UNIVERSIDADE DO ESTADO DA
BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-
CAMPUS I
PEDAGOGIA LICENCIATURA
PLENA – 7° SEMESTRE MATUTINO
REFERENCIAS TEORICO
METODOLOGICOS DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA
DOCENTE: ROSEMARY LAPA
DISCENTE: ALINE SANTANA,
FRANCINEIDE SOUZA E WANESSA ASSIS
PROPAGANDA E MODOS VERBAIS
PÚBLICO ALVO: Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 5 dias
TEMA: Propaganda e verbo imperativo
OBJETIVOS:
• Conhecer o gênero propaganda;
§
Estudar os modos verbais:
indicativo, subjuntivo e imperativo.
• Identificar os verbos imperativos
nos textos;
• Produzir uma propaganda;
• Organizar uma exposição de
propagandas na escola.
• Contribuir para a construção do
senso crítico
• Desenvolver a criatividade
Conhecimento
prévio: gênero textual propaganda e verbo imperativo.
RECURSOS
Para essa atividade serão utilizadas tesouras, jornais, revistas,
cartolinas, lápis de cor, hidrocor, papel metro, cabo de vassouras, cordão
grosso.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados ao longo do processo de criação da propaganda,
sendo analisado o nível de entendimento sobre o gênero e o uso do verbo
imperativo. Também será avaliada a criatividade e a forma de tomar as decisões
em grupo.
Sequência didática:
▪ Apresentação do gênero
propaganda;
▪ Explicar os modos verbais
utilizando os materiais impressos sobre propaganda;
▪ Contato inicial com o
gênero textual em estudo com exibição de propaganda impressa em jornais,
revistas, encartes e televisão;
▪ Interpretação das
propagandas;
▪ Identificar as diferentes
funções das propagandas
▪ Produção de uma propaganda
impressa (fase de preparação, produção e revisão).
▪ Produção coletiva
▪ Revisão e reescrita
1º MOMENTO
Levantar conhecimentos prévios sobre propaganda. A professora iniciará a
aula fazendo as seguintes pergunta:
§ O que é propaganda?
§ Para que ela serve?
§ Só serve para vender ou tem
outros interesses? Quais?
§ Só vemos as propagandas na
televisão ou há outros meios onde eles são veiculados? Quais são?
A cada imagem apresentada a
professora perguntará:
§ O que pretende essa
propaganda?
§ O que fez você perceber
qual a sua intenção?
§ A informação passada pela
propaganda é confiável? Por quê?
§ Para quem se destina?
§ Quais os modos verbais são
encontrados nas imagens?
§ Entre esses modos
(indicativo, subjuntivo e imperativo), qual o que predomina?
§ Qual a função desses
verbos?
§ Qual a mais interessante no
momento?
§ Você teve algum interesse
pelos produtos da propaganda de venda?
§ Qual palavra tem a intenção
de fazer com que o leitor queira o produto no caso das propagandas de
venda? Alguma outra palavra pode ser
substituída e dar a mesma intenção?
Perguntar aos alunos quais as diferenças de uma para outra?
§ Alguns de vocês já passaram
por uma situação em que se sentiram enganados por uma propaganda? Qual?
§ Você acha que a sua escola
pode ser uma escola melhor de acordo com as propagandas do governo? Como?
Após todas as discussões
sobre os tipos de propaganda e a sua finalidade, será sugerido aos alunos a criação
de uma propaganda sobre um espaço da sua escola para serem divulgadas no pátio
no último dia de aula da semana. A turma será dividida em grupos de 4
pessoas e escolherão um exemplo de propaganda de divulgação ou informação ou
venda de forma criativa e com o auxílio
da professora, utilizando o modo imperativo. Todo o processo de criação será
anotado no caderno de cada aluno. A culminância do projeto será a realização de
um stand de propagandas no pátio ou corredores da escola para convencer os alunos,
professores e gestores da importância do espaço escolhido pelo grupo.
Será pedido aos alunos que façam recortes de jornais, revistas, imagens
de internet, de propagandas para ajudar na construção do cartaz.
2º MOMENTO
No início da aula a professora irá perguntar se eles observaram os
diversos tipos de propaganda em seu percurso de casa para a escola e se eles
acharam alguma interessante e se fariam diferente.
Em seguida os alunos farão a divisão dos grupos, colocando os nomes numa
lista e serão encaminhados para assistir um vídeo com algumas das propagandas mais conhecidas
do Brasil e que tiveram maior repercussão para a população brasileira como,
Coca-Cola, Friboi, Pepsi, Sky, Toddy, cervejarias, entre outras.
Após assistir o vídeo, faremos uma roda de conversa onde serão abordados
temas como público alvo das propagandas, criatividade, polêmicas como o uso de
animais nas propagandas de bebida alcoólicas, persuasão das propagandas,
inversão de valores impressos nas propagandas.
A atividade seguinte será anotar no caderno as principais
características das propagandas veiculadas na televisão, como tempo de duração,
cenário, as frases e palavras mais utilizadas e fazer uma comparação com as
características das propagandas impressas realizadas no dia anterior, com as
palavras utilizadas na televisão, respondendo se o poder de convencimento é o
mesmo. Perguntará se as propagandas de governo têm o mesmo poder de
convencimento que as de venda.
Será pedido que os alunos levem no dia seguinte para a escola papel
metro, imagens e figuras do produto a ser trabalhado, tesoura, cola, tintas,
lápis de cor e hidrocor, régua, cabo de vassoura e corda para prender o cartaz
nas paredes dos corredores ou pátio da escola.
Depois eles irão escolher o espaço da escola que eles desejam elaborar a
propaganda. Em seguida responderão no caderno as seguintes perguntas:
§ Por que você escolheu esse
espaço?
§ Que tipo de propaganda é
mais adequado a ele?
§ O que chamou a atenção
nesse espaço?
§ Vocês utilizam esse
espaço? Para quê?
§ Qual a importância desse
espaço para a escola?
§ Esse espaço precisa de
reforma ou não é utilizado?
§ Qual o objetivo da sua
propaganda?
Depois os alunos escreverão no caderno como são as propagandas que eles
escolheram, citando o nome do espaço, as cores, os desenhos e imagens as
palavras e frases, o tamanho das letras e etc.
3º MOMENTO
Os alunos serão reunidos em seus respectivos grupos para começar a
elaborar a propaganda. Lembrando que todos os passos serão anotados no
caderno. A primeira atividade será analisar
qual o público alvo que você pretende atingir, professores, alunos, gestores ou
funcionários respondendo as seguintes questões:
§ Quem é o público alvo dessa
propaganda?
§ Quais os verbos serão
utilizados para convencer as pessoas?
§ Os verbos utilizados têm
sentido de ordem, conselho, dicas?
§ (no imperativo).
§ Qual o objetivo
comunicativo das propagandas?
§ As imagens utilizadas serão
desenhadas ou coladas? Qual a importância delas para a construção das imagens?
Logo após a realização
dessa atividade os alunos irão fazer uma apresentação prévia em sala do espaço
escolhido para que haja interação entre as equipes e para que os alunos
percebam onde possam estar equivocados fazendo as correções necessárias. Depois
das apresentações, o(a) professor(a) irá nas equipes, tirando as principais
dúvidas e colaborando com o que for necessário.
4º MOMENTO
Nesse dia os alunos utilizarão todo o material para elaborar a
propaganda. Os alunos irão por em prática no papel metro as suas ideias
registradas no caderno. O processo será acompanhado pela professora que ajudará
tirando as dúvidas e colaborando com o que for necessário. Até o final da aula
o trabalho deve estar pronto para ser apresentado no dia seguinte e os alunos
irão verificar nas suas anotações do caderno se o seu trabalho seguiu as
características do gênero em questão.
5º MOMENTO
No último dia, os alunos irão expor seus cartazes com a sua respectiva
propaganda nos corredores e pátio, estando toda a equipe reunida para recepção
das pessoas onde será distribuída uma ficha, que será elaborada pela
professora, onde as pessoas devem responder se a propaganda o convenceu sobre a
importância do espaço escolhido pelo grupo.
REFERÊNCIAS:
Propagandas
Antigas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Htl1TE1g_7MAcesso em: 28/05/2014
muito bom, parabéns!!!!!
ResponderExcluirQuais as respostas das questões
ResponderExcluirqueee
ResponderExcluir