UNEB- UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: REF. TEORICO MET. DA LÍNGUA
PORTUGUESA
DOCENTE: ROSYMERE LAPA
DISCENTES: ANDRÉIA FERNANDEZ, DENISE MIRANDA, MARILENE
NASCIMENTO, TERESA CRISTINA
GIBI, CANÇÃO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.
Turma: Ensino fundamental (4º ano)
Tema: Leitura
e escrita com uso de gibis e canção.
Duração: Aproximadamente de 1h e 30min.
CONTEÚDO:
·
Variação Linguística e fonema.
OBJETIVOS:
Desenvolver a linguagem oral e
escrita;
·
Despertar o gosto pela leitura e
desenvolver atitude de ouvinte;
·
Identificar formas linguísticas
regionais, rurais e urbanas.
·
Iniciar o desenvolvimento da escrita
com regras normativas;
·
Identificar semelhança na forma
linguística entre a canção (asa branca) e o gibi de (Chico Bento).
·
Compreender as diferenças entre
grafia e fonema.
CRONOGRAMAS DOS TRABALHOS:
•
Sensibilização, apresentação do tema
a ser trabalhado gibi “Chico Bento” Chico no shopping.
•
Leitura do gibi.
•
Contextualização e conceito do gibi
no processo de leitura e escrita.
• Acompanhamento do material escrito com letra do gibi.
•
Acompanhamento da historia na TV
•
Questionamentos acerca do tema,
estimulando a participação dos alunos.
•
Conceito de variação linguística.
•
Atividade escrita de texto.
•
Apresentação oral de reescrita de textos.
RECURSOS
UTILIZADOS:
Gibi da
história, Caderno, Lápis, Caneta colorida, DVD, TV, CD, Piloto, Papel ofício
A4, Dicionário, caixa de sapato e Cartolina.
AVALIAÇÃO
Processual,
levando em conta o interesse e participação do aluno nas atividades proposta e
questionamentos no desenvolvimento das atividades.
DESENVOLVIMENTO
1º
MOMENTO
Neste momento, a
professora iniciará a aula distribuindo cópias de uma história de gibi do
personagem Chico Bento de título “Chico no shopping” logo depois propor
que em dupla façam a leitura.
Após
a leitura, o professor deve perguntar aos alunos;
Quem
tem hábito de ler gibi?
Que
partes da história mais provocam riso? Por quê?
O
que podemos dizer do personagem Chico Bento diante das situações que ele causa?
O
que a atitude final de Chico nos diz sobre ele?
O
que, na atitude do primo de Chico, indica que ele é da cidade?
Nessa
história, quem você gostaria de ser? Chico Bento ou o primo? Por quê?
Você
já viu ou soube de uma história semelhante a essa? Conte.
Hoje
em dia, com a televisão e a internet chegando em quase todas as localidades do
país será que essa cena poderia acontecer num shopping de nossa cidade? Por
quê?
Em
seguida, utilizar as respostas dos alunos para, gerar um debate: , vocês deverão
perceber que o gibi traz uma historia que fala da realidade de um povo. Que
realidade é retratada no gibi? Que
críticas podemos perceber no desenrolar da história? É possível dizer
que a história mostra um preconceito regional? Por quê? Qual a sua opinião a
esse respeito?
2º MOMENTO
Convidar
os alunos a assistirem a mesma história do gibi contada através de um vídeo,
para ampliação da leitura da mesma. Após estes momentos, serão feito
questionamento do tipo:
•
Com a história em
forma de desenho animado, quais aspectos ficaram mais evidentes, para
entendimento? Por que, possivelmente
isso acontece?.
3º MOMENTO
Reconhecimento dos gêneros, selecionado e sua
utilidade.
•
O que vocês
percebem nas falas do personagem “Chico Bento e o Primo”? Essas diferenças que
vocês percebem estão relacionadas à que?
Abrir um debate com a turma:
Para
vocês, Chico Bento está falando certo ou errado? Ouvindo as respostas dos
alunos e o professor complementando. Todas as culturas são iguais? Todos vocês pertencem a uma mesma cultura? A
variação linguística está atrelada à variação cultural e devemos respeita a todas
as culturas. Vocês concordam? Conhecem alguma história de desrespeito cultural
vindo do modo de falar de uma pessoa?
ATIVIDADE
A partir do que foi discutido na sala, formule sua
concepção do que seja cultura e suas diferenças e por que devemos respeitar
todas as culturas. depois de todos os alunos fazerem a escrita do que é cultura,
eles devem ler suas produções. O professor fará a mediação das produções
textuais.
O professor questionará aos alunos, após a leitura do gibi e
reflexão da importância dá diversidade de culturas:
Onde vocês moram existe alguém que
fala semelhante ao personagem Chico Bento?
A forma de falar
deste personagem (Chico Bento) identifica de onde ele vem? Além da fala, que
outro aspecto demonstra a diferença entre os personagens Chico e o primo? (forma de se vestir, gosto, tipos de
experiência, etc...).
Neste
momento, o professor irá contextualizar, chamando a atenção dos alunos de como
a história retrata a diferença entre os personagens (Chico Bento e primo),
destacando aspectos linguísticos e culturais, (forma de falar e modo de
vida). Explicar que irá trabalhar com o
tipo de variação (geográfica). Construir com a turma o conceito a partir das
respostas e observações já feitas por eles.
Variação
geográfica; Como podemos
perceber na história apresentada e nas atividades até aqui realizadas, é a
variante da cada região, chamada também diatópica, (é a
relação que se dá as diferentes naturezas geográficas de uma língua).
4º MOMENTO
Nesta aula, o professor deverá falar para a turma que irá
trabalhar com uma canção, incentivar a participação deles através de
questionamentos como;
•
Quem aqui gosta de canção?
•
Que tipo de canção vocês
mais gostam?
•
Qual o seu cantor
preferido?
Após as respostas, fazer um breve conceito da
importância da canção dentro do contexto social, explicando a relevância da
canção como forma e traços da cultura de um povo, conservação de registros
históricos, além de forma de expressar sentimentos.
Assim,
a canção revela-se como um recurso importantíssimo para o processo de leitura e
escrita do aluno, levando em conta as possíveis ligações que os alunos podem
fazer do cotidiano com o meio escolar.
Logo
após, serão distribuídas copias individuais da canção "Asa Branca" de
(Luís Gonzaga), em seguida o professor pedirá que acompanhem a letra com o som
que ouvirão;
Quando
oiei a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu preguntei a Deus do céu,ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus óio
Se espanhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração.
Qual a fogueira de São João
Eu preguntei a Deus do céu,ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus óio
Se espanhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração.
Feito
isso, a aula prosseguirá partido dos seguintes questionamentos;
•
Quem conhece este
cantor?
•
De que realidade
fala essa música? Sentimentos,
sofrimentos, fé, de uma região (nordeste), seca...
•
Há alguma coisa na
escrita da letra desta música que chamou a atenção de vocês? Por quê? Veja que
para se referir para o que ele olha, o autor usa palavras como: terra ardendo,
fogueira, brazeiro, fornália. Que verso, na segunda estrofe dá a dica da
situação que ele retrata? “Por falta d’água...”
•
Que estrofe marca
mais fortemente a ideia de que o eu poético, a voz que fala no texto, não está
mais no lugar que ele retrata nas primeiras estrofes?
•
O eu poético
descreve um lugar e está em outro. Quais seriam esses dois lugares?
•
Qual relação vocês
percebem entre a música “Asa Branca” e a historia do gibi “Chico vai ao shopping”
contado na aula anterior?
É
necessário que o professor valorize cada resposta (mesmo que as justifique),
para que possa servir de incentivo à participação dos alunos no processo.
Partido deste ponto o professor irá fazendo ligação da fala da música com o gibi,
do tipo: Assim como na canção é possível perceber os traços culturais de um
povo, a canção fala de um povo que vive em uma região seca e em consequência
desta seca, pobreza.
5º MOMENTO
ATIVIDADE
Reúna
a turma, orientando para uma dinâmica de nome "bingo de palavras" na
qual o professor irá distribuir uma cartela feita de cartolina para cada aluno,
contendo (12) doze espaços em branco, no qual cada aluno deverá escrever em
cada espaço uma palavra da música trabalhada "ASA BRANCA", os alunos
terão como suporte a letra da música nas mãos e a mesma deverá estar exposta em
cartaz na parede da sala, obs.: cada aluno escreverá palavras de livre escolha
retirada da música é claro, preenchendo toda a cartela, não pode repetir palavras
nem deixar espaço em branco. Para que o jogo se torne justo, é importante a escrita
ser de caneta para que não seja apagada a palavra, também será importante que o
professor verifique antes de sortear as palavras se todos escreveram.
Feito isso, o professor estará com algumas
palavras retiradas da música, selecionadas e anotadas em pequenos pedaços de
papel, colocadas em uma caixa de sapato, irá abrir uma de cada vez até que o
primeiro aluno marque as doze palavras. É importante lembrar que nesta atividade
o professor poderá usar a criatividade e premiar os alunos para que incentive a
participação, os brindes poderão ser feitos com materiais recicláveis existente
na escola como; porta retrato com jornal, lápis decorado, porta lápis com EVA,
etc.
Com essa atividade espera se que os alunos
desenvolvam a escrita e a leitura de forma mais rápida além de compreenderem
regras existentes no jogo.
Lista do bingo
TERRA
|
BRASEIRO
|
SECA
|
DEUS
|
ALAZÃO
|
GADO
|
MESMO
|
ENTÃO
|
BRANCA
|
FOGUEIRA
|
MORREU
|
ROSINHA
|
6º MOMENTO
Retomando a aula anterior, o professor inicia a aula com a canção asa
branca, em seguida expõe um cartaz com a letra da canção, ao término da canção,
o professor solicita aos alunos que encontrem no texto palavras que se escrevem
com uma letra, mas tem som de outra. O
Professor perguntará aos alunos se alguém sabe por que isso aconteceu? (ouvir a
opinião dos alunos). Após as respostas, o
professor explicará que tem letras que são fieis ao seu som (representam o
mesmo som) e outros que podem representar outros sons. Sendo o caso do x, z, s.
Em muitas palavras, o fonema corresponde a uma letra. No
entanto, é importante lembrar que o fonema é a representação sonora, enquanto a
letra é a representação gráfica.
7º MOMENTO
ATIVIDADE
O
professor irá fazer um breve levantamento das aulas anteriores, informando aos
alunos a respeito da proposta de uma atividade envolvendo os assuntos abordados.
A proposta será individual, os alunos
deverão propor um novo fim para a canção de Gonzaga (utilizando palavras que
identifique a regionalidade explorada na canção);
Nesta
aula os grupos deverão apresentar suas criações, a proposta é que cada aluno apresente
sua criação e fale como realizaram a produção, as dificuldades, as ideias, se
houve ajuda dos pais ou pessoas da família, se gostaram de produzir essa
atividade...
Espera-se
com essa atividade que os alunos desenvolvam a criatividade, trabalhem
coletivamente, expressem oralmente, compreendendo que existem diversas formas
de variações nos falantes respeitando-as.
Referências bibliográficas:
Azeredo,
José Carlos. Língua portuguesa em debate: Conhecimento e ensino. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2000.
Maris,
Stella. Bortoni, Ricardo. Educação e língua materna: A sociolinguística na sala
de aula. São Paulo: Parábola Editorial. 2004.
O INCENTIVO DA LEITURA POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
Acadêmica do 7º Semestre do Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Sinop,
UNEMAT. Pertence ao grupo de orientação da professora Msª. Lenita Maria Korbes.Acessado em:
http://revistalingua.uol.com.br/textos/blog-abizzocchi/o-que-e-e-para-que-serve-a-norma-culta-265019-1.asp;
http://www.lpeu.com.br/q/p811r
http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/linguaportuguesa/morfologia/verbos-gerundio.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário