PROPAGANDA E MODOS VERBAIS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO- CAMPUS I
PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA – 7° SEMESTRE MATUTINO
REFERENCIAS TEORICO METODOLOGICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA
DOCENTE: ROSEMARY LAPA
DISCENTE: ALINE SANTANA, FRANCINEIDE SOUZA E WANESSA ASSIS


PROPAGANDA E MODOS VERBAIS


PÚBLICO ALVO: Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

DURAÇÃO: 5 dias

TEMA: Propaganda e verbo imperativo

OBJETIVOS:
• Conhecer o gênero propaganda;
§ Estudar os modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo.
           • Identificar os verbos imperativos nos textos;
           • Produzir uma propaganda;
           • Organizar uma exposição de propagandas na escola.
           • Contribuir para a construção do senso crítico
           • Desenvolver a criatividade
Conhecimento prévio: gênero textual propaganda e verbo imperativo.

RECURSOS
Para essa atividade serão utilizadas tesouras, jornais, revistas, cartolinas, lápis de cor, hidrocor, papel metro, cabo de vassouras, cordão grosso.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados ao longo do processo de criação da propaganda, sendo analisado o nível de entendimento sobre o gênero e o uso do verbo imperativo. Também será avaliada a criatividade e a forma de tomar as decisões em grupo.

Sequência didática:

      Apresentação do gênero propaganda;
      Explicar os modos verbais utilizando os materiais impressos sobre propaganda;
      Contato inicial com o gênero textual em estudo com exibição de propaganda impressa em jornais, revistas, encartes e televisão;
      Interpretação das propagandas;
      Identificar as diferentes funções das propagandas
      Produção de uma propaganda impressa (fase de preparação, produção e revisão).
      Produção coletiva
      Revisão e reescrita

1º MOMENTO
Levantar conhecimentos prévios sobre propaganda. A professora iniciará a aula fazendo as seguintes pergunta:

§  O que é propaganda?
§  Para que ela serve?
§  Só serve para vender ou tem outros interesses? Quais?
§  Só vemos as propagandas na televisão ou há outros meios onde eles são veiculados? Quais são?

Em seguida a professora, por meio de datashow, apresentará diferentes tipos de propagandas de divulgação, informação em imagens e vídeo.
















A cada imagem apresentada  a professora perguntará:

§  O que pretende essa propaganda?
§  O que fez você perceber qual a sua intenção?
§  A informação passada pela propaganda é confiável? Por quê?
§  Para quem se destina?
§  Quais os modos verbais são encontrados nas imagens?
§  Entre esses modos (indicativo, subjuntivo e imperativo), qual o que predomina?
§  Qual a função desses verbos?
§  Qual a mais interessante no momento?
§  Você teve algum interesse pelos produtos da propaganda de venda? 

§  Qual palavra tem a intenção de fazer com que o leitor queira o produto no caso das propagandas de venda?  Alguma outra palavra pode ser substituída e dar a mesma intenção?
Perguntar aos alunos quais as diferenças de uma para outra?

§  Alguns de vocês já passaram por uma situação em que se sentiram enganados por uma propaganda? Qual?

§  Você acha que a sua escola pode ser uma escola melhor de acordo com as propagandas do governo? Como?

Após todas as discussões sobre os tipos de propaganda e a sua finalidade, será sugerido aos alunos a criação de uma propaganda sobre um espaço da sua escola para serem divulgadas no pátio no último dia de aula da semana. A turma será dividida em grupos de 4 pessoas  e escolherão um exemplo  de propaganda de divulgação ou informação ou venda de  forma criativa e com o auxílio da professora, utilizando o modo imperativo. Todo o processo de criação será anotado no caderno de cada aluno. A culminância do projeto será a realização de um stand de propagandas no pátio ou corredores da escola para convencer os alunos, professores e gestores da importância do espaço escolhido pelo grupo.
Será pedido aos alunos que façam recortes de jornais, revistas, imagens de internet, de propagandas para ajudar na construção do cartaz.

2º MOMENTO

No início da aula a professora irá perguntar se eles observaram os diversos tipos de propaganda em seu percurso de casa para a escola e se eles acharam alguma interessante e se fariam diferente.
Em seguida os alunos farão a divisão dos grupos, colocando os nomes numa lista e serão encaminhados para assistir um vídeo  com algumas das propagandas mais conhecidas do Brasil e que tiveram maior repercussão para a população brasileira como, Coca-Cola, Friboi, Pepsi, Sky, Toddy, cervejarias, entre outras.
Após assistir o vídeo, faremos uma roda de conversa onde serão abordados temas como público alvo das propagandas, criatividade, polêmicas como o uso de animais nas propagandas de bebida alcoólicas, persuasão das propagandas, inversão de valores impressos nas propagandas.
A atividade seguinte será anotar no caderno as principais características das propagandas veiculadas na televisão, como tempo de duração, cenário, as frases e palavras mais utilizadas e fazer uma comparação com as características das propagandas impressas realizadas no dia anterior, com as palavras utilizadas na televisão, respondendo se o poder de convencimento é o mesmo. Perguntará se as propagandas de governo têm o mesmo poder de convencimento que as de venda.

Será pedido que os alunos levem no dia seguinte para a escola papel metro, imagens e figuras do produto a ser trabalhado, tesoura, cola, tintas, lápis de cor e hidrocor, régua, cabo de vassoura e corda para prender o cartaz nas paredes dos corredores ou pátio da escola.
Depois eles irão escolher o espaço da escola que eles desejam elaborar a propaganda. Em seguida responderão no caderno as seguintes perguntas:

§  Por que você escolheu esse espaço?
§  Que tipo de propaganda é mais adequado a ele?
§  O que chamou a atenção nesse espaço?
§  Vocês utilizam esse espaço?   Para quê?
§  Qual a importância desse espaço para a escola?
§  Esse espaço precisa de reforma ou não é utilizado?
§  Qual o objetivo da sua propaganda?

Depois os alunos escreverão no caderno como são as propagandas que eles escolheram, citando o nome do espaço, as cores, os desenhos e imagens as palavras e frases, o tamanho das letras e etc.

3º MOMENTO
Os alunos serão reunidos em seus respectivos grupos para começar a elaborar a propaganda. Lembrando que todos os passos serão anotados no caderno.  A primeira atividade será analisar qual o público alvo que você pretende atingir, professores, alunos, gestores ou funcionários respondendo as seguintes questões:

§  Quem é o público alvo dessa propaganda?
§  Quais os verbos serão utilizados para convencer as pessoas?
§  Os verbos utilizados têm sentido de ordem, conselho, dicas?
§  (no imperativo).
§  Qual o objetivo comunicativo das propagandas?

§  As imagens utilizadas serão desenhadas ou coladas? Qual a importância delas para a construção das imagens?
Logo após a realização dessa atividade os alunos irão fazer uma apresentação prévia em sala do espaço escolhido para que haja interação entre as equipes e para que os alunos percebam onde possam estar equivocados fazendo as correções necessárias. Depois das apresentações, o(a) professor(a) irá nas equipes, tirando as principais dúvidas e colaborando com o que for necessário.
4º MOMENTO
Nesse dia os alunos utilizarão todo o material para elaborar a propaganda. Os alunos irão por em prática no papel metro as suas ideias registradas no caderno. O processo será acompanhado pela professora que ajudará tirando as dúvidas e colaborando com o que for necessário. Até o final da aula o trabalho deve estar pronto para ser apresentado no dia seguinte e os alunos irão verificar nas suas anotações do caderno se o seu trabalho seguiu as características do gênero em questão. 
5º MOMENTO
No último dia, os alunos irão expor seus cartazes com a sua respectiva propaganda nos corredores e pátio, estando toda a equipe reunida para recepção das pessoas onde será distribuída uma ficha, que será elaborada pela professora, onde as pessoas devem responder se a propaganda o convenceu sobre a importância do espaço escolhido pelo grupo.

REFERÊNCIAS:
Propagandas Antigas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Htl1TE1g_7MAcesso em: 28/05/2014
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13486

3 comentários: