AGENDA CULTURAL E PONTUAÇÃO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CURSO DE PEDAGOGIA
Componente curricular: Referenciais Teórico-Metodológicos Do Ensino De Língua Portuguesa
Docente: Rosemary Lapa de Oliveira     
Discentes: Luana Peixoto e Rosana Xavier
Publico alvo: 5ª ano do ensino fundamental 2       



AGENDA CULTURAL E PONTUAÇÃO

OBJETIVOS DE ENSINO

Tema da Aula
Gerais
Específicos
Conceituais
Procedimentais
Atitudinais



A importância da agenda cultural para os alunos e para a comunidade escolar e a utilização das devidas pontuações na sua produção.
Compreender a função social das agendas  culturais, entendendo-as como gênero textual responsável por levar para a sociedade as informações sobre os principais eventos que acontecerão em determinado período, tais como: cinema, teatro, shows,  exibições e culinária. Compreendendo ainda as funções dos  sinais de pontuação  “” () . , : ; ! ? e a importância destes para a estrutura textual.

Conhecer e identificar as agendas culturais como gêneros textuais.
Compreender a importância das agendas culturais para a comunidade escolar.

Conhecer, entender os pontos e as suas funções no texto.
·         
Conhecer as agendas culturais.

Identificar o devido uso dos sinais de pontuação.
Construir modelos de agendas culturais.

Multiplicar esses materiais.

Divulgar as agendas na escola.
Interesse pela divulgação das principais atrações que ocorrerão no fim de semana corrente

Consciência da importância das agendas culturais para a comunidade escolar.

Interesse pela constante criação e divulgação.
METODOLOGIA
Aula expositiva participativa com projeção de slides contendo  principais informações acerca das agendas culturais e breve explicação dos sinais de pontuação , pesquisa sobre principais eventos previstos para o fim de semana de 30, 31 de maio e 01 de junho de 2014, confecção de 4 modelos de agenda, multiplicação dos matérias produzidos e divulgação para algumas pessoas da escola.
 SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ATIVIDADES DA AULA
RECURSOS
O professor cumprimentará a turma, em seguida comentará sobre a sua vontade de assistir um filme, por ser uma sexta-feira. Pergunta aos alunos:
-Vocês sabem quais filmes estão em cartaz?
Ouvir as respostas dos alunos e questionar como seria legal se tivesse uma forma de ficarem cientes da programação do fim de semana. (Possivelmente os alunos falem do uso da internet para tal consulta, e da existência de um caderno chamado “Agenda cultural” oferecido pelo jornal Correio da Bahia todas sextas-feiras. Se isso ocorrer, falar que nem todas as pessoas têm acesso a internet a todo o tempo e que seria mais interessante se tivesse um outro meio de ficarem informadas. Falar para os alunos que conhece um conto muito interessante que gostaria de compartilhar com eles.
Distribuir cópias do conto “A menina do gorro vermelho”, em ½ folha de papel sulfite para cada 2 alunos. Fazer a leitura dramatizada da história: o conto do gorro lembrador. Lançar perguntas de produção de leitura do conto: Por que a menina que esquecia tudo foi logo buscar a ajuda de um elefante? Você conhece alguém que precise de um gorro lembrador? Como você faz para lembrar das coisas?  Propor que a turma construa algumas agendas tendo esta como modelo, para que possam ter conhecimento sobre a programação, e que esta fique disponível para todos
Agenda cultural
Texto: A menina do gorro vermelho.
A partir dos levantamentos prévios, propor aos alunos que construam para eles um “gorro lembrador. Apresentar uma agenda cultural e explicar a sua função social. Dividir a turma em 4 grupos de 5 pessoas  e modelar a construção.
Data show
Chamar atenção para os sinais de pontuação (onde?    Local:       É pra se acabar de rir! )
Questioná-los a cerca do conceito de tais pontuações. Vocês sabem que ponto é esse? Para que ele serve? Tratar da função de cada um para a estrutura e entendimento da agenda. Propor que observem os sinais de pontuação no texto trabalhado e que, em grupos, encontrem regularidades no uso dos sinais de pontuação. Depois, para sistematização do que foi visto, exibir um slide conceitual de pontuação.
Data show
Após a explicação sobre pontuação informar que agora irão selecionar quais eventos irão aparecer em cada uma das quatro agendas.
 A partir dos sites : http://www.ibahia.com/ e http://www.correio24horas.com.br/ , pedir que selecione ao menos dois eventos de cada modalidade e que anotem as informações principais que são:
O quê? - Dia/ hora: - Local: - Valor:
Informar aos alunos que para enriquecer a agenda deles, podem, durante o intervalo, se informar a cerca dos próximos eventos que ocorrerão na escola, o dia cívico, o dia do brinquedo, a festa de dia dos pais que se aproxima, dentre outros eventos.
Data show computador com internet
Demostrar como se estrutura a agenda cultural; como se dobra, instruções de organização.
Solicitar criação de uma capa que contenha o máximo de sinais de pontuação possíveis. Pedir aos alunos que imaginem situações literárias nas as quais desejariam participar e incluir na agenda. Ex.: Festa da Cinderela, festa do Príncipe, Festa dos  personagens encantados, etc.
Incentivar que os alunos escrevam a mão as informações e façam desenhos para representar. Os desenhos podem ser feitos em outros papeis e colados na agenda.
Papel sulfite para cada grupo, lápis de cor, caneta, lápis hidrocor, e lápis preto.
Montagem das agendas pelos grupos. O professor deverá acompanhar o processo de criação dos quatros grupos.
Papel sulfite para cada grupo, lápis de cor, caneta, lápis hidrocor, e lápis preto.
Exposição dos trabalhos para a turma
Agendas culturais confeccionadas
Solicitar que um responsável por cada grupo tire em média 5 cópias do trabalho (frente e verso) para que seja distribuído pela escola( é necessário que cada sala tenha uma cópia, que outro fique exposto no mural da escola e o restante seja distribuído pelos  professores e colaboradores.
Xerox ( de preferência colorida)
Antes de finalizar a aula, incentivar a produzirem esse material sempre que possível e que se desejarem podem usar o material da escola para fotocopiar.

AVALIAÇÃO
 Processual, serão levados em consideração;
·         Os conhecimentos  prévios referentes a  Agenda cultural e os sinais de pontuação e sua utilização.
·         Proatividade na elaboração e divulgação do material
·         Participação da escrita/desenho da agenda

REFERÊNCIAS
Agenda cultural

Pontuação

acessado em 23 de maio de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário