Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Departamento
de Educação – Campus I
Curso de
Pedagogia Julho/2014
Referenciais
Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa
Docente: Rosemary Lapa de Oliveira
Discentes: Lygia dos Santos Fuentes, Rosimeire
Silva de Assis Lima, Valdelita Carvalho
TEXTO POÉTICO, SUBSTANTIVO E ADJETIVO
Público alvo: Estudantes do 4º ano
Ensino Fundamental
Duração: Período aproximado para 05
aulas/ 50 min cada
Texto: Casamento de bichos, de Ana
Maria da Silva
Gênero textual: Poesia
Objetivo
geral
Trabalhar
os conceitos de Substantivo e Adjetivo, utilizando o gênero textual poesia para
perceber a influência dos mesmos no sentido do texto.
Objetivos
específicos
- Potencializar o interesse e o gosto
pela leitura;
- Apresentar
as características do gênero textual poesia e os suportes midiáticos em que
podem ser encontrados (internet, livros, etc.);
-
Trabalhar os conceitos de Substantivo e Adjetivo;
- Desenvolver capacidades relativas às
percepções sobre as qualidades dos substantivos;
- Auxiliar a identificação dos
substantivos e adjetivos presentes nos textos; animais macho, fêmea; terrestre,
aquático e aéreo;
- Conhecer, utilizar e valorizar os
modos de produção e circulação da escrita na sociedade, à partir do
conhecimento de usos e funções sociais da escrita;
Resultados
esperados:
Participação dos estudantes em sala de
aula;
Atenção;
Execução das atividades propostas pelo
professor;
Exposição de opiniões nos debates entre
colegas e professor;
Compreensão dos temas abordados;
Identificação dos adjetivos e
substantivos encontrados nos textos;
Identificação de animais machos e
fêmeas encontrados na poesia.
Recursos
pedagógicos:
Livro de poesia;
Texto xerocopiado,
Gramáticas,
Dicionários,
Sites de pesquisas.
Materiais:
Folha de cartolina ou papel metro
Papel A4
Cola
Tesoura
Culminância:
Depois de criar uma poesia conjunta,
os estudantes irão apresentar sua criação em forma de jogral para os colegas,
professores e funcionários na quadra da escola. Em seguida, irão expor no mural
da instituição para acesso de todos.
Avaliação:
Acontecerá de forma contínua, sequencial
e o professor observará o interesse, a participação dos alunos nas atividades
propostas e a compreensão dos textos trabalhados.
1º Momento
Breve exposição sobre a dinâmica da
aula.
Inicialmente, o professor apresentará
o livro literário que será trabalhado, ressaltando que sua capa traz
ilustrações sobre o texto que será discutido. Em seguida, explica que no decorrer
das próximas aulas, os estudantes terão a oportunidade de exercitar sua
autonomia para produção de textos, sejam eles na forma de poemas, versos ou
poesias para apresentarem através de jogral na quadra da escola para as outras
turmas.
2º Momento
Observação das imagens e leitura do
texto
O professor pede para que os
estudantes explorem as imagens (ver anexo) e ampliem seus conhecimentos acerca
dos personagens apresentados. Posteriormente, questiona-os sobre o tema do
texto:
- Que gênero textual é
esse?
- Pelo título, o que vocês acham
que conta a poesia?
- Que animais vocês acham que
aparecem na poesia?
- Pela ilustração podemos imaginar
qual é a poesia?
- Onde vocês acham que esses
animais vivem?
- Além
das ilustrações, o que você pôde observar na poesia?
- Qual o nome da autora da poesia?
Você conhece outros textos desta autora?
O professor pede a 2 (dois) alunos que
leiam a poesia Casamento de Bichos (ver
anexos) em voz alta e em seguida, pede para o restante identificar quantos
casais de animais existem nas imagens apresentadas.
Após esse momento, o professor irá
fazer a leitura do texto, dando ênfase às rimas para que os alunos as percebam
e em seguida, pedirá que eles exponham suas interpretações. Estas serão
discutidas entre os colegas.
3º Momento
Leitura de novos textos poéticos
O professor trará novos textos
poéticos impressos para que os estudantes façam comparação com o primeiro. Em
seguida, na sala de informática, pede para que pesquisem novos textos de mesmo
gênero na internet, no site www.sumauma.net e se reúnam em duplas para
apresentarem e compararem suas pesquisas entre os colegas. Se não houver a
possibilidade de realização da pesquisa na internet, esta pode ser feita
através de livros levados pelo professor.
4º Momento
Apresentação das características do
gênero poesia
O professor inicia a aula com uma conversa
com os estudantes sobre o processo
evolutivo desse gênero textual e explica que, antigamente, as poesias
eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na
Grécia. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Ele utilizará
as poesias trazidas pelos estudantes, pedindo para que eles identifiquem as
características à medida que estas vão sendo apresentadas:
- Versos e estrofes
Geralmente, a expressão “poesia” se
aplica à estrutura de texto em versos. Os versos são as “linhas” do poema. Um
conjunto de versos forma uma estrofe. Pede para que os estudantes identifiquem
os versos e estrofes.
- Ritmo, divisão em estrofes e rima
Algumas características básicas da
poesia são o ritmo, a divisão em estrofes, a rima. Um poema também possui
métrica que é a contagem das sílabas poéticas dos versos. Nem todos estes
quesitos estão presentes. Os poetas modernistas, por exemplo, adotaram o verso
livre, despreocupados com a rima e a métrica. Pede para que os estudantes
identifiquem o ritmo e a rima. Pede para que eles utilizem novas palavras para
criar rimas e a presença de versos livres.
- Poesias e canções
Algumas poesias são transformadas em
canções. (Pede para que os estudantes identifiquem aquelas poesias que foram transcritas
em forma de canções).
- Diversão, emoção, reflexão através
das poesias
As poesias servem para divertir,
emocionar, fazer pensar. Pede para que os estudantes identifiquem nas poesias
que têm em mãos elementos que emocionam, que divertem, que instigam reflexões
(nesse caso, questiona que tipo de reflexão é feita; que temática está sendo
discutida).
- Títulos, sons, forma gráfica,
significado das palavras
As poesias também possuem títulos,
brincam com o som, com as forma gráficas e o significado das palavras. Pede
para que os estudantes identifiquem se existem sons, forma gráficas; pede para
que falem sobre o significado das palavras.
- Poesias são textos com autoria, isto
é, geralmente, sabemos quem os fez. Pede para que os estudantes identifiquem o
autor das poesias que eles pesquisaram e outras poesias feitas pelo mesmo
autor.
5º Momento
Sentido do texto
Nesse momento, o professor pode trabalhar
o sentido do texto Casamento de Bichos,
relacionando sua temática ao contexto e experiência dos estudantes. Em seguida,
pede que eles utilizem os sites de buscas na internet para pesquisar sobre animais
macho, fêmea; terrestres; os tipos de locomoção e habitat: aquático e aéreo.
6º Momento
Conceito de substantivo e adjetivo -
Caça-palavra oral
Para essa
dinâmica, cada dupla receberá uma cópia da poesia Casamento de Bichos. Metade dos grupos deverá localizar as palavras/substantivos que qualificam os
animais e a outra metade irá identificar as palavras que dão nome a tudo que
aparece no texto e dizer seus tipos: separando conforme a dupla decida pelas
suas semelhanças e diferenças. Depois, a professora deve ouvir o que eles
produziram e sistematizar os conhecimentos, dentro das regras gramaticais Em
seguida, o professor pode solicitar que eles observem o que essas palavras (os
adjetivos e substantivos) são capazes de fazer com o texto. Pede para que eles
substituam essas palavras por outras que não sejam nem substantivos, nem
adjetivos e observem suas diferenças e semelhanças. Ao final dessa dinâmica,
pode propor que eles criem uma versão final do texto com as novas palavras
utilizadas e leiam reconhecendo
as palavras que foram trabalhadas. Pretende-se, com isso provocar nos sujeitos
a reflexão sobre o conceito de adjetivo e substantivo e sua influência no
texto. Ao final, sob a mediação do professor, os estudantes farão uma definição
conjunta sobre adjetivo e copiarão em seus cadernos.
7º Momento
Montagem de Cartaz
Os estudantes escolherão um tema de
seu interesse (e que envolva animais) e em dupla criarão um verso que será
unido ao outros versos criados por outras duplas para, com a mediação do
professor, montarem um texto poético, em uma folha de cartolina ou papel metro.
Pretende-se, com isso, além de ressignificar o que foi trabalhado em sala, dar
aos estudantes a oportunidade de compartilhar suas idéias e exercitar sua autonomia
para trabalhar em dupla e criar.
É fundamental solicitar aos estudantes
que utilizem as características e a estrutura do gênero textual poesia. Cada
dupla de alunos deverá escolher o nome de um animal, criar sua versão para a
poesia. Depois de unir os versos, e organizar as estrofes, observar quais
palavras devem ser substituídas para a criação das rimas. Ou se preferirem
utilizar versos livres.
Obs.: O Professor verificará se há
necessidade de intervenção após a atividade realizada pelas duplas, com o
objetivo de perceber se ainda existem
dificuldades em relação ao gênero
textual “poesia”. Na medida em que surgirem as dificuldades discutir com eles
qual o tipo de interferência poderá ser feita para adequação ao gênero.
Anexos
Conceitos
Adjetivo
Palavra
que confere ao substantivo ou pronome substantivo uma qualidade, um estado, uma
característica, um aspecto.
Flexão do adjetivo:
Flexão do adjetivo:
1)
número: singular ou plural. Ex.: muro alto -
muros altos
2)
gênero: masculino ou feminino. Ex.: livro caro -
casa cara
Substantivo
É a classe gramatical ou morfológica, de
palavras que nomeiam os seres - reais ou imaginários concretos. Além
disso, incluem nomes de ações, estados, qualidades, sentimentos etc.
§ Comuns: nomeiam grupos de seres da mesma
espécie.
Ex: jornal, país, cidade, animal, boca, beijo.
Ex: jornal, país, cidade, animal, boca, beijo.
§ Próprios: nomeiam seres particulares de uma
determinada espécie. São os nomes de pessoas, cidades, equipes de futebol, etc
Ex: Fortaleza, Salvador, Ceará, Brasil, América do Norte
Ex: Fortaleza, Salvador, Ceará, Brasil, América do Norte
§ Abstratos: nomeiam estados, qualidades,
sentimentos ou ações cuja existência depende de outros seres. Explica-se: a
beleza, por exemplo, precisa de algo concreto (um vaso, um rapaz, uma árvore)
para se manifestar.
Ex: tristeza, cansaço, prazer, alegria, beleza, verdade, ironia
Ex: tristeza, cansaço, prazer, alegria, beleza, verdade, ironia
§ Concretos: nomeiam seres cuja existência é
própria, independente de outros.
Ex: beija-flor, mulher, Deus, vento, alma
Ex: beija-flor, mulher, Deus, vento, alma
§ Primitivos: são os nomes que não derivam de
outros.
Ex: dia, noite, carroça, mar, água
Ex: dia, noite, carroça, mar, água
§ Derivados: são os nomes formados a partir de
outros.
Ex: diarista (de dia), noitada (de noite), carroceiro (de carroça), maremoto (de maré), aguaceiro (de água)
Ex: diarista (de dia), noitada (de noite), carroceiro (de carroça), maremoto (de maré), aguaceiro (de água)
§ Simples: são os nomes que apresentam apenas
um elemento formador, um radical.
Ex: caneta, pau, flor, couve, água, cheiro
Ex: caneta, pau, flor, couve, água, cheiro
§ Compostos: são os nomes formados de dois ou
mais elementos.
Ex: caneta-tinteiro, couve-flor, água de cheiro·.
Ex: caneta-tinteiro, couve-flor, água de cheiro·.
§ Coletivos: são os nomes comuns que servem para
designar conjuntos de seres de igual espécie.
Poesia
Casamento
de bichos
Dia
claro céu bonito
E
a turma toda animada
Vai
ter festa na floresta
Vou
convidar a bicharada
Senhor
boi e dona vaca
Resolveram
se casar
Oh!
Que festa tão bonita
Temos
que comemorar
E
chamaram o macaco
Para
ser um dos padrinhos
O
elefante e o coelho
Já
estavam a caminho
O
pato veio com a gata
Que
não parava de miar
A
formiga com o cavalo
Que
só vive a galopar
O
veado também veio
Com
chifres bem enfeitados
A
galinha e o galo
Estavam
bem animados
As
borboletas e os passarinhos
Vieram
para enfeitar
A
tartaruga de mansinho
Foi
chegando devagar
O
cahorro só latia
E
o bode só a berrar
A
raposa desconfiada
Veio
pra participar
Veio
cobra, veio a onça
Veio
foca e guiné
Só
faltava chegar
O
casal de jacaré
A
festa estava animada
Mas
começaram a correr
Quando
o leão perguntou:
Que
temos para comer?
Outras
poesias que podem ser trabalhadas
Brincando
de não me olhe
Não
me olhe de lado
que eu não sou melado.
Não me olhe de banda
que eu não sou quitanda.
Não me olhe de frente
que eu não sou parente.
(...)
Não me olhe no meio
que eu não sou recheio.
Não me olhe na janela
que eu não sou panela.
Não me olhe da porta
que eu não sou torta.
Não me olhe do portão
que eu não sou leitão.
Não me olhe no olho
que eu não sou caolho.
Não me olhe na mão
que eu não sou mamão.
(...)
(Elias José. Namorinho de portão. São Paulo, Moderna, 1986.)
que eu não sou melado.
Não me olhe de banda
que eu não sou quitanda.
Não me olhe de frente
que eu não sou parente.
(...)
Não me olhe no meio
que eu não sou recheio.
Não me olhe na janela
que eu não sou panela.
Não me olhe da porta
que eu não sou torta.
Não me olhe do portão
que eu não sou leitão.
Não me olhe no olho
que eu não sou caolho.
Não me olhe na mão
que eu não sou mamão.
(...)
(Elias José. Namorinho de portão. São Paulo, Moderna, 1986.)
Referências:
SILVA, Ana
Maria da. Casamento de bichos. Ed. Moderna, 2008
Disponível
em: >http://files.comunidades.net/alfabetizacaotempocerto/sequenciadidaticapoesia130709093055phpapp01.pdf Acessado em:> 18/jun/2014
Disponível em:
>http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/substantivo-1-conceito-e-classificacao.htm
Acessado em:>17/06/2014
J, Elias. Namorinho de portão. São
Paulo, Moderna, 1986
SCHNEUWLY,
Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e
escritos na escola. 2. ed Campinas –
SP: Mercado das Letras, 2010
Favor colocar a autoria do poema logo abaixo do poema.
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