TEXTO POÉTICO, SUBSTANTIVO E ADJETIVO

Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Departamento de Educação – Campus I
Curso de Pedagogia     Julho/2014
Referenciais Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa
Docente: Rosemary Lapa de Oliveira
Discentes: Lygia dos Santos Fuentes, Rosimeire Silva de Assis Lima, Valdelita Carvalho


TEXTO POÉTICO, SUBSTANTIVO E ADJETIVO


Público alvo: Estudantes do 4º ano Ensino Fundamental
Duração: Período aproximado para 05 aulas/ 50 min cada
Texto: Casamento de bichos, de Ana Maria da Silva
Gênero textual: Poesia

Objetivo geral
Trabalhar os conceitos de Substantivo e Adjetivo, utilizando o gênero textual poesia para perceber a influência dos mesmos no sentido do texto.

Objetivos específicos
- Potencializar o interesse e o gosto pela leitura;
- Apresentar as características do gênero textual poesia e os suportes midiáticos em que podem ser encontrados (internet, livros, etc.);
- Trabalhar os conceitos de Substantivo e Adjetivo;
- Desenvolver capacidades relativas às percepções sobre as qualidades dos substantivos;
- Auxiliar a identificação dos substantivos e adjetivos presentes nos textos; animais macho, fêmea; terrestre, aquático e aéreo;
- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade, à partir do conhecimento de usos e funções sociais da escrita;


Resultados esperados:
Participação dos estudantes em sala de aula;
Atenção;
Execução das atividades propostas pelo professor;
Exposição de opiniões nos debates entre colegas e professor;
Compreensão dos temas abordados;
Identificação dos adjetivos e substantivos encontrados nos textos;
Identificação de animais machos e fêmeas encontrados na poesia.

Recursos pedagógicos:
 Livro de poesia;
Texto xerocopiado,
Gramáticas,
Dicionários,
Sites de pesquisas.

Materiais:
Folha de cartolina ou papel metro
Papel A4
Cola
Tesoura

Culminância:
Depois de criar uma poesia conjunta, os estudantes irão apresentar sua criação em forma de jogral para os colegas, professores e funcionários na quadra da escola. Em seguida, irão expor no mural da instituição para acesso de todos.

Avaliação:
Acontecerá de forma contínua, sequencial e o professor observará o interesse, a participação dos alunos nas atividades propostas e a compreensão dos textos trabalhados.


1º Momento

Breve exposição sobre a dinâmica da aula.

Inicialmente, o professor apresentará o livro literário que será trabalhado, ressaltando que sua capa traz ilustrações sobre o texto que será discutido. Em seguida, explica que no decorrer das próximas aulas, os estudantes terão a oportunidade de exercitar sua autonomia para produção de textos, sejam eles na forma de poemas, versos ou poesias para apresentarem através de jogral na quadra da escola para as outras turmas.


2º Momento

Observação das imagens e leitura do texto

O professor pede para que os estudantes explorem as imagens (ver anexo) e ampliem seus conhecimentos acerca dos personagens apresentados. Posteriormente, questiona-os sobre o tema do texto:

  • Que gênero textual é esse?
  • Pelo título, o que vocês acham que conta a poesia?
  • Que animais vocês acham que aparecem na poesia?
  • Pela ilustração podemos imaginar qual é a poesia?
  • Onde vocês acham que esses animais vivem?
  • Além das ilustrações, o que você pôde observar na poesia?
  • Qual o nome da autora da poesia? Você conhece outros textos desta autora?

O professor pede a 2 (dois) alunos que leiam a poesia Casamento de Bichos (ver anexos) em voz alta e em seguida, pede para o restante identificar quantos casais de animais existem nas imagens apresentadas.

Após esse momento, o professor irá fazer a leitura do texto, dando ênfase às rimas para que os alunos as percebam e em seguida, pedirá que eles exponham suas interpretações. Estas serão discutidas entre os colegas.

3º Momento

Leitura de novos textos poéticos

O professor trará novos textos poéticos impressos para que os estudantes façam comparação com o primeiro. Em seguida, na sala de informática, pede para que pesquisem novos textos de mesmo gênero na internet, no site www.sumauma.net e se reúnam em duplas para apresentarem e compararem suas pesquisas entre os colegas. Se não houver a possibilidade de realização da pesquisa na internet, esta pode ser feita através de livros levados pelo professor.


4º Momento

Apresentação das características do gênero poesia

O professor inicia a aula com uma conversa com os estudantes sobre o processo  evolutivo desse gênero textual e explica que, antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Ele utilizará as poesias trazidas pelos estudantes, pedindo para que eles identifiquem as características à medida que estas vão sendo apresentadas:

- Versos e estrofes
Geralmente, a expressão “poesia” se aplica à estrutura de texto em versos. Os versos são as “linhas” do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe. Pede para que os estudantes identifiquem os versos e estrofes.

- Ritmo, divisão em estrofes e rima
Algumas características básicas da poesia são o ritmo, a divisão em estrofes, a rima. Um poema também possui métrica que é a contagem das sílabas poéticas dos versos. Nem todos estes quesitos estão presentes. Os poetas modernistas, por exemplo, adotaram o verso livre, despreocupados com a rima e a métrica. Pede para que os estudantes identifiquem o ritmo e a rima. Pede para que eles utilizem novas palavras para criar rimas e a presença de versos livres.

- Poesias e canções
Algumas poesias são transformadas em canções. (Pede para que os estudantes identifiquem aquelas poesias que foram transcritas em forma de canções).

- Diversão, emoção, reflexão através das poesias
As poesias servem para divertir, emocionar, fazer pensar. Pede para que os estudantes identifiquem nas poesias que têm em mãos elementos que emocionam, que divertem, que instigam reflexões (nesse caso, questiona que tipo de reflexão é feita; que temática está sendo discutida).

- Títulos, sons, forma gráfica, significado das palavras
As poesias também possuem títulos, brincam com o som, com as forma gráficas e o significado das palavras. Pede para que os estudantes identifiquem se existem sons, forma gráficas; pede para que falem sobre o significado das palavras.

- Poesias são textos com autoria, isto é, geralmente, sabemos quem os fez. Pede para que os estudantes identifiquem o autor das poesias que eles pesquisaram e outras poesias feitas pelo mesmo autor.


5º Momento

Sentido do texto

Nesse momento, o professor pode trabalhar o sentido do texto Casamento de Bichos, relacionando sua temática ao contexto e experiência dos estudantes. Em seguida, pede que eles utilizem os sites de buscas na internet para pesquisar sobre animais macho, fêmea; terrestres; os tipos de locomoção e habitat: aquático e aéreo. 

6º Momento

Conceito de substantivo e adjetivo - Caça-palavra oral

Para essa dinâmica, cada dupla receberá uma cópia da poesia Casamento de Bichos. Metade dos grupos deverá localizar as palavras/substantivos que qualificam os animais e a outra metade irá identificar as palavras que dão nome a tudo que aparece no texto e dizer seus tipos: separando conforme a dupla decida pelas suas semelhanças e diferenças. Depois, a professora deve ouvir o que eles produziram e sistematizar os conhecimentos, dentro das regras gramaticais Em seguida, o professor pode solicitar que eles observem o que essas palavras (os adjetivos e substantivos) são capazes de fazer com o texto. Pede para que eles substituam essas palavras por outras que não sejam nem substantivos, nem adjetivos e observem suas diferenças e semelhanças. Ao final dessa dinâmica, pode propor que eles criem uma versão final do texto com as novas palavras utilizadas e leiam reconhecendo as palavras que foram trabalhadas. Pretende-se, com isso provocar nos sujeitos a reflexão sobre o conceito de adjetivo e substantivo e sua influência no texto. Ao final, sob a mediação do professor, os estudantes farão uma definição conjunta sobre adjetivo e copiarão em seus cadernos.


7º Momento

Montagem de Cartaz

Os estudantes escolherão um tema de seu interesse (e que envolva animais) e em dupla criarão um verso que será unido ao outros versos criados por outras duplas para, com a mediação do professor, montarem um texto poético, em uma folha de cartolina ou papel metro. Pretende-se, com isso, além de ressignificar o que foi trabalhado em sala, dar aos estudantes a oportunidade de compartilhar suas idéias e exercitar sua autonomia para  trabalhar em dupla e criar.

É fundamental solicitar aos estudantes que utilizem as características e a estrutura do gênero textual poesia. Cada dupla de alunos deverá escolher o nome de um animal, criar sua versão para a poesia. Depois de unir os versos, e organizar as estrofes, observar quais palavras devem ser substituídas para a criação das rimas. Ou se preferirem utilizar versos livres.

Obs.: O Professor verificará se há necessidade de intervenção após a atividade realizada pelas duplas, com o objetivo de perceber  se ainda existem dificuldades em relação  ao gênero textual “poesia”. Na medida em que surgirem as dificuldades discutir com eles qual o tipo de interferência poderá ser feita para adequação ao gênero.


Anexos

Conceitos

Adjetivo
Palavra que confere ao substantivo ou pronome substantivo uma qualidade, um estado, uma característica, um aspecto. 
Flexão do adjetivo:
1)    número: singular ou plural. Ex.: muro alto - muros altos 
2)    gênero: masculino ou feminino. Ex.: livro caro - casa cara

Substantivo
É a classe gramatical ou morfológica, de palavras que nomeiam os seres - reais ou imaginários concretos. Além disso, incluem nomes de ações, estados, qualidades, sentimentos etc.

§  Comuns: nomeiam grupos de seres da mesma espécie.
Ex: jornal, país, cidade, animal, boca, beijo.
 
§  Próprios: nomeiam seres particulares de uma determinada espécie. São os nomes de pessoas, cidades, equipes de futebol, etc
Ex: Fortaleza, Salvador, Ceará, Brasil, América do Norte
 
§  Abstratos: nomeiam estados, qualidades, sentimentos ou ações cuja existência depende de outros seres. Explica-se: a beleza, por exemplo, precisa de algo concreto (um vaso, um rapaz, uma árvore) para se manifestar.
Ex: tristeza, cansaço, prazer, alegria, beleza, verdade, ironia
 
§  Concretos: nomeiam seres cuja existência é própria, independente de outros.
Ex: beija-flor, mulher, Deus, vento, alma
 
§  Primitivos: são os nomes que não derivam de outros.
Ex: dia, noite, carroça, mar, água
 
§  Derivados: são os nomes formados a partir de outros.
Ex: diarista (de dia), noitada (de noite), carroceiro (de carroça), maremoto (de maré), aguaceiro (de água)
 
§  Simples: são os nomes que apresentam apenas um elemento formador, um radical.
Ex: caneta, pau, flor, couve, água, cheiro
 
§  Compostos: são os nomes formados de dois ou mais elementos.
Ex: caneta-tinteiro, couve-flor, água de cheiro·. 
§  Coletivos: são os nomes comuns que servem para designar conjuntos de seres de igual espécie.


Poesia

Casamento de bichos

Dia claro céu bonito
E a turma toda animada
Vai ter festa na floresta
Vou convidar a bicharada

Senhor boi e dona vaca
Resolveram se casar
Oh! Que festa tão bonita
Temos que comemorar

E chamaram o macaco
Para ser um dos padrinhos
O elefante e o coelho
Já estavam a caminho

O pato veio com a gata
Que não parava de miar
A formiga com o cavalo
Que só vive a galopar

O veado também veio
Com chifres bem enfeitados
A galinha e o galo
Estavam bem animados

As borboletas e os passarinhos
Vieram para enfeitar
A tartaruga de mansinho
Foi chegando devagar

O cahorro só latia
E o bode só a berrar
A raposa desconfiada
Veio pra participar

Veio cobra, veio a onça
Veio foca e guiné
Só faltava chegar
O casal de jacaré

A festa estava animada
Mas começaram a correr
Quando o leão perguntou:
Que temos para comer?

  
Outras poesias que podem ser trabalhadas

Brincando de não me olhe


Não me olhe de lado
que eu não sou melado.

Não me olhe de banda
que eu não sou quitanda.

Não me olhe de frente
que eu não sou parente.
(...)

Não me olhe no meio
que eu não sou recheio.

Não me olhe na janela
que eu não sou panela.

Não me olhe da porta
que eu não sou torta.

Não me olhe do portão
que eu não sou leitão.

Não me olhe no olho
que eu não sou caolho.

Não me olhe na mão
que eu não sou mamão.
(...)

(Elias José. Namorinho de portão. São Paulo, Moderna, 1986.)



 Ilustrações da capa


            




 



















 Referências:

SILVA, Ana Maria da. Casamento de bichos. Ed. Moderna, 2008


Disponível em: >http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/substantivo-1-conceito-e-classificacao.htm Acessado em:>17/06/2014

J, Elias. Namorinho de portão. São Paulo, Moderna, 1986

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola. 2. ed Campinas – SP: Mercado das Letras, 2010



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