| 
UNIVERSIDADE
  DO ESTADO DA BAHIA – UNEB - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CURSO DE PEDAGOGIA  | |||||||||||||
| 
Componente
  curricular:
  Referenciais Teórico-Metodológicos Do Ensino De Língua Portuguesa  
Docente: Rosemary Lapa de Oliveira       | |||||||||||||
| 
Discentes: Luana Peixoto e Rosana Xavier  
Publico
  alvo: 5ª ano do ensino fundamental
  2         | |||||||||||||
| 
AGENDA CULTURAL E PONTUAÇÃO | |||||||||||||
| 
OBJETIVOS
  DE ENSINO | |||||||||||||
| 
Tema da Aula | 
Gerais | 
Específicos | 
Conceituais | 
Procedimentais | 
Atitudinais | ||||||||
| 
A importância da agenda cultural para os alunos e para a comunidade escolar e a
  utilização das devidas pontuações
  na sua produção. | 
Compreender a função social das agendas  culturais, entendendo-as como gênero
  textual responsável por levar para a sociedade as informações sobre os
  principais eventos que acontecerão em determinado período, tais como: cinema,
  teatro, shows,  exibições e culinária.
  Compreendendo ainda as funções dos 
  sinais de pontuação  “” () . , : ; ! ? e a importância
  destes para a estrutura textual. | 
Conhecer e identificar as agendas culturais como
  gêneros textuais. 
Compreender a importância das agendas culturais
  para a comunidade escolar. 
Conhecer, entender os pontos e as suas funções no
  texto. 
·           | 
Conhecer as agendas culturais. 
Identificar o devido uso dos sinais de pontuação. | 
Construir modelos de agendas culturais. 
Multiplicar esses materiais. 
Divulgar as agendas na escola. | 
Interesse pela divulgação das principais atrações
  que ocorrerão no fim de semana corrente 
Consciência da importância das agendas culturais
  para a comunidade escolar. 
Interesse pela constante criação e divulgação. | ||||||||
| 
METODOLOGIA | |||||||||||||
| 
Aula expositiva
  participativa com projeção de slides contendo  principais informações acerca das agendas
  culturais e breve explicação dos sinais de pontuação , pesquisa sobre
  principais eventos previstos para o fim de semana de 30, 31 de maio e 01 de
  junho de 2014, confecção de 4 modelos de agenda, multiplicação dos matérias
  produzidos e divulgação para algumas pessoas da escola. | |||||||||||||
| 
 SEQUÊNCIA
  DIDÁTICA  | |||||||||||||
| 
ATIVIDADES DA AULA | 
RECURSOS | ||||||||||||
| 
O professor
  cumprimentará a turma, em seguida comentará sobre a sua vontade de assistir
  um filme, por ser uma sexta-feira. Pergunta aos alunos: 
-Vocês
  sabem quais filmes estão em cartaz? 
Ouvir
  as respostas dos alunos e questionar como seria legal se tivesse uma forma de
  ficarem cientes da programação do fim de semana. (Possivelmente os alunos
  falem do uso da internet para tal consulta, e da existência de um caderno
  chamado “Agenda cultural” oferecido pelo jornal Correio da Bahia todas
  sextas-feiras. Se isso ocorrer, falar que nem todas as pessoas têm acesso a
  internet a todo o tempo e que seria mais interessante se tivesse um outro
  meio de ficarem informadas. Falar para os alunos que conhece um conto muito
  interessante que gostaria de compartilhar com eles. | |||||||||||||
| 
Distribuir
  cópias do conto “A menina do gorro vermelho”, em ½ folha de papel sulfite
  para cada 2 alunos. Fazer a leitura dramatizada da história: o conto do gorro
  lembrador. Lançar perguntas de produção de leitura do conto: Por que a menina
  que esquecia tudo foi logo buscar a ajuda de um elefante? Você conhece alguém
  que precise de um gorro lembrador? Como você faz para lembrar das
  coisas?  Propor que a turma construa
  algumas agendas tendo esta como modelo, para que possam ter conhecimento
  sobre a programação, e que esta fique disponível para todos | 
Agenda
  cultural 
Texto:
  A menina do gorro vermelho. | ||||||||||||
| 
A
  partir dos levantamentos prévios, propor aos alunos que construam para eles
  um “gorro lembrador. Apresentar uma agenda cultural e explicar a sua função
  social. Dividir a turma em 4 grupos de 5 pessoas  e modelar a construção. | 
Data
  show | ||||||||||||
| 
Chamar
  atenção para os sinais de pontuação (onde?   
  Local:       É pra se acabar de
  rir! )  
Questioná-los
  a cerca do conceito de tais pontuações. Vocês sabem que ponto é esse? Para que
  ele serve? Tratar da função de cada um para a estrutura e entendimento da
  agenda. Propor que observem os sinais de pontuação no texto trabalhado e que,
  em grupos, encontrem regularidades no uso dos sinais de pontuação. Depois,
  para sistematização do que foi visto, exibir um slide conceitual de
  pontuação. | 
Data
  show | ||||||||||||
| 
Após a
  explicação sobre pontuação informar que agora irão selecionar quais eventos
  irão aparecer em cada uma das quatro agendas. 
 A partir dos sites : http://www.ibahia.com/ e http://www.correio24horas.com.br/
  , pedir que selecione ao menos dois eventos de cada modalidade e que anotem
  as informações principais que são: 
O quê?
  - Dia/ hora: - Local: - Valor: 
Informar
  aos alunos que para enriquecer a agenda deles, podem, durante o intervalo, se
  informar a cerca dos próximos eventos que ocorrerão na escola, o dia cívico,
  o dia do brinquedo, a festa de dia dos pais que se aproxima, dentre outros
  eventos. | 
Data
  show computador com internet | ||||||||||||
| 
Demostrar
  como se estrutura a agenda cultural; como se dobra, instruções de
  organização.  
Solicitar
  criação de uma capa que contenha o máximo de sinais de pontuação possíveis.
  Pedir aos alunos que imaginem situações literárias nas as quais desejariam
  participar e incluir na agenda. Ex.: Festa da Cinderela, festa do Príncipe,
  Festa dos  personagens encantados, etc. 
Incentivar
  que os alunos escrevam a mão as informações e façam desenhos para
  representar. Os desenhos podem ser feitos em outros papeis e colados na
  agenda. | 
Papel
  sulfite para cada grupo, lápis de cor, caneta, lápis hidrocor, e lápis preto. | ||||||||||||
| 
Montagem
  das agendas pelos grupos. O professor deverá acompanhar o processo de criação
  dos quatros grupos. | 
Papel
  sulfite para cada grupo, lápis de cor, caneta, lápis hidrocor, e lápis preto. | ||||||||||||
| 
Exposição
  dos trabalhos para a turma | 
Agendas
  culturais confeccionadas | ||||||||||||
| 
Solicitar
  que um responsável por cada grupo tire em média 5 cópias do trabalho (frente
  e verso) para que seja distribuído pela escola( é necessário que cada sala
  tenha uma cópia, que outro fique exposto no mural da escola e o restante seja
  distribuído pelos  professores e
  colaboradores. | 
Xerox (
  de preferência colorida)  | ||||||||||||
| 
Antes
  de finalizar a aula, incentivar a produzirem esse material sempre que
  possível e que se desejarem podem usar o material da escola para fotocopiar. | |||||||||||||
| 
AVALIAÇÃO | |||||||||||||
| 
 Processual,
  serão levados em consideração; 
·        
  Os conhecimentos  prévios
  referentes a  Agenda cultural e os
  sinais de pontuação e sua utilização. 
·        
  Proatividade na elaboração e divulgação do material 
·        
  Participação da escrita/desenho da agenda | |||||||||||||
| 
REFERÊNCIAS  | |||||||||||||
| 
Agenda
  cultural 
Pontuação 
acessado
  em 23 de maio de 2014  | |||||||||||||
Este blog tem o intuito de socializar os registros da disciplina de Referenciais Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa, ministrado pela docente Rosemary Lapa, com a publicação das sequências didáticas produzidas pela turma de Pedagogia, UNEB - Campus I. Período: Matutino, Noturno 2014.
AGENDA CULTURAL E PONTUAÇÃO
Assinar:
Comentários (Atom)
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário