UNIVERSIDADE
DO ESTADO DA BAHIA – UNEB - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CURSO DE PEDAGOGIA
|
|||||||||||||
Componente
curricular:
Referenciais Teórico-Metodológicos Do Ensino De Língua Portuguesa
Docente: Rosemary Lapa de Oliveira
|
|||||||||||||
Discentes: Luana Peixoto e Rosana Xavier
Publico
alvo: 5ª ano do ensino fundamental
2
|
|||||||||||||
AGENDA CULTURAL E PONTUAÇÃO
|
|||||||||||||
OBJETIVOS
DE ENSINO
|
|||||||||||||
Tema da Aula
|
Gerais
|
Específicos
|
Conceituais
|
Procedimentais
|
Atitudinais
|
||||||||
A importância da agenda cultural para os alunos e para a comunidade escolar e a
utilização das devidas pontuações
na sua produção.
|
Compreender a função social das agendas culturais, entendendo-as como gênero
textual responsável por levar para a sociedade as informações sobre os
principais eventos que acontecerão em determinado período, tais como: cinema,
teatro, shows, exibições e culinária.
Compreendendo ainda as funções dos
sinais de pontuação “” () . , : ; ! ? e a importância
destes para a estrutura textual.
|
Conhecer e identificar as agendas culturais como
gêneros textuais.
Compreender a importância das agendas culturais
para a comunidade escolar.
Conhecer, entender os pontos e as suas funções no
texto.
·
|
Conhecer as agendas culturais.
Identificar o devido uso dos sinais de pontuação.
|
Construir modelos de agendas culturais.
Multiplicar esses materiais.
Divulgar as agendas na escola.
|
Interesse pela divulgação das principais atrações
que ocorrerão no fim de semana corrente
Consciência da importância das agendas culturais
para a comunidade escolar.
Interesse pela constante criação e divulgação.
|
||||||||
METODOLOGIA
|
|||||||||||||
Aula expositiva
participativa com projeção de slides contendo principais informações acerca das agendas
culturais e breve explicação dos sinais de pontuação , pesquisa sobre
principais eventos previstos para o fim de semana de 30, 31 de maio e 01 de
junho de 2014, confecção de 4 modelos de agenda, multiplicação dos matérias
produzidos e divulgação para algumas pessoas da escola.
|
|||||||||||||
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
|
|||||||||||||
ATIVIDADES DA AULA
|
RECURSOS
|
||||||||||||
O professor
cumprimentará a turma, em seguida comentará sobre a sua vontade de assistir
um filme, por ser uma sexta-feira. Pergunta aos alunos:
-Vocês
sabem quais filmes estão em cartaz?
Ouvir
as respostas dos alunos e questionar como seria legal se tivesse uma forma de
ficarem cientes da programação do fim de semana. (Possivelmente os alunos
falem do uso da internet para tal consulta, e da existência de um caderno
chamado “Agenda cultural” oferecido pelo jornal Correio da Bahia todas
sextas-feiras. Se isso ocorrer, falar que nem todas as pessoas têm acesso a
internet a todo o tempo e que seria mais interessante se tivesse um outro
meio de ficarem informadas. Falar para os alunos que conhece um conto muito
interessante que gostaria de compartilhar com eles.
|
|||||||||||||
Distribuir
cópias do conto “A menina do gorro vermelho”, em ½ folha de papel sulfite
para cada 2 alunos. Fazer a leitura dramatizada da história: o conto do gorro
lembrador. Lançar perguntas de produção de leitura do conto: Por que a menina
que esquecia tudo foi logo buscar a ajuda de um elefante? Você conhece alguém
que precise de um gorro lembrador? Como você faz para lembrar das
coisas? Propor que a turma construa
algumas agendas tendo esta como modelo, para que possam ter conhecimento
sobre a programação, e que esta fique disponível para todos
|
Agenda
cultural
Texto:
A menina do gorro vermelho.
|
||||||||||||
A
partir dos levantamentos prévios, propor aos alunos que construam para eles
um “gorro lembrador. Apresentar uma agenda cultural e explicar a sua função
social. Dividir a turma em 4 grupos de 5 pessoas e modelar a construção.
|
Data
show
|
||||||||||||
Chamar
atenção para os sinais de pontuação (onde?
Local: É pra se acabar de
rir! )
Questioná-los
a cerca do conceito de tais pontuações. Vocês sabem que ponto é esse? Para que
ele serve? Tratar da função de cada um para a estrutura e entendimento da
agenda. Propor que observem os sinais de pontuação no texto trabalhado e que,
em grupos, encontrem regularidades no uso dos sinais de pontuação. Depois,
para sistematização do que foi visto, exibir um slide conceitual de
pontuação.
|
Data
show
|
||||||||||||
Após a
explicação sobre pontuação informar que agora irão selecionar quais eventos
irão aparecer em cada uma das quatro agendas.
A partir dos sites : http://www.ibahia.com/ e http://www.correio24horas.com.br/
, pedir que selecione ao menos dois eventos de cada modalidade e que anotem
as informações principais que são:
O quê?
- Dia/ hora: - Local: - Valor:
Informar
aos alunos que para enriquecer a agenda deles, podem, durante o intervalo, se
informar a cerca dos próximos eventos que ocorrerão na escola, o dia cívico,
o dia do brinquedo, a festa de dia dos pais que se aproxima, dentre outros
eventos.
|
Data
show computador com internet
|
||||||||||||
Demostrar
como se estrutura a agenda cultural; como se dobra, instruções de
organização.
Solicitar
criação de uma capa que contenha o máximo de sinais de pontuação possíveis.
Pedir aos alunos que imaginem situações literárias nas as quais desejariam
participar e incluir na agenda. Ex.: Festa da Cinderela, festa do Príncipe,
Festa dos personagens encantados, etc.
Incentivar
que os alunos escrevam a mão as informações e façam desenhos para
representar. Os desenhos podem ser feitos em outros papeis e colados na
agenda.
|
Papel
sulfite para cada grupo, lápis de cor, caneta, lápis hidrocor, e lápis preto.
|
||||||||||||
Montagem
das agendas pelos grupos. O professor deverá acompanhar o processo de criação
dos quatros grupos.
|
Papel
sulfite para cada grupo, lápis de cor, caneta, lápis hidrocor, e lápis preto.
|
||||||||||||
Exposição
dos trabalhos para a turma
|
Agendas
culturais confeccionadas
|
||||||||||||
Solicitar
que um responsável por cada grupo tire em média 5 cópias do trabalho (frente
e verso) para que seja distribuído pela escola( é necessário que cada sala
tenha uma cópia, que outro fique exposto no mural da escola e o restante seja
distribuído pelos professores e
colaboradores.
|
Xerox (
de preferência colorida)
|
||||||||||||
Antes
de finalizar a aula, incentivar a produzirem esse material sempre que
possível e que se desejarem podem usar o material da escola para fotocopiar.
|
|||||||||||||
AVALIAÇÃO
|
|||||||||||||
Processual,
serão levados em consideração;
·
Os conhecimentos prévios
referentes a Agenda cultural e os
sinais de pontuação e sua utilização.
·
Proatividade na elaboração e divulgação do material
·
Participação da escrita/desenho da agenda
|
|||||||||||||
REFERÊNCIAS
|
|||||||||||||
Agenda
cultural
Pontuação
acessado
em 23 de maio de 2014
|
Este blog tem o intuito de socializar os registros da disciplina de Referenciais Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa, ministrado pela docente Rosemary Lapa, com a publicação das sequências didáticas produzidas pela turma de Pedagogia, UNEB - Campus I. Período: Matutino, Noturno 2014.
AGENDA CULTURAL E PONTUAÇÃO
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário