FÁBULAS E ADJETIVOS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Referenciais Teórico-Metodológicos do ensino de Língua Portuguesa
PROFESSORA ROSEMARY LAPA DE OLIVEIRA
ESTUDANTES: EVELYN NEVES, IRACY FONSECA, REBECA RODRIGO, SUMARLI 

FÁBULAS E ADJETIVOS
Público: Alunos do 2º ano

Tema: Fábulas, História em quadrinhos – A Lebre e a Tartaruga

Sequencia Didática:

- Apresentação do gênero fábula (de Esopo);
- Produção de Leitura;
- Apresentação do gênero fábula (de La Fontaine);
- Pesquisa biográfica no laboratório de informática;
- Leitura de imagens;
- Apresentação da classe gramatical: adjetivo;
- Apresentação do gênero historia em quadrinhos;
- Dramatização e gravação de vídeo;
- Montagem de sequencia de clipes, dos vídeos produzidos pelos grupos para apresentação final.

Objetivos:

- Conhecer o gênero: fábula;
- Comparar as duas fábulas identificando possíveis diferenças entre elas;
- Conhecer a história de vida dos autores;
- Conhecer o gênero: história em quadrinhos;
- Reconhecer a classe gramatical apresentada (adjetivo);
- Suscitar o conhecimento prévio do aluno;
- Estimular a escrita e a oralidade;
- Representar ideias através de escrita e dramatização;
- Produzir um vídeo-clip.

Recursos:

·         Fábula impressa de Esopo;
·         Fábula impressa de Jean de La Fontaine;
·         Sala de computação;
·         Cartaz;
·         Historia em quadrinhos impressa;
·         Filmadora, ou outro recurso para gravação do vídeo;
·         Computador e data - show para apresentação do vídeo-clip.

Aula 1

·         A aula será iniciada com a leitura, feita pelo professor, da fábula: “A lebre e a tartaruga”, escrita por Esopo (cada aluno receberá uma copia dessa fábula); LISBOA FILHA


FÁBULAS E ADJETIVOS

Público: Alunos do 2º ano

Tema: Fábulas, História em quadrinhos – A Lebre e a Tartaruga

Sequencia Didática:

- Apresentação do gênero fábula (de Esopo);
- Produção de Leitura;
- Apresentação do gênero fábula (de La Fontaine);
- Pesquisa biográfica no laboratório de informática;
- Leitura de imagens;
- Apresentação da classe gramatical: adjetivo;
- Apresentação do gênero historia em quadrinhos;
- Dramatização e gravação de vídeo;
- Montagem de sequencia de clipes, dos vídeos produzidos pelos grupos para apresentação final.

Objetivos:

- Conhecer o gênero: fábula;
- Comparar as duas fábulas identificando possíveis diferenças entre elas;
- Conhecer a história de vida dos autores;
- Conhecer o gênero: história em quadrinhos;
- Reconhecer a classe gramatical apresentada (adjetivo);
- Suscitar o conhecimento prévio do aluno;
- Estimular a escrita e a oralidade;
- Representar ideias através de escrita e dramatização;
- Produzir um vídeo-clip.

Recursos:

·         Fábula impressa de Esopo;
·         Fábula impressa de Jean de La Fontaine;
·         Sala de computação;
·         Cartaz;
·         Historia em quadrinhos impressa;
·         Filmadora, ou outro recurso para gravação do vídeo;
·         Computador e data - show para apresentação do vídeo-clip.

Aula 1


·         A aula será iniciada com a leitura, feita pelo professor, da fábula: “A lebre e a tartaruga”, escrita por Esopo (cada aluno receberá uma copia dessa fábula);

A LEBRE E A TARTARUGA


Um dia a Lebre encontrou a Tartaruga e ridicularizou o seu passo lento e miudinho.    
  
   — Muito bem - respondeu a Tartaruga sorrindo.
   — Apesar de seres tão veloz como o vento, vou ganhar-te numa corrida. 

A Lebre, pensando que tal era impossível, aceitou o desafio. Resolveram entre elas que a raposa escolheria o percurso e seria o árbitro da corrida. No dia combinado, encontraram- se e partiram juntas. A Tartaruga começou a andar no seu passo lento e miudinho, nunca parando pelo caminho, direita até à meta. A Lebre largou veloz, mas algum tempo depois deitou-se à beira do caminho e adormeceu. Quando acordou, recomeçou a correr o mais rapidamente que pode. Mas já era tarde... Quando chegou à meta, verificou que a Tartaruga tinha 

·         Após a leitura da fábula, feita pelo professor, serão feitos alguns questionamentos, aos alunos;

Questionamentos
ü   Vocês já leram esse texto antes?
ü  Já leram, ou ouviram textos parecidos com esse?
ü  O que há de diferente com os animais?
ü  Quais características pode identificar esse texto?
ü  É comum ver esse tipo de texto no dia a dia?
ü  Nesse texto, os animais agem como se fossem animais mesmo ou parecem ter ações parecidas com as das pessoas? Justifique.
·      
      Após a discussão em cima dos questionamentos, o professor, juntamente com seus alunos, deve fazer a sistematização sobre as características do gênero fábulas, montando uma tabela. Para ampliar o conhecimento sobre o assunto, a professora apresentará o seguinte texto. 

As fábulas são uma aglomeração de composições literárias em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc, seres da natureza ou até objetos inanimados. Estas histórias terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo, procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem, ou seja, tem como finaliddade transmitir alguma lição de moral. A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por Esopo, escravo que viveu no século V a.C., na Grécia.
·        
     Após a sistematização sobre as características sobre o gênero, será feita pelos alunos, uma interpretação de texto, por escrito ou oralmente; 

Interpretação de texto
1.    Quem conta a história? É um personagem da história ou ele só conta como se não tivesse participado?                                                                       
2.    Qual é o titulo da história? E quem escreveu?                                                                      
3.    Quais as principais características de cada um dos personagens? Com qual você se identifica mais?                                                                                                          
4.    A tartaruga desafiou a lebre para uma corrida. É possível dizer que a tartaruga contava somente com a sorte para vencer? Justifique.                       
5.    Se você fosse a tartaruga, também desafiaria a lebre? Você acha que se a lebre tivesse levado a sério, a tartaruga teria vencido?                                            
6.    É possível dizer que a raposa foi uma juíza justa? Justifique.                                           
7.    Que fato determinante fez com que a tartaruga vencesse? Por quê?                  
8.    O que você acha das atitudes da lebre e da tartaruga nessa fábula? O que você entendeu que seja a moral da história?                                                     
·        
       Logo após a interpretação de texto, os alunos irão compartilhar suas respostas oralmente;

Aula 2

·         A aula será iniciada com a leitura, feita pelo professor, da fábula “A lebre e a tartaruga” escrita por Jean de La Fontaine (cada aluno receberá uma cópia dessa fábula).

A Lebre e a Tartaruga


Há muitos e muitos anos, no reino da bicharada, vinha uma lebre correndo pelo campo 
em disparada.
- Eu corro pra lá eu corro pra cá, eu corro pra lá eu corro pra cá, ninguém na floresta me
 pode vencer, pois igual a mim ninguém pode correr!
No entanto, nesse momento, andando bem sossegada, surgiu dona Tartaruga, 
caminhando pela estrada.
- Tralalálá lálálá, lá vou eu devagarinho, carregando a minha casa, pelas curvas do caminho!
Mas a lebre era matreira, zombava da tartaruga, cantando dessa maneira:
- Lá vem dona tartaruga, vem andando sossegada, vou sair da frente dela pra 
não ser atropelada!
Porém dona Tartaruga, não gostou da cantoria, pôs a cabeça de fora e berrou com valentia:
- Ora, deixe de ser prosa! Aposto a minha vida como hei de vencê-la numa corrida!
 - Aceito o desafio. Amanhã bem cedinho, prometo vir encontrá-la, na curva do caminho.
E saiu em disparada, pra avisar a bicharada. E assim, na manhã seguinte, bem 
cedo ao nascer do dia, lá estavam todos os bichos, a torcer com alegria!
O tigre de guarda-chuva, o macaco de cartola, a cobra de saia e blusa e o sapo de 
camisola.
E em meio do entusiasmo e da alegria geral, rompeu a famosa banda do maestro 
pica- pau! E a bicharada gritava numa incontida alegria, quando o macaco apitou, dando 
início a correria.
A lebre saiu correndo em tamanha disparada e ao fim de poucos instantes, sumiu na
 curva da estrada.
Entretanto a tartaruga, andava tão devagar, que os bichos em zombaria, começaram a
 cantar:
- Lá vem dona tartaruga, vem andando sossegada, vou sair da frente dela pra 
não ser atropelada!
E a lebre, onde andará? Ela que tanto correu, já devia estar de volta! Que foi que
 lhe aconteceu!
- Puxa, como estou cansada, porque fui correr assim. A tartaruga a essa hora, deve 
estar longe de mim. Sabem que mais? - Vou dormir enquanto espero por ela.
 Depois de correr um pouco, e passar a frente dela.
E a lebre adormeceu, tranquilamente a sonhar. Enquanto isso a tartaruga, foi 
passando devagar. Todavia, horas mais tarde, a pobre lebre acordou e vendo a 
noite cair, apavorada ficou!
- Céus, já está anoitecendo, preciso sair correndo.
E sem pensar em outra coisa, foi saindo em disparada, quando ouviu soar ao longe, 
o canto da bicharada!
- Salve a dona tartaruga, tartaruga destemida, deixou a lebre para trás e venceu 
a corrida! Dona lebre só vivia a correr o dia inteiro, porém dona tartaruga, andando 
chegou primeiro!
E a lebre desapontada, afinal compreendeu esta bonita lição que a tartaruga lhe deu.
Não desdenhemos dos fracos e as vezes é bom pensar!
Moral: "Nem sempre quem muito corre, é o primeiro a chegar".

Fábula de Esopo recontada por Jean de La Fontaine

·         Após a leitura da fábula na versão de La Fontaine, serão feitos outros questionamentos para que o aluno compare com a primeira versão.

           Questionamentos
ü                A que gênero textual pertence o texto lido?
ü                Acharam alguma semelhança, alguma diferença?
ü                Quais semelhanças encontradas?
ü                 Quais diferenças encontradas?

·         Após questionamentos será feita uma interpretação de texto, pelos alunos juntamente com o professor e serão formuladas perguntas a cerca do texto de La Fontaine.

      Aula 3
·         Os alunos irão fazer uma pesquisa biográfica dos autores dos textos lidos, com o auxilio do professor, no laboratório de informática;
·         Durante a pesquisa o professor fará mediação, sinalizando a época em que cada autor viveu, observando a diferenciação da linguagem utilizadas por ambos, percebendo como a época influiu nas suas produções, etc.;
·         Depois da pesquisa biográfica, o professor fará uma roda de discussão, com os alunos, para ouvir a opinião deles sobre os autores.

       Aula 4
·         Com as fábulas, será abordada a classe gramatical: adjetivo;
·         A aula será iniciada com o professor apresentando um cartaz com a imagem de uma lebre e uma tartaruga, confeccionado pelo professor;
·         Após isso, serão feitos alguns questionamentos, pelo professor, aos alunos;

       Questionamentos

 ü  A partir da leitura dessas fábulas, que qualidades ou defeitos vocês citam da tartaruga?
 ü  E da lebre?
 ü  Vocês saberiam dizer a que classes gramatical pertencem as palavras que vocês usaram para falar dos defeitos e das qualidades?
    
                                                                CARTAZ
        

·         Depois que o cartaz estiver preenchido, o professor irá mediar uma discussão com seus estudantes para sistematizar o aprendido, através das perguntas: que informações essas palavras nos dão sobre os animais? Todos os animamais têm essas características? Então podemos dizer que essas palavras especificam, particularizam esses determinados animais? Agora vamos construir uma definição para adjetivos e registrar em seus cadernos.  

    Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição). O adjetivo pode aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: linda moça ou moça linda.

        Aula 5

·         A aula será iniciada com a apresentação da história em quadrinhos: “A lebre e a tartaruga”, e o professor entregará o texto para que os alunos leiam;
         
·        
          Questionamentos

ü Que semelhanças e diferenças encontraram entre o texto HQ e as fábulas lidas anteriormente?
ü             Conhecem que tipo de gênero é esse?
ü              Quais são as características deste tipo de gênero?
ü               Onde costumam ver esse tipo de gênero?

     Após a apresentação da história em quadrinhos os alunos serão questionados. Após perguntas, o professor irá escrever no quadro o que os alunos falaram e peçam para que observem todos os recursos disponíveis que não encontramos em um texto comum (quadrinhos, balões...).

    Banda desenhada, BD, história aos quadradinhos ou história em quadrinhos, quadrinhos, gibi, HQ, revistinha é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais, feitas com desenhos sequenciais, em geral no sentido horizontal, e normalmente acompanhados de textos curtos de diálogo e algumas descrições da situação, convencionalmente apresentados no interior de figuras chamadas "balões".

                Aula de finalização

  • Será pedido, pelo professor, que os alunos produzam uma nova versão para as fábulas;
  • O professor dividirá a sala em dois grupos, e auxiliará se necessário na produção das novas versões;
  • Após as novas versões prontas, o professor auxiliará na produção de dramatizações para cada grupo apresentará a sua versão (ou na sala de aula, auditório, ou no pátio);
  • A dramatização será gravada ou pelo professor, ou um aluno de cada grupo;
  • Será produzido, com a mediação do professor, a montagem de uma sequência de clipes (vídeo-clip), contendo as produções dos alunos que ficará disponível, na sala de aula para todos os alunos que queiram assistir.
  • Após essa construção será pedido que os grupos compartilhem suas produções, permitindo que os outros alunos da sala, e, posteriormente a escola, possam assistir.

           Aula de finalização (outra alternativa)
  • Será pedido, pelo professor, que os alunos produzam uma fábula ou uma história em quadrinhos, com livre escolha de tema, individualmente, ou em pequenos grupos (se houver necessidade o professor auxiliará nessa produção);

  • Após essa construção será pedido que os alunos compartilhem suas produções, permitindo que os outros alunos da sala, e posteriormente da escola, possam ler;

  • Após essa socialização, será feito pelo professor, a montagem de um livro, contendo as produções dos alunos, que ficará disponível, na sala de aula ou biblioteca, para todos os alunos que quiserem ler.

                REFERÊNCIAS

        http://www.legal.blog.br/zine/hq/hq01a.htm acesso em 20/07/14
        http://www.significados.com.br/adjetivo/ acesso em 18/07/14


Nenhum comentário:

Postar um comentário