NARRATIVAS E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: GÍRIA E ARCAÍSMO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS I
REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA
Professora Rosemary Lapa de Oliveira
Discentes: Angela Santos, Maria Lisboa, Rosangela Prates.
                                                                      
NARRATIVAS E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: GÍRIA E ARCAÍSMO

Série: 5º ano

Eixo Temático: Variação Linguística

N° de Aulas Previstas: 4

OBJETIVO GERAL –
Analisar as palavras em desuso e as gírias encontradas no universo dos adolescentes. (Parte gramatical ARCAÍSMO)
Compartilhar o vocabulário utilizando a comparação de textos (Gibis da Mônica Jovem e Emília no país da gramática) observando culturalmente.
Viabilizar na produção de variadas escritas (formal/gíria) a adequação na concordância e coerência das palavras trazendo exemplos do cotidiano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar nos alunos autoestima. Serem capazes de perceber que o que produzem é valorizado independente de que dificuldades tenham durante o processo de realização da atividade.
Construir um espaço apropriado na escola para a divulgação de produção de historinhas/revistas/jornais na linguagem do adolescente explorando ao conhecimento científico de novas vibes/gírias e inserindo conteúdos de cunho educativos tais como palestras sobre DST, Campanhas de vacinação, Reciclagem.

1.      AVALIAÇÃO
Através das atividades em sala de aula, observar se os alunos conseguiram obter todas as habilidades necessárias sobre o assunto. Isto é, se conseguiram entender o conceito da variação linguística, se conseguem diferenciar os conceitos através das atividades, se tiveram alguma dificuldade no processo destas atividades, na utilização das palavras ou expressões corretamente em uma frase ou um texto.

2.      RECURSOS: Data show, papel, cola, livros, jornais, narrativas, gibis, lápis de cor, lápis e borracha.


Aula 1 – Gramática no Livro: Emília no país da gramática capitulo II

PRIMEIRO MOMENTO

- Organizar a distribuição do exemplar da Gramática da Emília no país da Gramática, capítulo II – levando o livro original para ser mostrado para a classe - (caso não possua em quantidade, xerocopiar o respectivo capítulo a ser estudado). Cada página para cada aluno para que possam fazer uma leitura em voz alta e acompanhar o texto.
- Antes de iniciar a leitura perguntar aos alunos: se eles já conhecem a personagem Emília. De revista ou da TV? Qual a característica da personagem? De que maneira ela se comporta nas aventuras criadas pelo autor (Monteiro Lobato)? Qual gênero você acha que está inserida a historia de Emilia?
- Pedir que respondam a um rápido questionário antes de começarem a ler.

v  Qual o gênero textual na história da Emilia? Por quê?
v  Qual a finalidade do texto?
v  Para quem, possivelmente, essa história foi criada? Com que ou quais objetivos?
v  Qual o assunto tratado na história?

SEGUNDO MOMENTO

- Dar início primeiro à leitura silenciosa e depois em voz alta fazendo com que a maioria possa participar.
- Após a leitura perguntar: O que vocês acharam da história? Por quê? Vocês tiveram dificuldade em pronunciar alguma palavra? Quais palavras vocês acharam diferentes ou em destaque no texto? O que essa história tem de semelhante com a maneira de se expressar nos dias atuais? Tem muita diferença, quais?
 Listar na lousa as palavras que eles deram como exemplo.
Pedir para que eles selecionem do texto as palavras que não são utilizadas atualmente (ARCAÍSMO)
Perguntar onde eles usam com frequência essa novas palavras (internet, bate-papo informal entre os amigos durante o recreio, etc).

TERCEIRO MOMENTO

- Com as palavras listadas na lousa (as do livro e as que eles deram como exemplo) fazer a contextualização sobre o conceito de arcaísmo, palavras em desuso, e em que momentos devem ou não ser usadas.

Aula 2 – Gramática no Gibi: Turma da Mônica Jovem no país das maravilhas (edição 21 e 22)

PRIMEIRO MOMENTO

- Antes de iniciar a leitura perguntar: Conhece esse gênero textual? De onde conhecem? Já leram antes? 
Em que contexto, ou seja, em que situação foi escrito, produzido, determinado texto? Para quem ele foi escrito, isto é, quem serão as pessoas mais interessadas em lê-lo?
Quem o escreveu? Quais as intenções, os objetivos, que levaram o emissor (quem o escreveu) a produzi-lo? 

Podemos dizer que é uma narrativa? Por quê? O que o difere das outras narrativas que você já leu?
Reunir a turma em grupos para a leitura em voz alta dos gibis. Cada grupo leria um capitulo em voz alta, cada pessoa do grupo sendo um personagem.

SEGUNDO MOMENTO

- Iniciar a leitura em voz alta já com os grupos divididos e os personagens escolhidos para a atividade.
- Após a leitura permitir que os alunos possam dialogar sobre a história, os personagens, suas características e perguntar (caso não seja destacado por eles) se foi achada alguma palavra ou expressão diferente no gibi. Se encontrarem perguntar: Onde já viram? Em revista? Televisão? Computador? Celular?

TERCEIRO MOMENTO

- Voltar ao Gibi e fazer novamente uma leitura agora com o objetivo de encontrar essas novas palavras e expressões no texto.  Escrever numa folha de oficio separada para cada grupo.
- Perguntar aos alunos: Já viram essas expressões que aparecem no gibi? Sabem o nome que é dado para essas expressões?  (Gírias) Conhecem alguma que não tenha no texto? Quais?

QUARTO MOMENTO

- Atividade de contextualização com os alunos usando palavras de hoje em dia e pedindo para que usem as gírias correspondentes para cada situação. Exemplo: A palavra amigo, qual seria a gíria correspondente no gibi que teria o mesmo significado de expressão?
Criar sentenças com as palavras e expressões listadas (no gibi ou as que eles já conheciam).
Conceituar o que é Gíria através da atividade de contextualização usando os próprios exemplos dos alunos.

   Aula 3 – ARCAÍSMO X GÍRIA

PRIMEIRO MOMENTO

- Organizar a distribuição das listas das aulas anteriores feitos pelos alunos.
- Perguntar aos alunos: Qual a diferença entre as listas da Emilia e a da Turma da Mônica Jovem? Qual o nome utilizado para as palavras na lista 1 e das expressões na lista 2?
- Realizar uma pequena revisão sobre os conceitos de Gíria e Arcaísmo.

SEGUNDO MOMENTO

- Fazer uma tabela comparativa entre Arcaísmo e Gíria com os alunos.

ARCAÍSMO
GÍRIA










- Ao final da atividade pedir que redijam um texto sobre o que foi entendido sobre arcaísmo e gíria com mais dois colegas e depois socializar para o grupo. Ao final, todos juntos e em consenso, construirão um conceito e escreverão sobre cada assunto, um parágrafo sobre o que foi discutido em sala de aula.
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TERCEIRO MOMENTO

- Trazer novamente o livro da Emilia e o Gibi da Mônica.
- Fazer uma tabela com os alunos comparando os dois gêneros textuais.

Livro da Emilia no país da gramática
Gibi da Turma Mônica Jovem



 - Dividir os alunos em duplas para que observem a tabela feita e façam um texto respondendo as seguintes perguntas sobre os dois textos lidos.
O que? – tema
Para que? – finalidade da historia
Para quem? – destinatário
Qual gênero? – tipo textual

              Aula 4 – Atividade de produção textual

        PRIMEIRO MOMENTO

              - Apresentar aos estudantes como proposta a atividade que será feita através das cartas de amor xerocadas do livro Historia sem fim que reuniu cinco cartas de amor de quem marcou a historia. Esta atividade tem como objetivo dos alunos reescreverem essas cartas substituindo os arcaísmos pelo vocabulário de hoje, ou seja, usando as gírias.
               - Dividir a sala em dupla ou em trio.
             - Distribuir para cada grupo uma folha em branco e outra folha com uma carta de amor, cada dois grupos com a mesma carta de amor.

SEGUNDO MOMENTO

- Após a leitura pedir para cada grupo identificar as palavras ou expressões antigas.
- Perguntar aos alunos. “Vocês entenderam a carta? Para quem é? Quem foi que escreveu? Tem muitos arcaísmos?”
- Após o término das perguntas, pedir aos alunos que reescrevam essa carta de amor usando as gírias aprendidas e as que eles já saibam para os dias atuais.
- A finalidade de entender as diferentes utilizações que um arcaísmo ou uma gíria podem ter em um determinado contexto.

TERCEIRO MOMENTO

- Escrever um texto sobre o que foi aprendido nas últimas aulas. (atividade individual)
- Aceitar sugestões dos alunos para serem trabalhados outros livros, gibis, contos, poesias, etc. Para ser trabalhada na próxima sequência didática.

QUARTO MOMENTO

- Divulgar o trabalho dos alunos (as cartas) nos murais da escola.


REFÊRENCIAS

Souza, Mauricio de. “tURMA DA MÔNICA JOVEM EDIÇÃO 21 E 22 NO PAÍS DAS MARAVILHAS”.

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