UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Referenciais Teórico-Metodológicos do ensino
de Língua Portuguesa
PROFESSORA ROSEMARY LAPA DE OLIVEIRA
ESTUDANTES: EVELYN NEVES, IRACY FONSECA, REBECA RODRIGO, SUMARLI
·
A aula será iniciada com a leitura, feita
pelo professor, da fábula: “A lebre e a tartaruga”, escrita por Esopo (cada
aluno receberá uma copia dessa fábula); LISBOA FILHA
FÁBULAS E ADJETIVOS
Público:
Alunos do 2º ano
Tema: Fábulas, História em
quadrinhos – A Lebre e a Tartaruga
Sequencia Didática:
- Apresentação do gênero fábula (de Esopo);
- Produção de Leitura;
- Apresentação do gênero fábula (de La
Fontaine);
- Pesquisa biográfica no laboratório de
informática;
- Leitura de imagens;
- Apresentação da classe gramatical: adjetivo;
- Apresentação do gênero historia em
quadrinhos;
- Dramatização e gravação de vídeo;
- Montagem de sequencia de clipes, dos vídeos
produzidos pelos grupos para apresentação final.
Objetivos:
- Conhecer o gênero: fábula;
- Comparar as duas fábulas identificando
possíveis diferenças entre elas;
- Conhecer a história de vida dos autores;
- Conhecer o gênero: história em quadrinhos;
- Reconhecer a classe gramatical apresentada
(adjetivo);
- Suscitar o conhecimento prévio do aluno;
- Estimular a escrita e a oralidade;
- Representar ideias através de escrita e
dramatização;
- Produzir um vídeo-clip.
Recursos:
·
Fábula impressa de Esopo;
·
Fábula impressa de Jean de La Fontaine;
·
Sala de computação;
·
Cartaz;
·
Historia em quadrinhos impressa;
·
Filmadora, ou outro recurso para gravação do
vídeo;
·
Computador e data - show para apresentação do
vídeo-clip.
Aula 1
FÁBULAS E ADJETIVOS
Público:
Alunos do 2º ano
Tema: Fábulas, História em
quadrinhos – A Lebre e a Tartaruga
Sequencia Didática:
- Apresentação do gênero fábula (de Esopo);
- Produção de Leitura;
- Apresentação do gênero fábula (de La
Fontaine);
- Pesquisa biográfica no laboratório de
informática;
- Leitura de imagens;
- Apresentação da classe gramatical: adjetivo;
- Apresentação do gênero historia em
quadrinhos;
- Dramatização e gravação de vídeo;
- Montagem de sequencia de clipes, dos vídeos
produzidos pelos grupos para apresentação final.
Objetivos:
- Conhecer o gênero: fábula;
- Comparar as duas fábulas identificando
possíveis diferenças entre elas;
- Conhecer a história de vida dos autores;
- Conhecer o gênero: história em quadrinhos;
- Reconhecer a classe gramatical apresentada
(adjetivo);
- Suscitar o conhecimento prévio do aluno;
- Estimular a escrita e a oralidade;
- Representar ideias através de escrita e
dramatização;
- Produzir um vídeo-clip.
Recursos:
·
Fábula impressa de Esopo;
·
Fábula impressa de Jean de La Fontaine;
·
Sala de computação;
·
Cartaz;
·
Historia em quadrinhos impressa;
·
Filmadora, ou outro recurso para gravação do
vídeo;
·
Computador e data - show para apresentação do
vídeo-clip.
Aula 1
·
A aula será iniciada com a leitura, feita
pelo professor, da fábula: “A lebre e a tartaruga”, escrita por Esopo (cada
aluno receberá uma copia dessa fábula);
A LEBRE E A
TARTARUGA
Um dia a Lebre encontrou a Tartaruga e
ridicularizou o seu passo lento e miudinho.
— Muito bem - respondeu a Tartaruga sorrindo.
— Apesar de seres tão veloz como o vento, vou ganhar-te numa corrida.
A Lebre,
pensando que tal era impossível, aceitou o desafio. Resolveram entre elas que a
raposa escolheria o percurso e seria o árbitro da corrida. No dia combinado,
encontraram- se e partiram juntas. A Tartaruga começou a andar no seu passo
lento e miudinho, nunca parando pelo caminho, direita até à meta. A Lebre
largou veloz, mas algum tempo depois deitou-se à beira do caminho e adormeceu.
Quando acordou, recomeçou a correr o mais rapidamente que pode. Mas já era
tarde... Quando chegou à meta, verificou que a Tartaruga tinha
·
Após a leitura da fábula, feita pelo
professor, serão feitos alguns questionamentos, aos alunos;
Questionamentos
ü Vocês já leram esse texto antes?
ü Já
leram, ou ouviram textos parecidos com esse?
ü O
que há de diferente com os animais?
ü Quais
características pode identificar esse texto?
ü É
comum ver esse tipo de texto no dia a dia?
ü Nesse
texto, os animais agem como se fossem animais mesmo ou parecem ter ações
parecidas com as das pessoas? Justifique.
·
Após a discussão em cima dos questionamentos,
o professor, juntamente com seus alunos, deve fazer a sistematização sobre as
características do gênero fábulas, montando uma tabela. Para ampliar o
conhecimento sobre o assunto, a professora apresentará o seguinte texto.
As fábulas são uma
aglomeração de composições literárias em que os personagens são animais que
apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc, seres
da natureza ou até objetos inanimados. Estas histórias terminam com um
ensinamento moral de caráter instrutivo, procurava transmitir sabedoria de
caráter moral ao homem, ou seja, tem como finaliddade transmitir alguma lição
de moral. A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi
particularmente desenvolvido por Esopo, escravo que viveu no século
V a.C., na Grécia.
·
Após a sistematização sobre as
características sobre o gênero, será feita pelos alunos, uma interpretação de
texto, por escrito ou oralmente;
Interpretação de texto
1. Quem
conta a história? É um personagem da história ou ele só conta como se não
tivesse participado?
2. Qual
é o titulo da história? E quem escreveu?
3. Quais
as principais características de cada um dos personagens? Com qual você se
identifica mais?
4. A
tartaruga desafiou a lebre para uma corrida. É possível dizer que a tartaruga
contava somente com a sorte para vencer? Justifique.
5. Se
você fosse a tartaruga, também desafiaria a lebre? Você acha que se a lebre
tivesse levado a sério, a tartaruga teria vencido?
6. É
possível dizer que a raposa foi uma juíza justa? Justifique.
7. Que
fato determinante fez com que a tartaruga vencesse? Por quê?
8. O
que você acha das atitudes da lebre e da tartaruga nessa fábula? O que você
entendeu que seja a moral da história?
·
Logo após a interpretação de texto, os alunos
irão compartilhar suas respostas oralmente;
Aula 2
·
A aula será iniciada com a leitura, feita
pelo professor, da fábula “A lebre e a tartaruga” escrita por Jean de La
Fontaine (cada aluno receberá uma cópia dessa fábula).
A
Lebre e a Tartaruga
Há muitos e muitos anos, no reino da
bicharada, vinha uma lebre correndo pelo campo
em disparada.
- Eu corro pra lá eu corro pra cá, eu
corro pra lá eu corro pra cá, ninguém na floresta me
pode vencer, pois igual a
mim ninguém pode correr!
No entanto, nesse momento, andando bem
sossegada, surgiu dona Tartaruga,
caminhando pela estrada.
- Tralalálá lálálá, lá vou eu
devagarinho, carregando a minha casa, pelas curvas do caminho!
Mas a lebre era matreira, zombava da
tartaruga, cantando dessa maneira:
- Lá vem dona tartaruga, vem andando
sossegada, vou sair da frente dela pra
não ser atropelada!
Porém dona Tartaruga, não gostou da
cantoria, pôs a cabeça de fora e berrou com valentia:
- Ora, deixe de ser prosa! Aposto a
minha vida como hei de vencê-la numa corrida!
- Aceito o desafio. Amanhã bem
cedinho, prometo vir encontrá-la, na curva do caminho.
E saiu em disparada, pra avisar a
bicharada. E assim, na manhã seguinte, bem
cedo ao nascer do dia, lá estavam
todos os bichos, a torcer com alegria!
O tigre de guarda-chuva, o macaco de
cartola, a cobra de saia e blusa e o sapo de
camisola.
E em meio do entusiasmo e da alegria
geral, rompeu a famosa banda do maestro
pica- pau! E a bicharada gritava numa
incontida alegria, quando o macaco apitou, dando
início a correria.
A lebre saiu correndo em tamanha
disparada e ao fim de poucos instantes, sumiu na
curva da estrada.
Entretanto a tartaruga, andava tão
devagar, que os bichos em zombaria, começaram a
cantar:
- Lá vem dona tartaruga, vem andando
sossegada, vou sair da frente dela pra
não ser atropelada!
E a lebre, onde andará? Ela que tanto
correu, já devia estar de volta! Que foi que
lhe aconteceu!
- Puxa, como estou cansada, porque fui
correr assim. A tartaruga a essa hora, deve
estar longe de mim. Sabem que mais?
- Vou dormir enquanto espero por ela.
Depois de correr um pouco, e passar a
frente dela.
E a lebre adormeceu, tranquilamente a
sonhar. Enquanto isso a tartaruga, foi
passando devagar. Todavia, horas mais
tarde, a pobre lebre acordou e vendo a
noite cair, apavorada ficou!
- Céus, já está anoitecendo, preciso
sair correndo.
E sem pensar em outra coisa, foi
saindo em disparada, quando ouviu soar ao longe,
o canto da bicharada!
- Salve a dona tartaruga, tartaruga
destemida, deixou a lebre para trás e venceu
a corrida! Dona lebre só vivia a
correr o dia inteiro, porém dona tartaruga, andando
chegou primeiro!
E a lebre desapontada, afinal
compreendeu esta bonita lição que a tartaruga lhe deu.
Não desdenhemos dos
fracos e as vezes é bom pensar!
Moral: "Nem sempre quem muito
corre, é o primeiro a chegar".
Fábula de Esopo recontada por Jean de La
Fontaine
·
Após a leitura da fábula na versão de La
Fontaine, serão feitos outros questionamentos para que o aluno compare com a
primeira versão.
Após
a apresentação da história em quadrinhos os alunos serão questionados. Após perguntas, o professor irá escrever
no quadro o que os alunos falaram e peçam para que observem todos os
recursos disponíveis que não encontramos em um texto comum (quadrinhos,
balões...).
Questionamentos
ü A
que gênero textual pertence o texto lido?
ü Acharam
alguma semelhança, alguma diferença?
ü Quais
semelhanças encontradas?
ü Quais
diferenças encontradas?
·
Após questionamentos será feita uma
interpretação de texto, pelos alunos juntamente com o professor e serão
formuladas perguntas a cerca do texto de La Fontaine.
Aula 3
·
Os alunos irão fazer uma pesquisa biográfica
dos autores dos textos lidos, com o auxilio do professor, no laboratório de
informática;
·
Durante a pesquisa o professor fará mediação,
sinalizando a época em que cada autor viveu, observando a diferenciação da
linguagem utilizadas por ambos, percebendo como a época influiu nas suas
produções, etc.;
·
Depois da pesquisa biográfica, o professor
fará uma roda de discussão, com os alunos, para ouvir a opinião deles sobre os
autores.
Aula 4
·
Com as fábulas, será abordada a classe
gramatical: adjetivo;
·
A aula será iniciada com o professor
apresentando um cartaz com a imagem de uma lebre e uma tartaruga, confeccionado
pelo professor;
·
Após isso, serão feitos alguns
questionamentos, pelo professor, aos alunos;
Questionamentos
ü A
partir da leitura dessas fábulas, que qualidades ou defeitos vocês citam da
tartaruga?
ü E
da lebre?
ü Vocês
saberiam dizer a que classes gramatical pertencem as palavras que vocês
usaram para falar dos defeitos e das qualidades?
CARTAZ
|
·
Depois que o cartaz estiver preenchido, o
professor irá mediar uma discussão com seus estudantes para sistematizar o
aprendido, através das perguntas: que informações essas palavras nos dão sobre
os animais? Todos os animamais têm essas características? Então podemos dizer
que essas palavras especificam, particularizam esses determinados animais?
Agora vamos construir uma definição para adjetivos e registrar em seus
cadernos.
Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo,
indicando-lhe qualidade,
defeito, estado, condição etc. Ex.: homem bom (qualidade),
menino traquina
(defeito), moça feliz
(estado), família rica
(condição). O adjetivo pode aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: linda
moça ou moça linda.
Aula 5
·
A aula será iniciada com a apresentação da
história em quadrinhos: “A lebre e a tartaruga”, e o professor entregará o
texto para que os alunos leiam;
·
Questionamentos
ü Que
semelhanças e diferenças encontraram entre o texto HQ e as fábulas lidas
anteriormente?
ü Conhecem
que tipo de gênero é esse?
ü Quais
são as características deste tipo de gênero?
ü Onde
costumam ver esse tipo de gênero?
|
Banda desenhada, BD, história
aos quadradinhos ou história em quadrinhos, quadrinhos, gibi, HQ,
revistinha é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais
variados géneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais, feitas com desenhos sequenciais, em geral no
sentido horizontal, e normalmente acompanhados de textos curtos de diálogo e
algumas descrições da situação, convencionalmente apresentados no interior de
figuras chamadas "balões".
Aula de finalização
- Será pedido, pelo professor, que os
alunos produzam uma nova versão para as fábulas;
- O professor dividirá a sala em dois
grupos, e auxiliará se necessário na produção das novas versões;
- Após as novas versões prontas, o
professor auxiliará na produção de dramatizações para cada grupo
apresentará a sua versão (ou na sala de aula, auditório, ou no pátio);
- A dramatização será gravada ou pelo
professor, ou um aluno de cada grupo;
- Será produzido, com a mediação do
professor, a montagem de uma sequência de clipes (vídeo-clip), contendo as
produções dos alunos que ficará disponível, na sala de aula para todos os
alunos que queiram assistir.
- Após essa construção será pedido que os grupos
compartilhem suas produções, permitindo que os outros alunos da sala, e, posteriormente
a escola, possam assistir.
Aula de finalização (outra
alternativa)
- Será pedido,
pelo professor, que os alunos produzam uma fábula ou uma história em
quadrinhos, com livre escolha de tema, individualmente, ou em pequenos
grupos (se houver necessidade o professor auxiliará nessa produção);
- Após essa
construção será pedido que os alunos compartilhem suas produções,
permitindo que os outros alunos da sala, e posteriormente da escola,
possam ler;
- Após essa
socialização, será feito pelo professor, a montagem de um livro, contendo
as produções dos alunos, que ficará disponível, na sala de aula ou
biblioteca, para todos os alunos que quiserem ler.
REFERÊNCIAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bula
acesso em 17/07/14 ttp://centraldequadrinhos.com/forum/index.php?/topic/8313-sketch-65-fabulas-de-3001-a-1302/page-2 acesso
em 17/07/14
http://www.legal.blog.br/zine/hq/hq01a.htm
acesso em 20/07/14
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_em_quadrinho
acesso em 20/07/14
http://www.significados.com.br/adjetivo/ acesso
em 18/07/14
Nenhum comentário:
Postar um comentário