UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA -
UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS I
REFERENCIAIS
TEÓRICO-METODOLÓGICOS
DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA
Professora Rosemary Lapa de Oliveira
Discentes: Angela
Santos, Maria Lisboa, Rosangela Prates.
NARRATIVAS E
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: GÍRIA E ARCAÍSMO
Série: 5º
ano
Eixo Temático: Variação
Linguística
N° de Aulas
Previstas: 4
OBJETIVO
GERAL –
Analisar as
palavras em desuso e as gírias encontradas no universo dos adolescentes. (Parte
gramatical ARCAÍSMO)
Compartilhar o vocabulário utilizando a comparação de textos (Gibis da
Mônica Jovem e Emília no país da gramática) observando culturalmente.
Viabilizar na produção de variadas escritas (formal/gíria) a adequação na
concordância e coerência das palavras trazendo exemplos do cotidiano.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Despertar nos alunos autoestima. Serem capazes de perceber que o que
produzem é valorizado independente de que dificuldades tenham durante o
processo de realização da atividade.
Construir um espaço apropriado na escola para a divulgação de
produção de historinhas/revistas/jornais na linguagem do adolescente explorando
ao conhecimento científico de novas vibes/gírias e inserindo conteúdos de cunho
educativos tais como palestras sobre DST, Campanhas de vacinação, Reciclagem.
1.
AVALIAÇÃO
Através das atividades em sala de aula, observar se
os alunos conseguiram obter todas as habilidades necessárias sobre o assunto.
Isto é, se conseguiram entender o conceito da variação linguística, se
conseguem diferenciar os conceitos através das atividades, se tiveram alguma
dificuldade no processo destas atividades, na utilização das palavras ou
expressões corretamente em uma frase ou um texto.
2.
RECURSOS:
Data show, papel, cola, livros, jornais,
narrativas, gibis, lápis de cor, lápis e borracha.
Aula
1 – Gramática no Livro: Emília no país da gramática capitulo II
PRIMEIRO
MOMENTO
-
Organizar a distribuição do exemplar da Gramática da Emília no país da
Gramática, capítulo II – levando o livro original para ser mostrado para a
classe - (caso não possua em quantidade, xerocopiar o respectivo capítulo a ser
estudado). Cada página para cada aluno para que possam fazer uma leitura em voz
alta e acompanhar o texto.
-
Antes de iniciar a leitura perguntar aos alunos: se eles já conhecem a
personagem Emília. De revista ou da TV? Qual a característica da personagem? De
que maneira ela se comporta nas aventuras criadas pelo autor (Monteiro Lobato)?
Qual gênero você acha que está inserida a historia de Emilia?
-
Pedir que respondam a um rápido questionário antes de começarem a ler.
v
Qual
o gênero textual na história da Emilia? Por quê?
v
Qual
a finalidade do texto?
v
Para
quem, possivelmente, essa história foi criada? Com que ou quais objetivos?
v
Qual
o assunto tratado na história?
SEGUNDO
MOMENTO
-
Dar início primeiro à leitura silenciosa e depois em voz alta fazendo com que a
maioria possa participar.
-
Após a leitura perguntar: O que vocês acharam da história? Por quê? Vocês
tiveram dificuldade em pronunciar alguma palavra? Quais palavras vocês acharam
diferentes ou em destaque no texto? O que essa história tem de semelhante com a
maneira de se expressar nos dias atuais? Tem muita diferença, quais?
Listar na lousa as palavras que eles deram
como exemplo.
Pedir
para que eles selecionem do texto as palavras que não são utilizadas atualmente
(ARCAÍSMO)
Perguntar
onde eles usam com frequência essa novas palavras (internet, bate-papo informal
entre os amigos durante o recreio, etc).
TERCEIRO
MOMENTO
-
Com as palavras listadas na lousa (as do livro e as que eles deram como
exemplo) fazer a contextualização sobre o conceito de arcaísmo, palavras em
desuso, e em que momentos devem ou não ser usadas.
Aula
2 – Gramática no Gibi: Turma da Mônica Jovem no país das maravilhas (edição 21
e 22)
PRIMEIRO
MOMENTO
-
Antes de iniciar a leitura perguntar: Conhece esse gênero textual? De onde
conhecem? Já leram antes?
Em que contexto, ou seja, em que situação foi
escrito, produzido, determinado texto? Para
quem ele foi escrito, isto é, quem serão as pessoas mais interessadas em lê-lo?
Quem o escreveu? Quais as intenções, os objetivos, que levaram o emissor (quem o escreveu) a produzi-lo?
Quem o escreveu? Quais as intenções, os objetivos, que levaram o emissor (quem o escreveu) a produzi-lo?
Podemos dizer que é uma narrativa?
Por quê? O que o difere das outras narrativas que você já leu?
Reunir a
turma em grupos para a leitura em voz alta dos gibis. Cada grupo leria um
capitulo em voz alta, cada pessoa do grupo sendo um personagem.
SEGUNDO
MOMENTO
-
Iniciar a leitura em voz alta já com os grupos divididos e os personagens
escolhidos para a atividade.
- Após a
leitura permitir que os alunos possam dialogar sobre a história, os
personagens, suas características e perguntar (caso não seja destacado por
eles) se foi achada alguma palavra ou expressão diferente no gibi. Se
encontrarem perguntar: Onde já viram? Em revista? Televisão? Computador?
Celular?
TERCEIRO
MOMENTO
- Voltar
ao Gibi e fazer novamente uma leitura agora com o objetivo de encontrar essas
novas palavras e expressões no texto.
Escrever numa folha de oficio separada para cada grupo.
-
Perguntar aos alunos: Já viram essas expressões que aparecem no gibi? Sabem o
nome que é dado para essas expressões? (Gírias) Conhecem alguma que não tenha no
texto? Quais?
QUARTO
MOMENTO
-
Atividade de contextualização com os alunos usando palavras de hoje em dia e
pedindo para que usem as gírias correspondentes para cada situação. Exemplo: A
palavra amigo, qual seria a gíria correspondente no gibi que teria o mesmo
significado de expressão?
Criar
sentenças com as palavras e expressões listadas (no gibi ou as que eles já
conheciam).
Conceituar
o que é Gíria através da atividade de contextualização usando os próprios
exemplos dos alunos.
Aula
3 – ARCAÍSMO X GÍRIA
PRIMEIRO
MOMENTO
-
Organizar a distribuição das listas das aulas anteriores feitos pelos alunos.
-
Perguntar aos alunos: Qual a diferença entre as listas da Emilia e a da Turma
da Mônica Jovem? Qual o nome utilizado para as palavras na lista 1 e das
expressões na lista 2?
-
Realizar uma pequena revisão sobre os conceitos de Gíria e Arcaísmo.
SEGUNDO
MOMENTO
- Fazer uma
tabela comparativa entre Arcaísmo e Gíria com os alunos.
ARCAÍSMO
|
GÍRIA
|
|
|
- Ao
final da atividade pedir que redijam um texto sobre o que foi entendido sobre
arcaísmo e gíria com mais dois colegas e depois socializar para o grupo. Ao
final, todos juntos e em consenso, construirão um conceito e escreverão sobre
cada assunto, um parágrafo sobre o que foi discutido em sala de aula.
.
TERCEIRO
MOMENTO
- Trazer
novamente o livro da Emilia e o Gibi da Mônica.
- Fazer uma
tabela com os alunos comparando os dois gêneros textuais.
Livro da Emilia
no país da gramática
|
Gibi da Turma
Mônica Jovem
|
|
|
- Dividir os alunos em duplas para que
observem a tabela feita e façam um texto respondendo as seguintes perguntas
sobre os dois textos lidos.
O que? –
tema
Para
que? – finalidade da historia
Para
quem? – destinatário
Qual
gênero? – tipo textual
Aula 4 – Atividade de produção textual
PRIMEIRO MOMENTO
- Apresentar aos estudantes
como proposta a atividade que será feita através das cartas de amor xerocadas
do livro Historia sem fim que reuniu cinco cartas de amor de quem marcou a
historia. Esta atividade tem como objetivo dos alunos reescreverem essas cartas
substituindo os arcaísmos pelo vocabulário de hoje, ou seja, usando as gírias.
- Dividir a sala em dupla ou em
trio.
- Distribuir para cada grupo uma
folha em branco e outra folha com uma carta de amor, cada dois grupos com a
mesma carta de amor.
SEGUNDO
MOMENTO
-
Após a leitura pedir para cada grupo identificar as palavras ou expressões
antigas.
-
Perguntar aos alunos. “Vocês entenderam a carta? Para quem é? Quem foi que
escreveu? Tem muitos arcaísmos?”
-
Após o término das perguntas, pedir aos alunos que reescrevam essa carta de
amor usando as gírias aprendidas e as que eles já saibam para os dias atuais.
-
A finalidade de entender as diferentes utilizações que um arcaísmo ou uma gíria
podem ter em um determinado contexto.
TERCEIRO
MOMENTO
-
Escrever um texto sobre o que foi aprendido nas últimas aulas. (atividade
individual)
-
Aceitar sugestões dos alunos para serem trabalhados outros livros, gibis,
contos, poesias, etc. Para ser trabalhada na próxima sequência didática.
QUARTO
MOMENTO
-
Divulgar o trabalho dos alunos (as cartas) nos murais da escola.
REFÊRENCIAS
http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/Estorias_miniweb/lobato/Emilia_No_Pais_Da_Gramatica.pdf (visitado no sábado 7/06/2014)
Souza, Mauricio de.
“tURMA DA MÔNICA JOVEM EDIÇÃO 21 E 22 NO PAÍS DAS MARAVILHAS”.
http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/5-cartas-de-amor-escritas-por-personagens-historicos/ (visitado no domingo 4/08/2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário