicar também que poucas
letras cumprem o princípio alfabético de relacionar uma unidade sonora (um
fonema) a apenas uma letra escrita (grafema) e que isso acontece porque a
escrita é um sistema de representação e não um código de transcrição exato. Se
fosse assim, não existiria letras diferentes para sons iguais Ex.: o
fonema /s/ nas palavras “sapo”, “assar”,
“cedo”, “poço”, “auxilio” e outras.
6ª
Aula
Os alunos usarão a sexta
aula para fazer a Ilustração e montagem do livro. Será desenhada e pintada as cenas
que os alunos jugarem mais importantes. A professora orientará para a confecção
da capa e para que todos possam dar sua opinião e contribuam para sua
confecção.
Produto
final
A culminância da atividade
será a produção do livro com as novas versões do conto que foram criadas pelos
alunos. A professora irá cuidarpara que o livro seja devidamente identificado
com título (escolhido coletivamente), relação de autores e uma apresentação,
que deixe claro aos leitores que a obra em questão é resultado de um trabalho
de produção e revisão de texto, criado sobre uma história já conhecida. Depois
de pronto, os alunos irão promover uma exposição para divulgar o livro na
escola e uma cópia ficará à disposição na biblioteca para que as outras turmas
possam consultá-lo.
QUADRO COMPARATIVO
ITENS
|
CHAPEUZINHO
VERMELHO
|
DEU
A LOUCA NA CHAPEUZINHO
|
Autor
|
|
|
Ser
Fantástico
|
|
|
Amigos
|
|
|
Vilões
|
|
|
Roupas
|
|
|
Meio
de transporte
|
|
|
Desfecho
|
|
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