GIBI, CANÇÃO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.

UNEB- UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: REF. TEORICO MET. DA LÍNGUA PORTUGUESA
DOCENTE: ROSYMERE LAPA
DISCENTES: ANDRÉIA FERNANDEZ, DENISE MIRANDA, MARILENE NASCIMENTO, TERESA CRISTINA

GIBI, CANÇÃO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.

Turma: Ensino fundamental (4º ano)

Tema: Leitura e escrita com uso de gibis e canção.

Duração: Aproximadamente de 1h e 30min.

CONTEÚDO:
·         Variação Linguística e fonema.

OBJETIVOS:
 Desenvolver a linguagem oral e escrita;
·         Despertar o gosto pela leitura e desenvolver atitude de ouvinte;
·         Identificar formas linguísticas regionais, rurais e urbanas.
·         Iniciar o desenvolvimento da escrita com regras normativas;
·         Identificar semelhança na forma linguística entre a canção (asa branca) e o gibi de (Chico Bento).
·         Compreender as diferenças entre grafia e fonema.

CRONOGRAMAS DOS TRABALHOS:

       Sensibilização, apresentação do tema a ser trabalhado gibi “Chico Bento” Chico no shopping.
       Leitura do gibi.
       Contextualização e conceito do gibi no processo de leitura e escrita.
       Acompanhamento do material escrito com letra do gibi.
       Acompanhamento da historia na TV
       Questionamentos acerca do tema, estimulando a participação dos alunos.
       Conceito de variação linguística.
       Atividade escrita de texto.
       Apresentação oral de reescrita de textos.

RECURSOS UTILIZADOS:
Gibi da história, Caderno, Lápis, Caneta colorida, DVD, TV, CD, Piloto, Papel ofício A4, Dicionário, caixa de sapato e Cartolina.

AVALIAÇÃO
Processual, levando em conta o interesse e participação do aluno nas atividades proposta e questionamentos no desenvolvimento das atividades.

DESENVOLVIMENTO

1º MOMENTO

Neste momento, a professora iniciará a aula distribuindo cópias de uma história de gibi do personagem Chico Bento de título “Chico no shopping” logo depois propor que em dupla façam a leitura.
Após a leitura, o professor deve perguntar aos alunos;
Quem tem hábito de ler gibi?
Que partes da história mais provocam riso? Por quê?
O que podemos dizer do personagem Chico Bento diante das situações que ele causa?
O que a atitude final de Chico nos diz sobre ele?
O que, na atitude do primo de Chico, indica que ele é da cidade?
Nessa história, quem você gostaria de ser? Chico Bento ou o primo? Por quê?
Você já viu ou soube de uma história semelhante a essa? Conte.
Hoje em dia, com a televisão e a internet chegando em quase todas as localidades do país será que essa cena poderia acontecer num shopping de nossa cidade? Por quê?
Em seguida, utilizar as respostas dos alunos para, gerar um debate: , vocês deverão perceber que o gibi traz uma historia que fala da realidade de um povo. Que realidade é retratada no gibi? Que  críticas podemos perceber no desenrolar da história? É possível dizer que a história mostra um preconceito regional? Por quê? Qual a sua opinião a esse respeito?

2º MOMENTO

Convidar os alunos a assistirem a mesma história do gibi contada através de um vídeo, para ampliação da leitura da mesma. Após estes momentos, serão feito questionamento do tipo:
       Com a história em forma de desenho animado, quais aspectos ficaram mais evidentes, para entendimento?  Por que, possivelmente isso acontece?.

3º MOMENTO

Reconhecimento dos gêneros, selecionado e sua utilidade.

       O que vocês percebem nas falas do personagem “Chico Bento e o Primo”? Essas diferenças que vocês percebem estão relacionadas à que?
Abrir um debate com a turma:

Para vocês, Chico Bento está falando certo ou errado? Ouvindo as respostas dos alunos e o professor complementando. Todas as culturas são iguais?  Todos vocês pertencem a uma mesma cultura? A variação linguística está atrelada à variação cultural e devemos respeita a todas as culturas. Vocês concordam? Conhecem alguma história de desrespeito cultural vindo do modo de falar de uma pessoa?

ATIVIDADE
A partir do que foi discutido na sala, formule sua concepção do que seja cultura e suas diferenças e por que devemos respeitar todas as culturas. depois de todos os alunos fazerem a escrita do que é cultura, eles devem ler suas produções. O professor fará a mediação das produções textuais.

O professor questionará aos alunos, após a leitura do gibi e reflexão da importância dá diversidade de culturas:
Onde vocês moram existe alguém que fala semelhante ao personagem Chico Bento?
A forma de falar deste personagem (Chico Bento) identifica de onde ele vem? Além da fala, que outro aspecto demonstra a diferença entre os personagens Chico e o primo? (forma de se vestir, gosto, tipos de experiência, etc...).
Neste momento, o professor irá contextualizar, chamando a atenção dos alunos de como a história retrata a diferença entre os personagens (Chico Bento e primo), destacando aspectos linguísticos e culturais, (forma de falar e modo de vida).  Explicar que irá trabalhar com o tipo de variação (geográfica). Construir com a turma o conceito a partir das respostas e observações já feitas por eles.
Variação geográfica; Como podemos perceber na história apresentada e nas atividades até aqui realizadas, é a variante da cada região, chamada também diatópica, (é a relação que se dá as diferentes naturezas geográficas de uma língua).

4º MOMENTO

Nesta aula, o professor deverá falar para a turma que irá trabalhar com uma canção, incentivar a participação deles através de questionamentos como;
       Quem aqui gosta de canção?
       Que tipo de canção vocês mais gostam?
       Qual o seu cantor preferido?

 Após as respostas, fazer um breve conceito da importância da canção dentro do contexto social, explicando a relevância da canção como forma e traços da cultura de um povo, conservação de registros históricos, além de forma de expressar sentimentos.
Assim, a canção revela-se como um recurso importantíssimo para o processo de leitura e escrita do aluno, levando em conta as possíveis ligações que os alunos podem fazer do cotidiano com o meio escolar.
Logo após, serão distribuídas copias individuais da canção "Asa Branca" de (Luís Gonzaga), em seguida o professor pedirá que acompanhem a letra com o som que ouvirão;

Quando oiei a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu preguntei a Deus do céu,ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão

Quando o verde dos teus óio
Se espanhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração.

Feito isso, a aula prosseguirá partido dos seguintes questionamentos;

       Quem conhece este cantor?
       De que realidade fala essa música? Sentimentos, sofrimentos, fé, de uma região (nordeste), seca...
       Há alguma coisa na escrita da letra desta música que chamou a atenção de vocês? Por quê? Veja que para se referir para o que ele olha, o autor usa palavras como: terra ardendo, fogueira, brazeiro, fornália. Que verso, na segunda estrofe dá a dica da situação que ele retrata? “Por falta d’água...”
       Que estrofe marca mais fortemente a ideia de que o eu poético, a voz que fala no texto, não está mais no lugar que ele retrata nas primeiras estrofes?
       O eu poético descreve um lugar e está em outro. Quais seriam esses dois lugares?
       Qual relação vocês percebem entre a música “Asa Branca” e a historia do gibi “Chico vai ao shopping” contado na aula anterior?

É necessário que o professor valorize cada resposta (mesmo que as justifique), para que possa servir de incentivo à participação dos alunos no processo. Partido deste ponto o professor irá fazendo ligação da fala da música com o gibi, do tipo: Assim como na canção é possível perceber os traços culturais de um povo, a canção fala de um povo que vive em uma região seca e em consequência desta seca, pobreza.

5º MOMENTO

ATIVIDADE

Reúna a turma, orientando para uma dinâmica de nome "bingo de palavras" na qual o professor irá distribuir uma cartela feita de cartolina para cada aluno, contendo (12) doze espaços em branco, no qual cada aluno deverá escrever em cada espaço uma palavra da música trabalhada "ASA BRANCA", os alunos terão como suporte a letra da música nas mãos e a mesma deverá estar exposta em cartaz na parede da sala, obs.: cada aluno escreverá palavras de livre escolha retirada da música é claro, preenchendo toda a cartela, não pode repetir palavras nem deixar espaço em branco. Para que o jogo se torne justo, é importante a escrita ser de caneta para que não seja apagada a palavra, também será importante que o professor verifique antes de sortear as palavras se todos escreveram.
Feito isso, o professor estará com algumas palavras retiradas da música, selecionadas e anotadas em pequenos pedaços de papel, colocadas em uma caixa de sapato, irá abrir uma de cada vez até que o primeiro aluno marque as doze palavras. É importante lembrar que nesta atividade o professor poderá usar a criatividade e premiar os alunos para que incentive a participação, os brindes poderão ser feitos com materiais recicláveis existente na escola como; porta retrato com jornal, lápis decorado, porta lápis com EVA, etc.

Com essa atividade espera se que os alunos desenvolvam a escrita e a leitura de forma mais rápida além de compreenderem regras existentes no jogo.

Lista do bingo
TERRA
BRASEIRO
SECA
DEUS
ALAZÃO
GADO
MESMO
ENTÃO
BRANCA
FOGUEIRA
MORREU
ROSINHA


6º MOMENTO

Retomando a aula anterior, o professor inicia a aula com a canção asa branca, em seguida expõe um cartaz com a letra da canção, ao término da canção, o professor solicita aos alunos que encontrem no texto palavras que se escrevem com uma letra, mas tem som de outra.  O Professor perguntará aos alunos se alguém sabe por que isso aconteceu? (ouvir a opinião dos alunos).  Após as respostas, o professor explicará que tem letras que são fieis ao seu som (representam o mesmo som) e outros que podem representar outros sons. Sendo o caso do x, z, s.
Em muitas palavras, o fonema corresponde a uma letra. No entanto, é importante lembrar que o fonema é a representação sonora, enquanto a letra é a representação gráfica.

7º MOMENTO

ATIVIDADE

O professor irá fazer um breve levantamento das aulas anteriores, informando aos alunos a respeito da proposta de uma atividade envolvendo os assuntos abordados.  A proposta será individual, os alunos deverão propor um novo fim para a canção de Gonzaga (utilizando palavras que identifique a regionalidade explorada na canção);
Nesta aula os grupos deverão apresentar suas criações, a proposta é que cada aluno apresente sua criação e fale como realizaram a produção, as dificuldades, as ideias, se houve ajuda dos pais ou pessoas da família, se gostaram de produzir essa atividade...
Espera-se com essa atividade que os alunos desenvolvam a criatividade, trabalhem coletivamente, expressem oralmente, compreendendo que existem diversas formas de variações nos falantes respeitando-as.

Referências bibliográficas:

Azeredo, José Carlos. Língua portuguesa em debate: Conhecimento e ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
Maris, Stella. Bortoni, Ricardo. Educação e língua materna: A sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial. 2004.
O INCENTIVO DA LEITURA POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Acadêmica do 7º Semestre do Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Sinop, UNEMAT. Pertence ao grupo de orientação da professora Msª. Lenita Maria Korbes.Acessado em:
http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/linguaportuguesa/morfologia/verbos-gerundio.htm



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