POESIA E ADJETIVOS

Universidade do Estado da Bahia.
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.
Noturno, 7º semestre, 2014.1
Disciplina: Referenciais Teórico-Metodológicos do Ensino de Língua portuguesa.
Docente: Rosemary Lapa de Oliveira.
Discente: Ana Maria L. Gomes, Elísio Conceição, Isabel Cristina Rocha

POESIA E ADJETIVOS
                                 
Tema: Poesia na sala
Público Alvo: 3º Ano

OBJETIVOS GERAIS:
·         Identificar e diferenciar poesia de outros gêneros textuais;
·         Estimular a leitura autônoma e prazerosa, partindo do gênero textual poesia;
·         Desenvolver o comportamento leitor e escritor.
·          Identificar a finalidade e as características do gênero textual poema.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Compreender a os elementos que compõem um poema.  
·         Trabalhar as questões gramaticais a partir do gênero textual poema.

RECURSOS:     
·         Livro de poemas A Arca de Noé.
·         Folhas de papel sulfite;
·         Lápis colorido;
·         Cola;
·         Giz de cera;
·          Cartolina ou papel duplex;
·         Microssistem;

AVALIAÇÃO:
 A avaliação acontecerá processualmente, a partir dos conteúdos  que foram trabalhados como forma de diagnosticar se  os objetivos propostos foram alcançados.       

    Desenvolvimento:

 1ªETAPA:
Organize a sala de aula da maneira mais agradável e convidativa possível, em seguida informe aos alunos que eles irão participar de uma atividade muito interessante e divertida com o gênero textual poema. Busque o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero, com as seguintes perguntas: O que é poesia? Você já leu alguma poesia? É muito importante registrar as respostas dos alunos no quadro ou em um cartaz afixado na sala de aula. 

2ª ETAPA:
Apresente aos alunos o livro de poesia  “A arca de Noé” de Vinícius de Moraes (a professora deve explicar aos alunos quem foi Vinícius de Moraes, dizer que ele produziu muitos poemas para adultos e para crianças dentre eles podemos destacar: A Arca de Noé, a Porta, a Foca, o Pato entre outras).
Para introduzir o tema, mobilize o interesse deles dizendo que é muito importante a participação de todos para a realização do projeto, em seguida faça alguns questionamentos aos alunos: o que há de diferente desse texto para outros que vocês já leram? Como  é a organização desse texto? (As palavras estão dispostas em linhas, ou seja, versos. Um conjunto de versos forma uma estrofe, geralmente escrita em forma vertical, ou seja, um verso abaixo do outro).
Faça a leitura do poema, destacando a musicalidade dos versos: vocês perceberam  como há um ritmo ? O que faz ter esse ritmo no poema? (as rimas, mesmo que não sejam no final dos versos).
Ressalte  que na Grécia Antiga as poesias eram cantadas e acompanhadas pela Lira (um instrumento musical muito utilizado naquela época), e que as características mais básicas  de uma poesia são o ritmo, a divisão em estrofes, a  rima e  que algumas poesias são transformadas em canções; que as finalidades da poesia são emocionar, divertir e despertar a sensibilidade das pessoas e que poema  é um texto literário

3ª ETAPA:
 Com base no título da poesia, faça alguns questionamentos aos alunos como forma de anteceder a leitura da poesia: Quem conhece essa poesia? De que assunto essa poesia irá tratar?  Será que tem personagens? Nesse momento, você é apenas o ouvinte e, por isso, não deve interferir na fala dos alunos.

4ª ETAPA:
Depois que todos os alunos falarem, leia para eles algumas poesias do livro A Arca de Noé de Vinícius de Moraes, chamando a atenção dos alunos para os elementos  que  fazem parte de um livro: a  capa, contracapa, o nome da editora, as ilustrações e o nome dos autores. Em seguida, convide os alunos  para uma  visita à biblioteca da escola para conhecerem algumas  coleções de poesias  de outros autores. 

5ªETAPA:
 Faça leitura em voz alta, pausada e cadenciada, da poesia Corujinha, esse tipo de procedimento é muito importante, porque facilita o entendimento e a compreensão do gênero trabalhado. Selecione uma palavra da poesia (Corujinha) e liste com os alunos outras palavras que rimam com ela, ressaltando a musicalidade provocada pela rima.
Ex: corujinha- peninha
Oriente a divisão dos alunos em cinco grupos. Enquanto eles discutem de que forma deve ser o trabalho percorra a sala dando a mesma atenção a todos os grupos (a divisão em grupos é muito importante, porque proporciona a prática de trocas de opiniões além de contribuir para que o texto fique mais criativo, além de fortalecer a interação e a socialização do saber). Após a divisão dos grupos, a distribua algumas poesias para os alunos folhear, manusear e olhar as ilustrações.

6ª ETAPA:
 Blocos de atividades:

Atividade -1
Entregue palavras recortadas de uma das poesias para os alunos para eles reorganizarem o texto (antes de iniciar essa atividade a professora deve fazer um cartaz  da poesia escolhida - esse cartaz deve ser escrito em letras maiúsculas para que os alunos, depois, possam fazer a comparação com o texto que eles reorganizaram), no segundo momento, os alunos serão convidados a brincar de substituir uma determinada palavra do texto. 

Atividade -2
Diga que eles devem procurar no texto  Corujinha  alguns adjetivos e fazer  a  análise.

Exemplo:

ADJETIVO
NºDE SÍLABAS
1ª SÍLABA
ÚLTIMA SÍLABA 
VOGAIS
CONSOANTES
POBREZINHA
3
PO
NHA
O,E,I,A
P,B,R,Z,N,H

 Atividade- 3
Selecione com os alunos, algumas palavras da poesia Corujinha, em seguida  peça que formem outras palavras começadas com as  sílabas das palavras que foram selecionadas por eles. Liste essas novas as palavras no quadro ou em um cartaz e compare com o texto original para os estudantes perceberem como os adjetivos têm papel importante no texto.

7ªETAPA:
Poesia: O Leão

 Faça a leitura da poesia, em seguida lace algumas perguntas aos alunos: De que assunto irá tratar esta poesia? Quem é o autor desta poesia? Quem é o personagem principal? Quais as características dele (a)? Na hora da leitura chame a atenção dos alunos  sobre os  sinais de pontuação e suas funções no texto. Anote todas as respostas dos alunos no quadro, após esse momento, peça para sublinhar as palavras que eles não conhecem no texto. Daí proponha o seguinte  desafio aos alunos: que tal se nós usássemos o dicionário para descobrir o significado  das palavras desconhecidas que estão no texto e organizar um quadro com elas e depois fazer a comparação entre o que vocês pensam e o que diz o dicionário? Após todos os alunos concordarem com o desafio, leve-os até a biblioteca da escola e peguem alguns dicionários para dar início à atividade.

PALAVRAS QUE NÃO CONHEÇO

O QUE EU PENSO?
O QUE DIZ O DICIONÁRIO?







Acompanhe, oriente  e coordene  os alunos em todas as etapas  do projeto, para que eles  possam  se apropriar do gênero textual poesia e de fato sintam-se sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem.

FINALIZAÇÃO:


O projeto será finalizado com A apresentação de  um recital com as poesias que foram trabalhadas durante o projeto.

REFERÊNCIAS:

Livro de Ideias( Coleção Ler e Ser, Secretaria Municipal de Educação de Salvador)
Livro  a Arca de Noé( vínicius de Moraes)
gutarocha.blogspot.com/2013/02/poema, acesso em: 08/08/2014, ás 16:57h
Revista Nova Escola-Ano 2012.





                                                                   Corujinha, corujinha
Que peninha de você
Fica toda encolhidinha
Sempre olhando não sei que
O teu canto de repente
Faz a gente estremecer
Corujinha, pobrezinha
Todo mundo que te vê
Diz assim, ah! coitadinha
Que feinha que é você

Quando a noite vem chegando
Chega o teu amanhecer
E se o sol vem despontando
Vais voando te esconder
Hoje em dia andas vaidosa
Orgulhosa com quê
Toda noite tua carinha
Aparece na TV
Corujinha, corujinha
Que feinha que é você!
 






Leão! Leão! Leão!
Rugindo como um trovão
Deu um pulo, e era uma vez
Um cabritinho montês
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!

Tua goela é uma fornalha
Teu salto, uma labareda
Tua garra, uma navalha
Cortando a presa na queda

Leão longe, leão perto
Nas areias do deserto
Leão alto, sobranceiro
Junto do despenhadeiro
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!

Leão na caça diurna
Saindo a correr da furna
Leão! Leão! Leão!
Foi Deus quem te fez ou não?
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!

O salto do tigre é rápido
Como o raio, mas não há
Tigre no mundo que escapa
Do salto que o leão dá
Não conheço quem defronte
O feroz rinoceronte
Pois bem, se ele vê o leão
Foge como um furacão
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!
Leão! Leão! Leão!
Foi Deus quem te fez ou não?

Leão se esgueirando à espera
Da passagem de outra fera...
Vem um tigre, como um dardo
Cai-lhe em cima o leopardo
E enquanto brigam, tranqüilo
O leão fica olhando aquilo
Quando se cansam, o Leão
Mata um com cada mão
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação!
Leão! Leão! Leão!
Foi Deus quem te fez ou não




                 

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